Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Site brasileiro dedicado ao Mageia

Enviado por Ricardo Lucas (ricardolucasΘsystemprime·com·br):

“O projeto Mageia, fork do Mandriva, já está dando o que falar e para os usuários Mandriva o fato traz algum alívio.

Ainda há poucas informações sobre o projeto porém a comunidade já se aquece e começa a contribuir. No Brasil o site Mageia-br.org já esta no ar com o intuito de buscar mais adeptos da causa. O site ainda está em construção mas já é possível se registrar.” [referência: mageia-br.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 7:48 am

    > buscar mais adeptos da causa

    Causa?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 8:24 am

    Causa? [2]
    Sem contar que, segundo post na comunidade brasileira do Mandriva, este site não tem vinculo algum com o projeto em si, tanto que no próprio site oficial já tem um pagina pt-br e foi registrado o domínio mageia.com.br redirecionando para o oficial, enfim, não precisaria de outro domínio para este fim.

    a@a.com (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 8:30 am

    Vamos ver no que vai dar esse fork… Não dou um ano para ele.

    É muito difícil fazer um fork, mas este é constituído de um pessoal que abraçou um a causa e não abre mão. Todos eles poderiam receber o que lhes é direito por terem sido dispensados da MANDRIVA e procurar novos horizontes, evitar problemas. Mas não foi o que aconteceu.

    Taí a riqueza do software livre. Não é apenas o trabalho em si mas uma causa a ser empreendida.

    Mas…. e as brigas? Irmãos sempre brigam e se beijam depois!

    O que falta? Apoio efetivo. E acho que estão conseguindo!!!

    Conan (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 9:19 am

    Corre Bino, é uma cilada!

    arthas_dk (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 9:20 am

    Estranhamente ainda têm pessoas que acham que forks como esse não vão para frente.

    Estranho pensar, também, que pessoas que estavam diretamente envolvidas com a distribuição, que a levam quase como um projeto pessoal de extrema importância, vão simplesmente desistir por algum motivo.

    Vamos esperar mais para dar uma olhada real(e emitir opiniões) no destino do Mageia.

    Para aqueles que desacreditam (a@a e futuros posts): vocês podem mandar algum link de patch ou programa livre que vocês fizeram? pode ser mailing list, launchpad, etc.

    Só não façam piadas de mal gosto quando nem sequer sabem o que são ponteiros em C ou que é um ‘pack-unpack’ em python :D hehehe

    Anyway, vida longa ao Mageia!

    Xavante 2.0, a Missão.

    Geraldo (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 10:22 am

    Há muitas pessoas acreditando e apoiando o nascimento da distro Mageia Linux em todo o mundo. Daqui do Brasil já tem várias pessoas participando e apoiando (muitos usuarios da Mandriva ou não), e muitos participantes do Fórum MandrivaBrasil, que também tem discutido o tema, mas a Mageia ainda está organizando sua estrutura em discussões coletivas, por isso, as atitudes individuais neste momento assustam e cria dúvidas.

    Mais já se sabe que há dois domínios registrados no Brasil:

    – O domínio http://www.mageia.com.br, que está direcionado p/ http://mageia.org/pt-br/,

    – E esse domínio http://mageia-br.org/, que já disponibilizou como conteúdo, um “espelho”, um clone do site oficial da Mageia.

    A intenção do pessoal deste último site parece que é boa, parece que é ajudar a Mageia, mas eles não discutiam no fórum da Mageia (https://www.mageia.org/mailman/ e https://www.mageia.org/mailman/listinfo/mageia-discuss).

    Na minha opinião, qualquer iniciativa de apoio à Mageia é, e sempre será bem vinda e qualquer um pode abrir um domínio e se propor a ajudar, mas criar um clone do site oficial sem discutir cria dúvidas.

    No meu entender, no mínimo o correto seria :

    a) discutir isso na lista oficial (Mageia general discussions – https://www.mageia.org/mailman/listinfo/mageia-discuss)

    b) redirecionar o endereço do site para o site oficial, como fez o outro (http://www.mageia.com.br ) enquanto aguarda a concordância.

    c) se não quiser discutir nem redirecionar, então o adequado seria altera o conteúdo para indicar que é um site de notícias da Mageia , apoiador, isso ajuda a Magéia e colaborar com a comunidade.

    Colocar um clone sem discutir com a Comunidade Mageia apenas confunde e cria dúvidas sobre a real intenção.

