Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Solicitando sugestão de distribuição para notebook

Como estamos em pleno feriadão (pelo menos para alguns de vocês…), abro espaço para a pergunta do Conan.

A minha resposta já consta na página de downloads do BR-Linux, e considerando o histórico da usuária em questão, eu recomendaria pra ela o Fedora. Mas os requisitos do Conan são específicos, e talvez vocês tenham algo mais a dizer!

Segue o texto enviado por Conan (ivancrocceΘgmail·com):

“Boa noite Augusto, eu gostaria de fazer uma pergunta para os leitores de seu blog. Ficarei muito agradecido se minha pergunta for publicada.

“Qual distro usar? Estou procurando uma distro para usar em um notebook Acer Aspire 5520 (AMD Turion 64 x2, 2GB de RAM). Esse computador é para uso de uma usuária de linux (Fedora 9), mas que não tem muitos conhecimentos de informática. Não me importo em gastar algum tempo instalando os pacotes e customizando a instalação. Meus requisitos, em ordem de prioridade, são:

1) Distro existente há pelo menos 2 anos (não quero investir meu tempo em algo que não tem futuro)
2) Tenha pacotes em português do Brasil
3) Tenha uma boa performance nesse hardware
4) Pacotes de office e browser sempre atualizados (rolling distro?)””


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pablo (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:12 pm

    Acredito que as alternativas ficam nas 3 mais comuns pra Desktop: Fedora, Opensuse e Ubuntu. Todas são boas independente da sua escolha.

    Wagner (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:15 pm

    Conan: Eu tenho um notebook Dell Vostro A840, a configuração dele é semelhante a sua (Dual Core, 2GB, 160GB), ela é a minha maquina principal, uso para trabalhar e lazer (casa e serviço), estou usando o Ubuntu 10.04 e bem contente com desempenho e facilidade de uso, utilizo Linux já a algum tempo.
    Quanto aos pacotes atualizados basta ter os repositórios corretos, por exemplo, estou utilizando o PPA Mozilla Build que me dá as ultimas versões do Firefox, Thunderbird e Seamonkey.

    Frederico Souza (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:16 pm

    Eu recomendo o Ubuntu. Estou usando a versão 10.04 Lucid Lynx e estou muito satisfeito. Meu notebook é um Positivo z85 com 4GB RAM(3GB RAM funcionando), Intel Dual Core 1.73GHz. A única coisa que ele deixa a desejar é no quesito video, mas isso porque o meu notebook possui apenas uma Chrome9 integrada, e o Ubuntu tem vários problemas de compatilidade com ela. Mas isso só afeta usuários que queiram usar gráficos melhorados e programas como o Compiz.

    little_oak (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:42 pm

    Ubuntu ou Fedora. Sem custos e funcionam bem!

    Clésio Pinheiro (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 1:45 pm

    Apesar de ser usuário do Opensuse no meu desktop, coloquei esse ano o ubuntu no meu netbook e devo dizer que para usuários com pouca experiência com linux a central de programas do ubuntu é muito boa.
    Recomendo o ubuntu pelo fator da pouca experiência, se já tiver um pouco mais de experiência recomendaria o opensuse.

    No início era um problema instalar distribuições LINUX em notebooks, mas creio que agora os probleas foram consideravelmente reduzidos. Apenas tome cuidado com as conexões wireless (nunca use a placa AzureWave ou AW-GU700) é sempre bom verificar a compatibilidade das placas wifi.(Intel e broadcom são boas). Evite também produtos VIA e placas-mãe pcchips.

    Tenho dois netbooks: um com Mandriva Spring 2010.1 e OpenSuze 11.3. O outro Mandriva Spring 2010.1, WindowsXP e Caixa Mágica 15. Ambos tem velocidades supersônicas :-)

    Ivan (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 2:41 pm

    Se ela for uma garota que quer MUITA facilidade, Ubuntu, se ela quer beleza e atualidade Fedora.
    Na minha experiência, divido a Home do notebook Dell 1545, Core 2 duo, 4GB Ram, entre essas duas distribuições, as atualizações no Ubuntu são mais simples e a instalação de novos programas suaves pela Central de Programas do Ubuntu.
    Em compensação no Fedora tenho sempre os Últimos pacotes, uma utilização suave, mas falta um pouco de organização no quesito documentação, para achar alguns plugins para baixar deltas de atualização,yum-presto e yum-fastestmirror , o que economiza banda pra quem usa 3G, levei um tempinho no Google até achar o que queria e precisava, mas uso ele mais do que o Ubuntu, principalmente por usar ele com KDE enquanto no Ubuntu uso o Gnome.

