Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Star, a distribuição de Linux norte-coreana

Sites internacionais trouxeram ontem as informações divulgadas inicialmente por um estudante russo (que frequenta a Universidade Kim Il-sung em Pyongyang) sobre a curiosa distribuição da Estrela Vermelha (um título pouco original), criada a partir de 2006 a pedido das lideranças do Estado norte-coreano.

Países com grandes firewalls estatais são fichinha perto da Coréia do Norte, que tem seu próprio substituto da Internet (acessível, aliás, pelo ícone “Meu país” no Red Star). O que não é de se espantar, considerando que o país tem seu próprio calendário (também presente no Red Star), cujo “ano zero” é 1912, quando nasceu Kil Il-sung.

O post do OSNews traz mais detalhes sobre a curiosa distribuição, e o post do estudante russo tem algumas telas e fotos. (via linux.slashdot.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ozzy (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 5:15 pm

    De certa forma, é a liberdade do Software Livre / Open Source sendo usada contra a liberdade de um povo. Isso sempre dá margem a intermináveis discussões.

    Espero que o espírito do SL / OS inspire os usuários da “Red Star” e os anime a optar pela liberdade em outras áreas também.

    O.O.

    Fellype (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 5:28 pm

    Não gostei de ver o Tux com uma metranca.

    cardoso (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 5:48 pm

    Problema é que nele você não mata processos, o processo é que te mata. Aliás te matam sem processo mesmo.

    magic (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 6:08 pm

    “cujo “ano zero” é 1912, quando nasceu Kil Il-sung.”
    Morri

    Para complementar a Distribuição Chinesa,(Chinese 2000) ;D Dos comunistas comedores de criancinhas ;D

    http://www.youtube.com/watch?v=wz65YFeZsVs
    creditos: leandrosan.wordpress.com

    Longa vida a Kin Jhon Il

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 6:32 pm

    E viva Kim Jong II ”o irmão perdido de joãozinho 30” huhauahauahu

    ioca100 (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 6:51 pm

    Outro lugar , mas a mesma ditadura: http://www.desdecuba.com/generaciony/

    Francisco (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 8:41 pm

    É parte das liberdades básicas do software livre você não ter controle sobre como seu software será utilizado. Se você é anti-aborto, você não pode impedir o uso por uma clínica de aborto. Se você é anti-totalitarismo, você não pode impedir o uso por um regime totalitarista.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 10:01 pm

    O cara tem seu próprio calendário.
    Seguir o calendário gregoriano é para os fracos hehehehe

    Smaug (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 10:37 pm

    Essa distro se chama mesmo “Red Star”? Assim, em Inglês, mesmo?

    Pergunto isso porque havia (há?) um time de futebol de um país do Leste europeu (acho que a Iugoslávia) que a equipe da TV Bandeirantes chamava, absurdamente, de Red Star. Quer dizer, sem nemhuma razão e de forma bem *colonizada*, eles traduziam o nome do time para o Inglês ao invés de chamá-lo pelo seu nome na língua original ou traduzido para o Português!!! Quando receberam um milhão de críticas e gozações, passaram a chamá-lo de Estrela Vermelha!

    Não está acontecendo a mesma coisa aqui? Quer dizer, será que não andam pegando a informação em sites de língua inglesa e passando prá frente do jeito que recebem? Se for assim, como é o nome em coreano?

    O post do tal estudante russo, escrito em russo, chama a distribuição de “Red Star” (em inglês), e mostra imagens do nome no idioma original também.

    Não sei se ele, que estuda justamente na Coréia do Norte, sente-se colonizado pelos EUA, ou se há alguma outra razão. Mas lá tem área de comentários, se ele te responder o motivo, compartilhe conosco!

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 12:50 am

    Oxi!! russo e possivelmente colobizado pelo Grande Satan!!! na korea do norte isso sim é coisa de louco!

    erico (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 2:24 am

    o google tem medo disso aí.

    Linux boy (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 8:12 am

    O fato da Coréia do Norte ser uma ditadura e comunista não tem nada a ver com a notícia.

    O fato de pelo menos tentarem fazer e usar linux é louvável. Pior é um país ficar dependendo de usar cópias piratas de windows e outros softwares proprietários porque os EUA proíbem a venda para certos países como Cuba, Irã, Coréia do Norte, etc e também porque o país não tem e nunca terá dinheiro para regularizar-se completamente.

    Pior é o caso do Brasil, Índia e outros países que estão sendo ameaçados de entrar para a lista negra de países que OUSAM recomendar e estimular o uso de software livre na sua administração.

    Juan (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 9:33 am

    Eu teria medo de usar uma distribuição desse tipo. Quem sabe o que pode se esconder entre os binários? Pode parecer paranóia, mas alguns senadores Americanos querem restringir até mesmo a importação de chips para uso militar. Alguns creem em sabotagem e espionagem por parte de alguns fornecedores de hardware.

    Silvio (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 12:32 pm

    [i]Alguns creem em sabotagem e espionagem por parte de alguns fornecedores de hardware.[/i]

    E estão certo, aliás, se fizessem uma proteção aos produtos eletrônicos e defendessem empregos no seu país, nessa área e não somente na dos produtores agrícolas, evitariam o deslocamento do eixo da economia mundial dos EUA para a China.

    Mas como o que conta é o lucro imediato, vão afundar cada vez mais, cada vez mais rápido e quando se derem conta, não terão dinheiro nem para fazer manutenção em suas forças armadas.

    Coisas do capitalismo.

    “Quem sabe o que pode se esconder entre os binários?”

    Hello!! Linux é open source!!

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 4:00 pm

    “tem de temer é sistema operacional de código fechado e não auditável que tem a chave de entrada de todos os pcs que o contem” quantas coisas eles não devem bisbilhotar não é mesmo?

    elias (usuário não registrado) em 6/03/2010 às 9:29 pm

    @cardoso ahuahuaHUHUAahu

    @marcosalex e quem disse que eles vão respeitar a licença? :-)

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 7/03/2010 às 4:43 pm

    Taí a prova de que “comunista come criancinha”…na verdade, eles fazem coisa bem pior quando tão no poder. Nunca existiu um país comunista que não tenha sido uma ditadura. Países libertários, como previa Von Mises, são poucos. Infelizmente, o Linux serve para o bem e para essa gente, o mal.

    Juan (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 9:05 am

    @marcosalex: Já que o Linux é open source, então é possível baixar os fontes da “Red Star”? Será que todos os drivers que ela contém são abertos também? Eu pensava que era possível fechar o código do linux depois de compilado.

Este post é antigo (2010-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.