Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


[atualizado] “Reforma”: Ubuntu some do site da Dell

Atualização: a história não é bem assim, e o Ubuntu não está sumindo da Dell. Veja os detalhes no comentário do Adilson, trazendo detalhes internos da Canonical.

O texto original do post fica disponível a seguir, para manter o histórico.

Trecho do Tecnoblog, via PSL-Brasil:

Sem muito alarde, a Dell norte-americana anunciou nesta segunda-feira que deixará de comercializar máquinas com o Ubuntu pré-instalado a partir de seu site, oferecendo a opção pelo software livre apenas pelas compras feitas por telefone. De acordo com a fabricante, a decisão foi estimulada porque a plataforma atende melhor as necessidades de públicos específicos como usuários avançados ou entusiastas pelo software livre.

“Recentemente promovemos uma série de mudanças para simplificarmos nossa oferta de produtos online, nos focando apenas nos produtos mais populares em uma tentativa de reduzir a complexidade da experiência da compra online”, diz a empresa, que completa que “as páginas relacionadas ao Ubuntu no site também deverão passar por uma reforma”.

“Durante mais de dois anos nós distribuímos o Ubuntu e não será agora que iremos parar de fazê-lo”, completa a Dell (via tecnoblog.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:12 pm

    Infelizmente não posso discordar da Dell. Linux é para entusiastas. Aqui em casa é uma luta! Estou rodando Linux, e a mulherada quer o XP de volta de qualquer jeito. Não deve ser diferente em 99% dos casos.

    André Caldas (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:13 pm

    E eu, que já tava até simpatizando com a Dell… que tinha esperanças de que fosse ter isso no Brasil, também… :-(

    Frank (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:14 pm

    Pelo que sei, essa notícia já é velha. Vejam o que saiu na ComputerWorld de ontem.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:26 pm

    Como sempre não espere que a liberdade seja colocada em primeiro lugar.O lucro vem antes.

    Agora que o Gerry já se manifestou, eu posso confirmar que é verdade, longe de cortar as linhas de máquinas com Ubuntu, a Dell as está reestruturando e ampliando. Em uma reunião a cerca de 6 meses, Michael Dell em pessoa propôs *sextuplicar* a quantidade de máquinas disponíveis com Ubuntu em 2 anos. A Canonical achou melhor ir mais devagar para ter certeza que iria poder escalar isso apropriadamente.
    Aqui no Brasil a coisa complica por causa da forma que a Dell se posiciona no mercado local mas isso não significa que nunca teremos máquinas da Dell com Ubuntu pre-instalado. A Dell tem um acordo mundial com a Canonical e pode iniciar o uso do Ubuntu aqui no momento que quiser.

    Mari (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:38 pm

    Pois eh,lastimável que isso ocorra.
    Discordo com a Dell.
    Para muitos usuários comuns se mostrarmos a possibilidade de um desconto no produto final,a qualidade e ainda você ter um produto “legal”(sem necessidade de piratear licenças depois),com ctza seriam adeptos.O Ubuntu é fácil de usar(troquei o XP da minha mãe por ela,coloquei uma paisagem como plano de fundo e ela nem percebeu,com ctza muitos não notariam tbm).Também tem a possibilidade do XPGnome…etc,etc

    Argumentos contra não faltam…é vergonhoso…

    Marcelo Ulianov-instala o XP Gnome nas máquinas e elas nem vão perceber que o Linux continua….

    Marco Diego Aurélio Mesquita (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:54 pm

    Mais uma vez o Br-Linux está 2 dias atrasado com relação ao resto do mundo: http://www.itworld.com/open-source/115316/calm-down-dell-not-throwing-ubuntu-linux-out

    Felipe Borges (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:57 pm

    Não me importaria de “bater um fio” com a Dell pra pedir meu Ubuntu pré-instalado.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:03 pm

    Não me importaria de “bater um fio” com a Dell pra pedir meu Ubuntu pré-instalado.

    Num mundo onde é possível comprar até comida online, não posso escolher o sistema que vem no HARDWARE que estou comprando?
    Não sou a favor de ter que telefonar…

    André Caldas (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:24 pm

    Acho que não querem que as pessoas comuns saibam da opção.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:37 pm

    @Marcelo Ulianov – em casa foi diferente. Quando mudei para Linux, nunca mais tive reclamações. Aliás, faz tempo que não sei o que é formatar o micro de casa….