    Eu estou utilizando Xubuntu (Ubuntu com XFCE) o desempenho está com um excelente desempenho, a aparência está agradável os softwares estão bem atualizados e podem ser facilmente atualizados :)

    []‘s

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 2:52 pm

    Eu usaria o Ubuntu 10.04 a atualizaria pro 10.10 em Outubro. Só recomendaria outra distro se houvesse alguma razão muito forte pra não usar o Ubuntu.

    Fabrício (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:12 pm

    Pessoal… e o Debian? Acho que seja a melhor referência quando se deseja estabilidade.

    Fabrício (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:14 pm

    Muita gente referencia o Ubuntu sem ter passado pelo Debian.

    atf (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:15 pm

    Precisa ver se ela prefere KDE ou GNOME. A julgar pelas outras condições, qualquer grande distribuição atenderá.

    Fábio H. Souza (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:21 pm

    Tenho um note parecido, Acer Aspire 4520, AMD Athlon X2 64, 3GB RAM, rodando muito bem o Kubuntu 10.4 com KDE 4.5.1. Recomendo!

    Gabriel Vieira (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:30 pm

    “1) Distro existente há pelo menos 2 anos (não quero investir meu tempo em algo que não tem futuro)”

    Como assim?! Não precisava desses parênteses sem sentido.

    Enfim, recomendo openSUSE 11.3 com KDE

    Antoine (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 3:48 pm

    A distribuição que vejo que melhor se encaixa nessas necessidades é pouco conhecida, e se chama Frugalware ( http://frugalware.org/ ). Existe desde 2004, é atualizável ad eternum (rolling release), suporta oficialmente Português do Brasil e é muito fácil de usar (gerenciador de pacotes próprio, completo e atualizado, com interface gráfica). Enfim, com o que você está esperando do sistema, é indispensável primeiro testar o Frugalware.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 4:18 pm

    Sem duvida uma das 3 PRINCIPAIS: OpenSUSE, Ubuntu e FEDORA*, pra nao ter probleminhas chatos constantes**

    * Em Orderm das que mais me agradaram em 3 meses de Linux!
    ** Trollar aqui em cegas: Distro meio brasileira e outra Estavel!!kkk

    Geraldo (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 4:33 pm

    Eu recomendo o Mandriva Linux porque atende de sobra os requisitos do Conan:

    1) Distro existente há pelo menos 2 anos (não quero investir meu tempo em algo que não tem futuro)

    Pode-se dizer que há experiência acumulada de mais de 14 anos. A Mandriva surgiu em 2005 da união da Mandrake (de 1998) + Conectiva (de 1996)

    2) Tenha pacotes em português do Brasil

    A importante participação da equipe da empresa brasileira Conectiva, com sede em Curitiba-PR, tanto na sua construção e como na tradução, tornou o Mandriva Linux uma nas melhores distribuições para uso dos brasileiros, tanto por sua facilidade de uso e configuração, como por ter a sua interface em português do Brasil (texto do Wiki MandrivaBr). Há muita documentação disponível na internete em português do Brasil tanto no Wiki MandrivaBrasil como no Wiki Mandriva Internacional.
    Possui uma comunidade internacional bastante ativa e uma grande comunidade de usuários brasileira e portuguesa.

    Em Portugal a distribuição Caixa Mágica é derivada da Mandriva Linux desde 2007 (quando deixou de usar a SuSE Linux) e o Wiki do Caixa Mágica tem muita documentação em pt sobre o Mandriva.

    No Brasil a comunidade de usuários Mandriva Linux tem uma forte participação no Fórum MandrivaBrasil e no Wiki MandrivaBrasil.

    3) Tenha uma boa performance nesse hardware

    Duas importantes empresas, a Positivo e a Philco q estão vendendo notebook e netbook como o Mandriva 2009 instalados com tudo funcionando, BrOffice, webcam, wiriless etc. Isso mostra a grande compatiblidade do Mandriva com os mais diversos tipos de máquinas (netbook, notebook, computador de mesa, etc).

