Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Symbian Foundation fechando as portas de seus sites

As expectativas grandiosas de adoção do Symbian por desenvolvedores independentes não se concretizaram após a tardia disponibilização do código-fonte, enquanto outros distribuidores do sistema cancelavam seus próprios envolvimentos no sistema – e a Nokia sobrou com a carta do Symbian na mão, como vimos há cerca de 2 semanas.

E a anunciada desmobilização da Symbian Foundation começa a se tornar mais concreta: os sites da organização vão sair do ar. Mas não se preocupe: se você tinha interesse no material técnico sobre o desenvolvimento do Symbian que havia lá, ele futuramente vai estar disponível sob encomenda em DVDs ou mídia similar. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 9:25 am

    Mais qual seria o sentido do Symbiam Foundation perante o Meego?

    Rael (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 10:04 am

    Rodrigo: a fundação é mais antiga que o Meego. Num primeiro momento, faziam parte a Nokia, Motorola, Sony-Ericsson, e outras empresas. Mas quem usava efetivamente era mesmo a Nokia.

    Diego (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 10:41 am

    Symbian e um excelente sistema. Só que a nokia demorou para acordar, agora não tem volta!

    Meego dificilmente vai pegar, e provavel que o android vai dominiar o mercado por um bom tempo! E a apple com sempre vai ficar com seus 10% ahauhauhauaauh

    Diogo (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 11:28 am

    Não vejo nada de apocalíptico, na verdade, os sites devem mudar por que a Nokia agora coordenará o Symbian, deve ser como o que fizeram com o QT, o endereço do QT hoje é qt.nokia.com, o mesmo deve acontecer com o Symbian e virar symbian.nokia.com ou algo parecido.
    Recentemente a Nokia anunciou mudanças na política do Symbian, o que deve manter esse S.O. por muitos anos na ponte. Pra mim, é o melhor e eu continuo usando enquanto for bom como é.

    Beto (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 12:54 pm

    Entre o Android e o Meego, acho que fico com o Meego, pois é um sistema bem mais próximo das distribuições linux atuais, permitindo o porte e o desenvolvimento mais fácil de aplicações para ele. Ao menos eu não tenho que aprender java :-)

    Dormiram no ponto. É a tal de zona de conforto. Tinham tudo para estar na ponta, esperaram o Android o iOS pra fazer algo. Fizeram, mas muito tarde.

    Renyer (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 8:22 pm

    Symbian parou no tempo e ficou para trás.

    Sou fã do Symbian e a versão Symbian^3 corrigiu muito dos problemas antigos da plataforma.

    Espero que ele ainda recupere uma parte do público que tinha antes, pois é muito leve, rápido e é muito fácil desenvolver em Qt, funcionando tanto no Symbian quanto no Meego.

    Carlos Firmann (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 10:12 am

    Em recente contato com a Nokia, a SipCode obteve informações pertinentes a continuidade de desenvolvimento de aplicativos e soluções baseadas no SO Symbian, não há em hipótese alguma a possibilidade de estagnação do sistema, muito pelo contrário, o que se pretende é a pluralização do desenvolvimento, principalmente no que se refere a SIP/Peering… caracterizando-se como excelente alternativa de desenvolvimento de novas aplicações ligadas a telefonia aberta e mundial… fica a dica/informativo!

Este post é antigo (2010-11-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.