    Quem está acompanhado os acontecimento aguarda desde este fim de semana algum esclarecimento, discussão, se vão redirecionar o link para o site oficial, ou se vão mudar a aparência, mas até agora ainda não fizeram nada.

    Desejo boa sorte a eles, e que ajudem a comunidade Mageia Linux da melhor forma, e que se possível, esclareçam estas dúvidas, até para que outras pessoas possam se sentir mais a vontade e seguras em participar de um site que quer realmente ajudar a distro a Mageia linux e que vai participar das suas decisões coletivamente.

    Ambrósio (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 12:15 pm

    Tecnicamente esse site é um fork do site oficial do site da Mageia, não? Então deveriam estar acostumados e achar legal.

    Geraldo (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 1:02 pm

    Ambrósio,

    Se alguém quer fazer um site clone de outro, considero que o mais adequado e pedir autorização, se não quiser pedir nada, o mais adequado é fazer diferente.

    No software livre também é assim, se vc quiser fazer um fork da Mandriva, tem que mudar o nome, dizer que é diferente, se não, causa confusão e pode levar processo, por causa do nome, da aparência, não por causa do software livre, que está sob licença GPL.

    Um outro exemplo, se alguém quiser fazer um clone do site Br-Linux, tem que pedir autorização do Augusto Campos, se ele autorizar, todo ok, mas se não, tem que mudar de nome e de aparência.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 2:36 pm

    De fato, a pessoa que registrou e criou esse site/fórum do Mageia não comunicou ou discutiu com o pessoal internacional.

    Mas o responsável conversou com o pessoal que fica no IRC, canal #mageia-br na rede Freenode, e expôs que de fato queria ajudar.

    Ninguém viu problema algum na iniciativa dele de disponibilizar o fórum para discutir o Mageia em pt-br. Pode ter sido um pouco precipitado, visto que talvez só tenhamos uma versão para testes da distro por volta de dezembro, mas nem por isso é algo equivocado.

    devnull (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 3:18 pm

    > pessoal que abraçou um a causa e não abre mão

    Causa? De novo?

    Pelo que entendi, tem um fork do site do fork da distro russo-franco-brasileira, é isso?

    Geraldo (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 4:21 pm

    Felipe Saraiva,

    Não considero problema que o site tenha sido lançado agora, não considero precipitado, a Mageia precisa de apoio o quanto antes.

    Na minha opinião, o que importa é que estejam em sintonia com a discussão coletiva da comunidade da distro Mageia Linux, que participem do debate nos fóruns de discussão da Mageia.

    Se isso está ocorrendo, que bom, sejam bem vindos, desejo sucesso.

    André Machado (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 6:42 pm

    Conforme foi dito na mailinglist oficial – da qual eu participo, diga-se de passagem – este site não é oficial. Aliás, debalde a liberdade de seus criadores, não recomendo sua utilização porque:

    1. Está hospedado na Locaweb.

    2. O autor da página copiou integralmente o texto da tradução em Português, mas modificou o e-mail de contato para um endereço de seu próprio site, sem avisar isso ao visitante, o que pode fazê-lo pensar que o e-mail apresentado nesta página seja o oficial.

    3. Não existe fórum oficial do projeto ainda. As discussões no fórum deste site não serão levadas ao conhecimento dos mantenedores e desenvolvedores principais.

    Além disso, por questões de princípios, eu não participaria de um site sobre uma distribuição Linux que está rodando sobre Windows Server 2003.

    4.

    Geraldo (usuário não registrado) em 28/09/2010 às 8:33 am

    Felipe Saraiva,

    A afirmação do André Machado acima, que está acompanhando e participando do fórum Mageia desde o início, é de que este site clone não está em sintonia com o Fórum Mageia. André Machado disse:

    2. O autor da página copiou integralmente o texto da tradução em Português, mas modificou o e-mail de contato para um endereço de seu próprio site, sem avisar isso ao visitante, o que pode fazê-lo pensar que o e-mail apresentado nesta página seja o oficial.

    3. Não existe fórum oficial do projeto ainda. As discussões no fórum deste site não serão levadas ao conhecimento dos mantenedores e desenvolvedores principais.

    Mesmo que você, Felipe, esteja tendo a boa vontade de tentar esclarecer, o silêncio das pessoas que fizeram o site clone apenas ajuda a aumentar as dúvidas.