    4) Pacotes de office e browser sempre atualizados (rolling distro?)””

    Se vc baixar o Mandriva 2010.1. Spring ONE LiveCD ou o FREE DVD e instalar hoje (05/9/10), é só configurar o repositório de mídia padrão/oficial , e o Firefox será atualizado para a versão 6.3.8, e o BrOffice para o 3.2.0. (vc pode
    ainda habilitar as mídias backport e testing para obter versões mais recentes, mas menos testadas).

    Observações:

    É simples de usar, principalmente com a Central de Controle Mandriva-CCM que ajuda a configurar vários aspectos do Mandriva, além facilitar a instalação (ou remoção) software, com um repositório com mais de 20 mil softwares disponíveis .

    Geraldo (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 4:51 pm

    Corrigindo, o Firefox será atualizado para a versão 3.6.8.

    Antoine (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 5:10 pm

    Complementando-me sobre o Frugalware: o único probleminha que tive com ele foi para configurar o hardware, porque pode não reconhecer a resolução sozinho e configurar a internet também não é como nas outras. Outro ponto negativo é que não tem comunidade participativa.

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 5:45 pm

    Salve Conan,

    Tudo é um processo de adaptação e compreendo o que você está querendo. Vou te sugerir baseado no que eu, minha esposa já usamos e que agora minhas meninas irão usar e se divertir:

    Usamos o Ubuntu 10.04.1. No da minha esposa além do Ubuntu, usei o script do Hamacker:

    http://sourceforge.net/projects/ubuntu-perfeito/files/

    Mas no meu notebook e nos desktops das meninas eu usei o Ubuntu 10.04.1 sem o script do Hamacker. Usei o tema Elementary com Docky. Ficou muito legal o visual, bem organizado e bonito. Eu segui muita coisa desse link:

    http://ubuntued.info/tema-9-elementary

    Algumas coisas faltaram nesse tuto mas acredito que, como eu, você vai conseguir matar as dúvidas de letra. ;)

    Uma coisa muito legal de fazer também é instalar esse pacote abaixo:

    # aptitude install ubuntu-restricted-extras

    Que instalas várias coisas como codecs, java, flash, etc que fazem sua vida mais fácil. :)

    Por último se a pessoal pra quem você vai estar instalando gostar de jogos para distrair ainda poderá instalar o Ubuntu Games:

    http://www.ubuntugames.org/

    Acho que só. Boa escolha e sucesso no que for usar. :)

    erico (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 6:13 pm

    tstei muita coisa recentemente e poso dizer que as distribuições citadas te preenchiriam razoavemente bem, nos seus critérios, exceto por uns pontos:

    1)wirelessbroadcom: não tem configuração mais fácil que no ubuntu, se você quer extrema facilidade nisso, opte por essa distro.

    2)pacotes autalizados: sempre tem uma latencia entre o release da atualização e a entrada dele nos repositorios, mas ter essa latencia não é tão importante, mportante é saber se há uma comunidade envolvida e que mantém os pacotes estávei e redondos. Aí as grandes se saem melhor, mas mesmo o ubuntu não atualizou o firefox na passagem do 2 para a 3

    Conan (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 6:20 pm

    Obrigado a todos pelas sugestões.

    Depois de lêr um pouco sobre ubuntu, fedora, arch linux e sidux escolhi o Arch Linux.
    A instalação/configuração dele não é nada amigável, más como sou eu que vou fazer a administração desse computador, isso não é um problema.
    Por enquanto, as vantagens que encontrei são:
    1) Pacotes bem atuais
    2) Como o processo de instalação é bem customizado, acabei instalando somente o necessário, oque deixo o sistema até agora com uma performance exelente (provavelmente com gentoo seria melhor ainda, mas aí haja saco para instalar)

    Para ficar melhor, o pacman deveria ter alguma integração com o packagekit e ter um front-end gráfico.

    Eu gosto muito do fedora, uso-o em um destktop, e uso bastante também o ubuntu Netbook remix em um netbook.

    Por enquanto estou satisfeito, más só o tempo dirá se essa é uma boa opção a longo prazo.

