Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Site brasileiro sobre GWT

Enviado por Lúcio Camilo (luciocamiloΘgmail·com):

“Para aqueles que acompanham as notícias sobre GWT (Google Web Toolkit), agora poderão acompanhar diretamente no mais novo site sobre a tecnologia gwt.

O Site reune notícias, tutoriais, dicas e muitas novidades. Vale a pena acompanhar! O endereço para acesso é http://portalgwt.com – em breve terá também fórum para auxílio nos problemas relacionados ao GWT.” [referência: portalgwt.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tenho esperanças que digam que estou errado, mas uma vez tentei utilizar isso com java e a conclusão que cheguei foi que demora mais fazendo com gwt que fazendo com um jquery da vida

    A impressão que eu tive foi um pouco diferente. Eu gostei muito do framework, mas eu vi uma dificuldade de se trabalhar numa aplicação toda em GWT com equipes pequenas (2-3).

    Lucio (usuário não registrado) em 22/09/2010 às 4:37 pm

    Igor,

    Pois é Igor, você está errado! :)
    No GWT vc não precisa utilizar javascript, pois todo o código é compilado para javascript equivalente ao navegador utilizado, de forma muito mais performática do que o javascript gerado por nós, meros mortais!
    Para quem já conhece a linguagem java, é muito mais fácil, pois sua utilização é atraves da instanciação de classes, assim como uma aplicação Swing.
    A questão da demora ou da rapidez vai do conhecimento do framework. Acredito que no seu caso tinha uma experiência maior com o JQuery, mas acho que vale a pena uma analisada futura com mais calma no GWT. Abraços

    Lucio (usuário não registrado) em 22/09/2010 às 4:40 pm

    wagnerluis1982,

    Teoricamente, caso sejam utilizados os preceitos do framework, o desenvolvimento será como em qualquer outro desenvolvimento modularizado (MVC ou MVP), porém na prática vemos que estes fatores estão inteiramente ligados aos requisitos do projeto. Acho que a questão de equipes pequenas ou grandes é um pouco subjetivo.
    Abraços

    Lucio,

    De forma curta, com javascript sai melhor e mais rápido, essa estória de “compilar” o javascript conssite em adicionar checagens de browser e “minifizar” o script, coisa que você consegue fazer usando ferramentas simples como o yui-compressor.

    A segunda parte do seu comentário, “Para quem já conhece java” é que pesa na hora de usar ou não GWT, pois não é exatamente simples montar equipes multidisciplinares, a prov maior é a existência de abstrações como o próprio GWT, o JSF e o JPA.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 10:23 am

    Tava pra dar uma olhada nisso já faz tempo. Boa iniciativa.

    Magno Machado Paulo (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 11:32 am

    sombriks,

    Ele faz um pouco mais que ‘checagens de browser e “minifizar” o script’

    Os scripts baixados pelos browsers não tem condicionais para navegadores, pois o compilador gera versões do script especificas para cada navegador… E ainda tem a ofuscação e diversas otimizações como inline e eliminação de código não utilizado.

    Sem falar que em uma linguagem estática como é o subset de Java utilizado pelo GWT, há muito mais possibilidades de otimizações do que em Javascript.

    Particularmente, acho que a vantagem do GWT vai muito além do fato de a equipe já estar ou não habituada com Java.

Este post é antigo (2010-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.