    A inércia deles em não se manifestar e manter o site como um clone e continuar não informando, de forma clara, que aquele não é um site oficial, induzindo as pessoas a erro, como falou o André Machado, não ajuda.

    O mínimo de demonstração de boa vontade deles seria que eles deixassem claro que aquele não se trata de site oficial, se eles querem ser um fórum oficial da Mageia, na minha opinião, tem que conquistar pelos caminhos certos:


    participar e se submeter aos debates e discussões e decisões coletivas do Fórum da Mageia.

    wanderson (usuário não registrado) em 28/09/2010 às 9:32 am

    Mageia Linux

    Por que a ferramenta da netcraft está indicando que o site do Mageia linux está hospedado num sitem com windows server 2003?

    OS, Web Server and Hosting History for mageia-br.org
    http://mageia-br.org was running Microsoft-IIS on Windows Server 2003 when last queried at 28-Sep-2010 12:28:42 GMT – refresh now Site Report
    Try out the Netcraft Toolbar! FAQ
    OS Server Last changed IP address Netblock Owner
    Windows Server 2003 Microsoft-IIS/6.0 28-Sep-2010 200.234.196.212 Comite Gestor da Internet no Brasil

    thcampos (usuário não registrado) em 28/09/2010 às 5:44 pm

    Pessoal,

    Muito tem se falado do Mageia e agora do Mageia-br.org e acho que toda essa discução é saudável a ajuda no crescimento da idéia.

    Fiz contato com o pessoal do Mageia-br para esclarecer alguns detalhes e creio que a inteção é mesmo ajudar. Foi criado por um grupo de uma universidade de joinville que busca apenas contribuir.

    Segundo o proprio Ricardo o dominio está sim na locaweb e em servidor windows mas ele ja deixou claro que por pouco tempo tendo em vista que a propria universidade estará disponibilizado um servidor dedicado para o site e que essas informações foram colocadas no canal mageia-br.

    Sobre o site ser um fork no oficial a infomação passada foi que em momento algum houve intenção de ferir a comunidade. Muito pelo contrario, existe varias pessoas ajudando e se esforçando para que o projeto vá em frente e tenha sucesso. Somos apenas mais algumas pessoas com este intuito.

    Parafraseando Ricky05 ” Nossa intenção é ajudar o projeto de forma ativa e todo esforço será injetado no projeto. Tanto o site como o dominio estão a disposição da comunidade e se por algum motivo se achar que devemos abrir mão deles assim nós o faremos. Os proprios Felipe Saraiva e Aracele que traduziram o site oficial para o português não se incomodaram com o fato.”

    O pessoal tembém comentou que admite que algumas coisas ainda estão erradas e que não tem a intenção de ser o site oficial e que esta posição não cabe a eles.

    Bem, agradeço ao Ricky05 pelas informações e pela atenção prestada.

    Espero ter contribuido…

    Geraldo (usuário não registrado) em 28/09/2010 às 9:09 pm

    ThCampos,

    Na minha opinião, os esclarecimentos ajudam, mas o site (http://mageia-br.org/) continua igual, inalterado, sem os esclarecimentos ao público de que não é site oficial.

    Se não há a intenção de ser o site oficial, porque não há essa informação? Continuando assim, se mantém a situação de ser um clone não autorizado (e não um fork), com informações que confundem o público em geral, como o André Machado comentou.

    Muito boa a contribuição da Aracele e o Felipe Saraiva na tradução da apresentação do site da Mageia para pt_br e muito bons os resumos do Felipe Saraiva sobre a Mageia no site dele Liberdade na Fronteira, mas eles estão noticiando o site da Mageia e apoiando de forma clara e transparente.

    Imagino que o site Mageia-br também possa ajudar, mas na minha opinião, fazer um clone não autorizado não é bom. Quem pode autorizar isso seria o Fórum da Magéia – só eles e mais ninguém – ou seja, deveria ser discutido COLETIVAMENTE no forum da Magia, e isso não foi feito.

    Por isso, se não é site oficial, isso precisa ser informado, ou tem que ficar claro ao público que acessa que aquele não é site oficial, colocando aparência diferenciada do site oficial, indicando claramente, visivelmente os links para o site oficial, isso seria, na minha opinião, uma forma melhor de lidar com a situação, de demonstrar a intenção de colaborar.

Este post é antigo (2010-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.