    Obrigado, Adilson, vou atualizar a notícia para fazer referência a isso.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 2:49 pm

    A dell perdeu pontos comigo e com muita gente nessa, mas até onde sei ela é a única das grandes fabricantes que tem uma certa proximidade em distribuir seus pcs e notebooks já com linux.

    Renan (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:24 pm

    “Marcelo Ulianov-instala o XP Gnome nas máquinas e elas nem vão perceber que o Linux continua….”

    Já cogitei fazer isso aqui em casa, o problema é que os usuários da máquina adoram um MSN cheio de frescuras, receber e-mails “fofinhos” cheios de tranqueirinhas no PowerPoint etc…. e provavelmente iam querer me matar (ou me pegar pra suporte técnico) se eu trocar o sistema.

    Renan (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:25 pm

    continuando meu comentário anterior, provavelmente essas seriam as principais reclamações do pessoal aqui de casa com relação ao Linux, coisas que uma interface “parecida com a do Windows” não resolve. :|

    Ivan (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:26 pm

    A Dell está em um vai e vem emocionante…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 3:26 pm

    Já tentei instalar Linux em um monte de conhecidos, mas sempre fui derrotado porque preferiam o Windows por diversos motivos e problemas.

    Se o Linux não for lucrativo pra Dell, alguma coisa tem de ser mudada, senão realmente não vai compensar a opção.

    Eden (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 4:17 pm

    Ta demorando é pra chegar no Brasil.

    André Caldas (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 4:54 pm

    Se o Linux não for lucrativo pra Dell, alguma coisa tem de ser mudada, senão realmente não vai compensar a opção.

    [sarcasmo]
    Mas o “linux” está sendo lucrativo pra Dell. Aposto que conseguiram descontos milionários junto à microsoft com essa jogada! A microsoft está tendo que “comprar” seu espaço pra garantir seu monopólio.
    [/sarcasmo]

    A venda online com a opção “sem sistema operacional” deveria existir, independentemente do Ubuntu. O problema é que o próprio sistema de vendas online acaba ensinando o cliente que não é necessário comprar com windows. Acho que pra microsoft, pior do que perder a venda é ter usuários que sabem que podem comprar computadores sem o pagamento usual do pedágio da microsoft.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 6:04 pm

    E como se fosse um grande prejuízo vender computadores com linux pela internet,ao contrário do telefone.

    Não é bem assim como você pensa não marcos alex.

    Flávio Araújo (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 6:29 pm

    Não sei porque as políticas da Dell não são globais. Isso acabaria com esse problema de ter maquinas com Ubuntu (ou simplesmente sem S.O)apenas nos EUA.

    Seria muito bom para todos os usuários, desde a parte de suporte a drivers e tudo o mais.

    Enfim, vamos esperar que eles evoluam neste sentido,

    Jackson (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 7:37 pm

    Na real Linux em desktops é um fato complicado. Eu uso Linux desde quando Linux era filosofia de vida para alguns e motivo de piadas idiotas para outros.

    Este lance de Linux em máquinas embarcadas funciona muito bem para servidores, celulares, netbooks e ainda tablets. No desktop principalmente em um paises como o Brasil SEMPRE a pirataria prevalecerá.

    Ai eu pergunto a todos vocês será que isto é tão ruim assim ? Será que seria interessante que o Linux tivesse a fatia do mercado que sistema como o Windows possuem hj ?

    Linux é bom? Não é ótimo
    É interessante roubar a fatia de mercado da MS ? Não sei

    Marco (usuário não registrado) em 29/07/2010 às 6:38 am

    E como se fosse um grande prejuízo vender computadores com linux pela internet,ao contrário do telefone.

    A questão é que no site não há a possibilidade de tentar demover o comprador de sua escolha pelo Ubuntu. Já ao telefone…

    tre (usuário não registrado) em 29/07/2010 às 7:53 am

    A Dell claramente está querendo DESESTIMULAR a compra de máquinas com linux, deixando essa opção “escondida” e vendida somente por telefone para as pessoas mais esclarecidas.

    Imagino um atendente perguntando ao comprador:

    - O Sr. não quer com um antivírus também para ficar mais seguro ?
    - Claro.
    - Ótimo. Vou fechar o pedido com um Windows 7 Ultimate F*cker edition e um McAfee.
    - OK.

    (Em nenhum momento será falado sobre sistema operacional, que será subentendido, já que o cliente acha que precisa de um antivirus).

