Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sony processada nos EUA por remover Linux do PlayStation 3

O caso anterior, sem processo judicial e com devolução parcial do dinheiro, foi na Europa. Trecho da notícia do G1 sobre o novo caso dos EUA:

A Sony foi processada no estado da Califórnia, nos EUA, por conta da remoção do sistema operacional Linux do console PlayStation 3 por meio de uma atualização obrigatória do videogame há algumas semanas. A empresa ainda poderá recorrer da decisão.

Uma das grandes diferenças do PlayStation 3 era a possibilidade de instalar o Linux e transformar o videogame em um computador pessoal.

(…) O usuário que abriu o processo, Anthony Ventura, afirmou que a decisão de tirar o sistema operacional para “garantir a segurança de seus usuários” é baseada apenas nos interesses da companhia e que foi feita prejudicando todos os consumidores. Caso o usuário se negue a realizar a atualização, que simplesmente apaga todos os dados armazenados com o sistema Linux instalado, o usuário não consegue se conectar à PlayStation Network, jogar games on-line ou até mesmo jogar alguns títulos mais recentes. Ventura alega, também, que a atualização foi para evitar a pirataria no PS3 e não para garantir a segurança, como a Sony alegou. (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    JavaPauloMG (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 2:53 pm

    Está certa em ser multada mesmo e punida, algo que ao invés de ganhar funcionalidades perde ao longo de sua vida, está até parecendo carro nacional brasileiro, quanto mais passam os anos mais capados…

    john (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 3:35 pm

    Lá nos EUA qq coisa vira processo.

    Marcelo (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 3:47 pm

    @john

    É verdade, e na minha opinião é assim que tem que ser. Lá quem se acha prejudicado entra com um processo e em pouco tempo tem sua causa julgada.

    Ao contrário do Brasil, onde as pessoas não procuram a justiça porque sabem que pode levar décadas para se chegar a algum lugar.

    O negócio é tão sério que vira notícia. Uma vez vi no telejornal uma reportagem de um senhor que ganhou um carro novo da montadora __depois de vinte anos__ porque teve perda total devido a uma falha de fabricação no seu automóvel.

    Bremm (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 4:18 pm

    A Sony esqueceu de comentar que a atualização era para segurança dela e não dos usuários.

    Os EUA têm diversos casos absurdos na história do seu judiciário, como o do Ford Pinto, que mesmo com uma falha de projeto a montadora assumiu o risco, pois era mais barato (na visão deles) pagar as indenizações por incêndio do que fazer recall e ter que mudar o projeto do carro.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 4:45 pm

    Isso sim é atitude. Não é que nem a postura de uma galera que apareceu nos comentários de outra matéria sobre este tema praticamente “dizendo amém” a essa atrocidade da Sony.

    erico (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 6:19 pm

    Todo mundo que fez cluster de ps3 com linux deve ter respirado aliviado.

    já a ibm/toshiba não, pois o console era um concorrente radical para suas máquinas, que custam bem mais que um videogame.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 6:35 pm

    Bremm, sua frase ficou parecendo q o abuso é do judiciário, mas acho q vc não quis dizer isso, não é? Empresas agem assim mesmo, pois o lucro vem muitas vezes acima do interesse humano. O mesmo aconteceu aqui com o Fox.

    James (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 11:14 pm

    Nunca tive intencao de instalar Linux no meu PS3, mas imagino que quem comprou com essa razao ou escolheu o console pensando nessa funcionalidade com certeza se sentiu lezado com a decisao da Sony, é mais do que justo o processo. Se não quisessem essa funcionalidade nunca deveriam tela incluido ou entao lancassem outro produto sem ela (o SLIM) mas continuasse mantendo ela no outro modelo.

Este post é antigo (2010-04-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.