Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Hat lidera contribuições ao Projeto GNOME

Já tratamos deste assunto anteriormente (a pesquisa mencionada é de pouco mais de 1 mês atrás), mas como na ocasião as reações do público colocaram o foco em outra outra distribuição, e agora a Red Hat mandou release em português sobre o assunto, considero que vale a pena voltar ao tema, até para que a contribuição em questão possa ser devidamente apreciada.

Separei 3 trechos do comunicado oficial:

“Em uma pesquisa feita pela consultoria Neary e divulgada no evento GUADEC, que aconteceu no final de julho na Holanda, a Red Hat foi a primeira colocda de um total de 106 companhias que contribuíram para o desenvolvimento do GNOME nos últimos 10 anos com aproximadamente 17% do total de inserções de código. A pesquisa também revelou que nove dos 20 maiores contribuintes são funcionários da Red Hat.

“Como líderes na oferta de software de código aberto, nós temos orgulho em contribuir com nossa expertise e nossas tecnologias de desktop para a comunidade GNOME. A Red Hat prospera em liderar inovações em tecnologia de ponta, incluindo desktop, kernel, virtualização e ferramentas de desenvolvimento. Essa abrangência de inovação permite à Red Hat oferecer soluções compreensivas”, disse Tim Burke, vice-presidente de Engenharia de Plataformas da Red Hat. “Estamos felizes em sermos reconhecidos pela pesquisa como maior contribuinte do projeto, já que valorizamos verdadeiramente o desenvolvimento colaborativo de uma alternativa aberta a clientes de sistemas operacionais proprietários”.

“A GNOME Foundation está feliz com os resultados da pesquisa (intitulada GNOME Census), que destaca todas as pessoas e companhias que contribuíram para o GNOME”, disse Stormy Peters, diretor executivo da GNOME Foundation. “O GNOME tem muitos contribuintes individuais e corporativos que ajudam o projeto a properar. Nós somos felizes por termos angariado parceiros como a Red Hat que desempenham um papel de liderança no desenvolvimento de tecnologias de software gratuito para desktop”.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    teixeira (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 12:58 pm

    Daí, quando a redhat for pro brejo, começa o mimimi porque o gnome foi abandonado, por falta de apoio da comunidade…

    Start trolling in 3, 2, 1…

    Só para lembrar, tem um monte de gente que adora reclamar. Eu não gosto do gnome e acho tosco o povo que diz que a Canonical só suga código. Já já vem uma galera falar disso e esquece a contribuição monstro que a Canonical deu para a imagem do Linux por conseguir provar que o Linux pode sim ter qualidade em todas as vertentes, inclusive no design e na usabilidade – e assim conquistar nichos de mercado que o Linux nem sonhava em entrar há alguns anos atras. E essa fama que a Canonical criou ajudou a TODOS QUE TRABALHAM COM LINUX a serem levados mais a sério. Então parem com o mimimi sobre essa parafernalha de quem contribui mais ou menos e vejam QUE e QUEM contribui. Isso que interessa.

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 5:41 pm

    Otimo, mas espero que saia fenomenal o Gnome 3 porque eu levei um SUSTO, quando usei o KDE 1 semanas atras, a diferença é absurda, mas com o Layout Novo do Gnome 3 (Azul) será realmente muito bom contar com dois Ambientes inovadores!!

    Paulo Estrela (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 9:13 pm

    A RedHat realmente é f*da… É batata encontrar gente da empresa em eventos de software livre disseminando conhecimento. E o mais legal é que eles não se importam com os clones como CentOS, Scientific Linux e Oracle Linux. Tiro o chapéu pra eles, ou melhor, coloco!

    anderson freitas (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 10:06 pm

    Uma das belas coisas que eles poderiam fazer seria portar o k3b para o gnome(não sei se isso é viável ou possível) sem precisar instalar praticamente o kde todo,desde o 9.04 tenho usado mis o gnome que a versão com kde e tenho o ubuntu instalado em 3 hds contra 1 com o kde e tem coisas que fazem muita falta no gnome que tem no kde aí eu vou para o kde e resolvo a parada,da para ter uma boa convivência de minha parte entre os 2 ambientes.

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 10:47 pm

    @Anderson Freitas

    Mas ele tem um clone em Qt, do mesmo criador.

    Willian (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 8:55 am

    @anderson freitas, o k9copy também :)
    Meu XFCE 4 está cheio de libs do KDE 4 apenas para utilizar o k9copy…

    Felipe de Almeida (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 4:04 pm

    esta é uma empresa que respeito muito, dedicada e a prova de que software livre pode dar dinheiro e muito,cobra pelo devido suporte. mantem seus softwares a um nível altíssimo,e ainda colaboram em muitos softwares de nichos diferentes como gnome que apesar do uso no próprio red hat, seu foco é desktop.

    infelizmente há muitas mentalidades de crianças dentro de uma comunidade opensource que sempre sob QUALQUER coisa achará uma forma de colocar sua nova teoria da conspiração, já vi até mensagem dizem que a red hat tem táticas “microsoftianas” mostrando infelizmente o nível de alguns usuários que temos no nosso meio.

    critico empresas e tomo cuidado para analisar bem e também gosto de frisar o respeito por atitudes como essas. existe também outras empresas que não são de software livre que também contribuem muito para SL,como a intel que para aqueles que acompanham sabe que eles colaboram e muito para o kernel.

Este post é antigo (2010-09-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.