    Calabresi (usuário não registrado) em 29/07/2010 às 11:53 am

    É exatamente como eu acho que deve ser, Linux é para quem esta interessado e pergunta, “tem no sabor tal=Linux ou Windows?”, eu sou adepto ao Linux, aprendi e tenho dezenas de motivos para não oferecer ou tentar convencer alguém a usa-lo. No entanto, sou a favor de oferecer e ensinar quem é iniciante na informática sobre o Linux como tambem o Win e outros até, o mais importante é, a pessoa deve escolher o que quer, principalmente no inicio sem tentar convence-la ou vender idéias. Eu pessoalmente uso Linux Debian, mas se tem algo mais desagradavel do que alguem brigando por um SO ser melhor que o outro não me diga que não quero saber, isso acontece desde antes das BBS (Bulletin Board System) quando o windows começou a se tornar capaz de se interligar a estas redes.

    No caso da Dell acredito que eles tenham tido problemas com retorno de usuarios comuns de Windows que compraram sem ler descrição de computadores com Linux, isso é o que mais acontece em loja online, no mundo todo, se foi isso, acho correto o a sua idéia e preocupação.

    self_liar (usuário não registrado) em 29/07/2010 às 4:07 pm

    Não acho correto essa atitude de justificar que as pessoas compram errado e que isso ajuda usuários avançados.

    Se algo é bem feito ,como o site da Dell é ,não tem essa de que o cara não leu direito. Mas ,claro exceto se a Microsoft ajudar nas más interpretaçoes.

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 12:17 pm

    OFF TOPIC

    @Marcelo Ulianov, mais uma ideia: cobre pelo suporte ao windows, cobram pra deixar ele sem vírus, fazer reinstalações, etc.

    A minha namorada tinha conseguido um cara que cobrava R$ 80, para ajeitar o micro dela com XP, acho que ela chegou a usar o serviço duas vezes. Eu instalei o Fedora e só dou suporte nele, já no windows não faço nada e ela teria que se virar sozinha ou com o suporte pago dela. Resultado, ela usa Fedora há mais de um ano.

    Não sei se referiu a sua esposa e filha(s), mas pode usar uma abordagem menos agressiva, cobrando (menos) que os micreiros (descontando na mesada, etc.) para fazer o Windows funcionar, reinstalar/etc. E deixando a partição com GNU/Linux atualizada e com ele bem configurado e os programas certos instalados.

    André Caldas (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 3:41 pm

    @EmanuelSan,

    Eu fiz isso com minha mãe!!

    Se comprar com windows, não dou suporte!

    Mesmo quando ela disse que apagava o windows que viesse eu insisti que ela comprasse um computador SEM windows.

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 9:12 pm

    Acho que a decisão da Dell não estava tão errada. Pra vender PCs com Linux pro público geral o melhor seria dar um curso de Linux (e mudança de cultura e hábitos) junto, quem sabe fazendo uma lavagem cerebral.

    Não adianta empurrar. Um leigo vê no site, não sabe nada e acha que está fazendo um bom negócio ao comprar um PC com um sistema diferente, novo, etc. Chega em casa não consegue conectar o celular, a webcam xing ling que comprou na esquina, os jogos do filho não rodam… Isso só prejudicaria mais ainda a imagem do Linux.

    Para leigos como esse do meu exemplo a melhor coisa é o Windows, que já está consolidado nos desktops.

    Se, “se” ele quiser, com o tempo verá que existem opções, seja por meio de amigos, da mídia, de sites, etc. Então ele poderá partir por conta própria.

    Seria interessante, ao menos, a Dell dar a opção de vender todos os seus computadores e notebooks sem sistema operacional (mesmo aumentando um pouco o preço, já que não teria a licença nem o subsídio da MS). Aí sim estariam acertando, bastaria avisar na hora que sem um sistema operacional o computador não poderia funcionar, para a pessoa continuar a compra só se tivesse certeza.

    Até porque o público que usa e gosta Linux geralmente tem sua distro preferida. É desperdício e perda de tempo comprar um computador com Ubuntu pra depois instalar o Mandriva, SUSE, Slackware, Kurumin (ops..) ou qualquer outra distro.

    Só fico imaginando o tanto de ligações que eles devem ter recebido no suporte reclamando de dispositivos ou programas para Windows que não rodaram no Ubuntu… Leigo muitas vezes não quer saber o porquê, o conceito de Windows no PC é difícil tirar da cabeça de muita gente, e tentar tirar a força… Só piora a imagem do Linux nos desktops.

Este post é antigo (2010-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.