Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SCO quer vender ativos do Unix em leilão

Texto do IDG Now enviado por Blank:

“”Embora continue a brigar pela propriedade do Unix na Justiça, o SCO Group planeja oferecer em leilão a maioria de seus ativos relacionados a Unix, incluindo “certos produtos de software Unix System V e serviços correlatos”, anunciou a empresa nesta quinta-feira (16/9).

As partes interessadas devem submeter seus lances até 5 de outubro.

“Esta venda de ativos é um passo importante no sentido de assegurar a continuidade dos negócios para nossos clientes pelo mundo”, disse Ken Nielsen, principal executivo financeiro (CFO) da SCO, em declaração. “Nosso objetivo é assegurar a viabilidade da SCO, de seus clientes e empregados e da tecnologia Unix.”

Em 2008, a SCO entrou com pedido de proteção judicial contra falência (Chapter 11, de acordo com a legislação americana). Isso, contudo, não a impediu de continuar comercializando o software System V. A empresa alega que o software System V permanecerá livre de qualquer alienação ou impedimento relacionado à falência.

A SCO abriu um processo contra a IBM em 2003 por ter supostamente contribuído com código Unix para o sistema operacional Linux, de código aberto. A IBM ganhou a causa; mesmo assim, no ano seguinte, a SCO processou a Novell sobre os direitos de propriedade do Unix.

Embora o caso tenha sido decidido em meados de junho deste ano a favor da Novell, a SCO recorreu da decisão.

A AT&T lançou o System V, uma atualização do sistema Unix, em 1983. Em 1993, a AT&T vendeu o software para a Novell. Em 1995, a Novell vendeu sua unidade de negócios Unix para a SCO, junto com os direitos de distribuição do System V.

Como todos os fornecedores de Unix, a SCO tem sofrido os efeitos da concorrência, tanto das distribuições Linux como do Microsoft Windows Server. A receita mundial de licenças de software da SCO caiu quase pela metade de 2007 para 2009, de 16 milhões de dólares em 2007 para 7 milhões em 2009, de acordo com estimativas da IDC.”

Mais detalhes na notícia do Groklaw.” [referência: idgnow.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 8:10 am

    SCO rumo a falência!
    Go! Go! Go!

    Gilson (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 8:57 am

    Uma coisa e certa. A SCO vai falir, e acho que o principal interessado em comprá-la será a IBM.

    Juan (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 9:03 am

    @Gilson, Será qua a IBM vai querer mesmo uma empresa como a SCO? Pense bem, todo mundo tá usando linux, inclusive ela ( http://www.ibm.com/br/linux/ ). Unix é legal, estável, mas o Linux evolui muito mais rápido, não faz sentido virar para ferramentas proprietárias agora.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 9:05 am

    Concordo com nosso amigo Gilson e tomará que a IBM realmente o compre porque se ela possuir total direto de propriedade sobre o System V, vcs imaginam o que ela é capaz de fazer rumo ao GPL gogoogogo.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 9:39 am

    @Juan

    Falar isso é no mínimo inocência da sua parte. A IBM tem sua própria versão de Unix (AIX), que é bem mais rápido, estável e robusto que o Linux e dá muito mais dinheiro pra ela do que o pinguim.

    Só acho que vai dar briga por esses ativos. IBM, Oracle, HP, Red Hat, Microsoft, Apple, Novell… Imagino que esses ativos sejam interessante pra muita gente graúda.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 1:32 pm

    Gilson em 17/09/2010 às 8:57 am
    Uma coisa e certa. A SCO vai falir, e acho que o principal interessado em comprá-la será a IBM.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk, o duo é que você, Gilson, pode estar mesmo certo, ou em última instância, a MS pode injetar um valor (como já fez) na SCO para que continue “a pulga atrás da orelha”…

    Illidan (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 2:28 pm

    Tomara que vá para o inferno logo, assim teremos unix pra usar la =P

    André Machado (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 3:45 pm

    Seria utópico demais desejar que quem comprasse esses ativos colocasse-os sob a GPL. No entanto, devemos lembrar que muitas partes do sistema operacional da SCO pertence à Microsoft, pois antes de se chamar SCO Unix, o sistema era o Microsoft Xenix. Ou seja, a MS sempre vai ter uma pontinha no mundo Unix… e é possível, embora quase improvável, que ela queira comprar tais ativos para que seu filho pródigo retorne ao lar.

    @Lucas Timm

    Só devemos lembrar que as vendas de UNIX estão em queda livre e que as de Linux estão subindo bem.

    Unix vem caindo tanto em alta como baixa plataforma.

    Portanto, eventualmente trazer código Unix para o Linux pode ser uma ótima idéia. É no Linux que o crescimento do mercado está. No Unix está a queda (atualmente).

    Livre1 (usuário não registrado) em 18/09/2010 às 1:49 am

    Essa SCO e os donos mais ainda são uma piada.

    Me fazem rir de tanta idiotice.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 7:58 pm

    @ André Luis Pereira dos Santos

    Fonte?

    A verdade é que o Unix é igual ao mainframe: O que podia ter saído já saiu. Na minha empresa mesmo, estamos tirando uma velha AIX de produção e substituindo-a por uma bela x86 com RHEL (por obsolência do hardware, não do SO – a máquina atende perfeitamente a necessidade da empresa 10 anos depois de ter sido construída). Entretanto, assim como os mainframes, ele continua firme atuando perfeitamente em locais que o Linux nem sonha em chegar.

    Gastar 10 licenças de RHEL (com 10 servidores x86) ou uma única licença de Unix numa máquina só? E nem adianta falar que o Linux também roda nas plataformas tradicionais do Unix (POWER/PowerPC, PA-RISC, Itanium, e as outras poucas que sobraram) por que até roda, mas não tem os tenebrosos aplicativos proprietários que o Unix hoje em dia costuma rodar.

    Então, os dois continuam bem e pagando o meu salário. Um não ameaça o outro. E o mundo continua girando :)

Este post é antigo (2010-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.