Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atualização no status do Dreamlinux: ativo

Para entender melhor veja a notícia anterior “Dreamlinux, fim ou uma pausa?“, que discute informações divulgadas no fórum da distribuição.

Enviado por Marcelo Ulianov (marceloulianovΘgmail·com):

“Quando eu soube dos sobre o final do Dreamlinux, distribuição que já usei e gostei bastante, entrei em contato com os desenvolvedores, mandando o seguinte e-mail: “Será que vocês se importariam de responder algumas questões, que depois eu mandaria para o BR-Linux?
1- Como está o desenvolvimento da nova versão?
2 – Os boatos sobre o fim da distribuição, são só boatos?
3 – Valeu a pena a “guinada para o exterior” que o Dreamlinux deu?
4 – Qual o futuro do Dreamlinux?”

E o André Felipe fez a gentileza de me responder :

“Olá Marcelo, Desculpe a demora em responder e obrigado pelo interesse no Dreamlinux. Respondendo às suas questões:

1) A nova versão (Dreamlinux 4.0 ) ficará pronta em algum momento, esperamos que nos próximos meses. Ela trará o kernel mais novo, bem como o restante da distribuição será baseado no Debian Squeeze. Além disso a ferramenta MKdistro que foi distribuída na versão 3.5 está sendo reescrita. A versão 4.) teve suas rotinas de inicialização revistas e trará um boot muito rápido, cerca de 10 segundos em máquinas de boa configuração. Haverá apenas uma versão, Xfce, porém os usuários terão a opção de construir remotamente uma distro a seu sabor com o ambiente que quiser, usando o novo Mkdistro

2) Os boatos são apenas…boatos. O que aconteceu é que o principal desenvolvedor teve uma carga de trabalho muito grande no ano de 2009 e o projecto entrou em pausa. No momento estamos trabalhando no projecto e reestruturando a distribuição. É nossa intenção oferecer um sistema que seja robusto, rápido, e confiável. Contudo isso pode levar tempo para refinarmos as configurações, já que não dispomos de uma larga equipe de engenheiros de software como têm as grandes distros.

3) Nós não demos uma “guinada para o exterior”. Eu e Nelson gostaríamos de ter uma versão em português da distro, mas isso leva à necessidade de ter fórum, wiki, manuais etc, todo o suporte necessário. Não conseguimos ajuda nesse sentido ou voluntários falantes de português que quisessem se juntar ao projeto. Os poucos que apareceram logo desistiram e quem se interessou mais foram usuários europeus ou americanos. Nós não estamos fechados ao Brasil e não desprezamos nosso público aqui. Se aparecer alguém que queira ajudar mantendo um fórum ou estabelecendo algum nível de suporte em português podemos voltar a ter a distro em nosso idioma.

Para finalizar, o Dreamlinux trouxe ideias muito interessantes desde sua origem e é nosso compromisso continuar inovando. Algumas ideias foram inclusive copiadas por outras distros e achamos isso ótimo. Temos ainda muitas ideias para lançar. Essas ideias além de factíveis tornariam o uso do Linux muito popular. O que falta, como sempre é material humano e ajuda para que tudo seja implementado.

Em tempo: Não é nossa intenção copiar o Macintosh, como muitos comentam. Nossa intenção seria a de reunir o que de melhor houver em usabilidade nos sistemas disponíveis sejam Mac ou Windows. Achamos que a interface dos Mac é mais agradável e organizada e começamos inspirados nela. Aos poucos porém, vamos nos afastando e estamos criando uma identidade própria. A própria Apple copia ou “se inspira” em sistemas pré-existentes (veja a cópia do dock 3d do projecto Looking Glass). Mas vai aos poucos também se afastando de suas inspirações iniciais e criando variantes. É isso. ”

Então é isso ai. Para quem ainda espera algo de bom, o Dreamlinux 4 vem por ai! E eles precisam de ajuda!”


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 7:26 pm

    Fico feliz em saber que o projeto não irá se findar, por outro lado, afirmações vindas dos próprios integrantes da equipe, sobre o futuro incerto, deixa os usuários ou futuros candidatos, receosos em adotar a Dreamlinux com OS. Quanto ao idioma, creio que mesmo que tenha o pt_BR, não seria necessário que de imediato já existisse um fórum ou suporte para tal. Utilizo o OS mesmo não tendo suporte ao pt_BR, e nem fórum em português, sem problema algum. Apesar do grande apoio e iniciativa do meu amigo “CATATAU” ter tentado manter um fórum em português.

    Smaug (usuário não registrado) em 22/03/2010 às 8:49 pm

    A nova versão (Dreamlinux 4.0 ) ficará pronta em algum momento, esperamos que nos próximos meses.

    Próximos meses?
    TRADUÇÃO: Já era!!

Este post é antigo (2010-03-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.