    Lauro César (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 6:42 pm

    Estou usando o Kubuntu 10.04 há uns dois meses e estou gostando demais. Depois de anos usando o Gnome (com Fedora e Ubtuntu), passando algum tempinho testando KDe com Arch, Mandriva, Kubuntu e OpenmSUSE, parece que finalmente achei “a Distro certa” para mim: Kubuntu 10.04!

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 5/09/2010 às 10:52 pm

    Conan,

    Como escolhei o Arch e sentiu falta do gerenciador de pacotes gráfico, acho que este link pode te ajudar: http://chakra-project.org/

    O Chakra tem uma ferramenta gráfica para o pacman: http://chakra-project.org/tools-shaman.html

    Abraço!

    H.Gil (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 7:46 am

    Tenho um note com praticamente as mesmas configurações do da srta. em questão. Estou usando aqui Biglinux 5 e o desempenho tá muito bom. Antes eu já usava o 4.2. Cheguei a instalar o Ubuntu 10.04 e o Mint mas achei que o desempenho foi um pouco sacrificado. Quando sobrar tempo ainda quero ver como se comporta o Fedora (provavelmente será o 14) e o Lubuntu. Também tenho curiosidade sobre as distroas Arch, Sabayon, Chakra devido aos relatos de desempenho.

    Diego (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 9:10 am

    tenho um acer aspire 5536, e uso Biglinux5 com kde4.4, e tá quase perfeito, exceto que o leitor de cartões não funciona ainda.
    é uma boa opção pra moça testar, seguido do kubuntu 10.04

    Pedro (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 10:28 am

    Recomendo o Linux Mint LXDE 9 (www.linuxmint.com).

    Atende aos requisitos que vc colocou, é baseado no Ubuntu, já vem com codecs de vídeo para Mp3 e Windows e, principalmente, é MUITO RÁPIDO.

    Carlos (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 1:10 pm

    Simples, Linux Mint 9

    Bremm (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 2:44 pm

    Putz, eu ia recomendar o Arch quando li a postagem, mas cheguei tarde… hahaha

    Eu sou usuário do Xubuntu, mas tenho consciência de que dentro dos parâmetros solicitados as distros OpenSuSE, Ubuntu, Fedora e Mandriva certamente não se encaixam por conta do “rolling release”. Aliás, a maioria das distros que citaram acima não se encaixa nos quatro requisitos básicos.

    Henderson Bariani (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 4:07 pm

    Eu testei quatro distribuições no meu netbook Philco: Kubuntu Netbook, Ubuntu Netbook Editon, Lubuntu e Jolicloud. Minha escolha ficou com o Ubuntu Netbook Edition, que achei mais leve e intuitivo do que o Kubuntu Netbook. O Lubuntu por sua vez é muito rápido, foi o boot mais rápido que eu já vi na vida. Já o Jolicloud só é bom se você usa muito aplicativos “na nuvem”.

    Dessas que eu citei só o Jolicloud não se encaixa na sua exigência de dois anos de existência, o resto vale um teste, com certeza.

    foobob (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 5:16 pm

    Imagino que quando indicam Ubuntu deve ser o netbook edition, porque a pesadona desktop edition só prestaria na forma do Xubuntu mesmo…

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 9:29 pm

    Eu recomendo Fedora, mas você deve analisar por si, testar, experimentar até que forme uma opinião e saiba separar o que presta e te serve.

    bill (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 10:23 pm

    ubuntu sem a menor sombra de duvida.

    Fedora voce vai frustar a pobre garota, não é nem de perto tão user-friendly quanto o ubuntu

    Bremm (usuário não registrado) em 9/09/2010 às 11:49 am

    http://www.linuxmint.com/blog/?p=1527

    Linux Mint baseado no Debian Testing.

    Today is very important for Linux Mint. It’s one day to remember in the history of our project as we’re about to maintain a new distribution, a rolling one, which promises to be faster, more responsive and on which we’re less reliant on upstream components. Linux Mint Debian Edition (LMDE) comes with a Debian base, which we transformed into a live media and on top of which we added a new installer. It’s rougher and in some aspects not as user-friendly as our other editions, it’s very young but it will improve continuously and rapidly, and it brings us one step closer to a situation where we’re fully in control of the system without being impacted by upstream decisions.

Este post é antigo (2010-09-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.