Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Próximo Ubuntu virá com suporte nativo para iPhones e iPods touch

Ou pelo menos para acesso pelo Nautilus e aproveitamento de parte das capacidades multimídia deles. Segundo a matéria, a versão do Ubuntu a ser lançada am abril “vem com suporte nativo para iPhones/iPods touch. Sim, totalmente plug & play! ;-)”

Da MacMagazine:

A funcionalidade já está habilitada na terceira versão alpha do “Lucid Lynx” (codinome do Ubuntu 10.04) e permite que arquivos sejam gerenciados nos gadgets pelo Nautilus. Com o programa Rythmbox, é possível reproduzir músicas diretamente do iPhone/iPod touch. (via macmagazine.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cc2c (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:23 pm

    Alguem mais tem problema de sincronização com Ipod nano 5 Geração? =/

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:30 pm

    Essa novidade é do Ubuntu ou do Nautilus? Tipo, apenas o Nautilus no Ubuntu terá essa funcionalidade? Acho difícil.

    Algumas vezes as notícias sobre o Ubuntu e suas novas funcionalidades, em verdade, deveriam referenciar funcionalidades novas do software que a implementa, e não da distribuição.

    Willian (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:48 pm

    Para mim não faz diferença mas para o “mítico usuário final” faz :)

    niquel (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:50 pm

    Ótimo. Agora só falta eu comprar um Iphone/Iphod Touch $$$$ :)

    >>> Essa novidade é do Ubuntu ou do Nautilus?

    ISSO. É este tipo de coisa que falta, saber se o suporte é experimental e o Ubuntu adotará, ou se é da FERRAMENTA e o Ubuntu tá “contando vantagem”, quando toda distro que usa GNOME se beneficiará, com esta funcionalidade.

    Quando vocês tiverem novidades sobre recursos interessantes, novas funcionalidades, etc. sobre suas ferramentas, ambientes gráficos e outros softwares favoritos, sintam-se sempre à vontade para enviar para cá, pela URL http://br-linux.org/indicar

    No caso de hoje, a informação que chegou a mim (e via grupos de interesse nos aparelhos em questão) foi a que eu publiquei. Mas eu publicaria com prazer se tivesse vindo algo de vocês 2 sobre funcionalidades novas (essa ou outras) no Nautilus ou no GNOME, por exemplo. Infelizmente não veio, mas estou sempre à disposição.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:49 pm

    Beleza Augusto, eu não estou criticando você ou o BR-Linux, até porque a notícia é, na verdade, uma referência para uma notícia veiculada em outro site.

    Apenas comentei esse detalhe bastante recorrente em notas de lançamento do Ubuntu e queria saber, da comunidade, qual a opinião dos membros sobre esta situação.

    Minha irmã ganhou um iPod Shuffle Silver 3G.
    Até agora não consegui um programa que sincronize ele.
    Será que agora ele srá beneficiado?

    Diniz (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:12 pm

    É este tipo de coisa que falta, saber se o suporte é experimental e o Ubuntu adotará, ou se é da FERRAMENTA e o Ubuntu tá “contando vantagem”, quando toda distro que usa GNOME se beneficiará, com esta funcionalidade.

    Não tenho conhecimento na área mas acredito que isso seja marketing. Em momento nenhum li que foi a Canonical que criou isso ou que só o ubuntu possui tal suporte, apenas que ela adotará isso em sua distro. Se outras poderão ter esse recurso elas que divulguem da forma que acharem conveniente.

    Não vejo demérito ou aproveitamento ao se fazer esse tipo de notícia.

    @Augusto

    A critica não foi a você, as sim as outras fontes de notícia mais “leigas” em Linux, que insistem em fazer a referencia “Linux = Ubuntu”
    ;)

    suhanko (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:43 pm

    A notícia apenas fala sobre o teste que foi feito no alfa. Não importa a origem do recurso, mas sim que o linux tem ou terá suporte.

    Ironmaníaco, não me parece ter sido o caso desta notícia, que foi bem específica sobre o Ubuntu. De qualquer forma o convite está de pé, envie para cá material com o grau de detalhamento e especificidade que julgar adequado, e será um prazer divulgá-lo.

    Cara, Augusto.

    olhei o changelog do Rythmbox, e procurei por Ipod, e tem muuuuuuuuita coisa…faltaria uma filtragem pra dar uma notícia

    http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/sources/rhythmbox/0.12/rhythmbox-0.12.7.changes

    Ótimo! Naquele link do envio tem várias sugestões sobre como você pode editar o texto quando concluir esta filtragem. Será muito bem-vindo.

    Carlos Dionisio (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 5:01 pm

    O legal é ver os usuários das outras distros de condoendo de inveja… eheheh

    “Não, não é só pro Ubuntu, é pro Linux em geral… mimimi…”

    “Isso é pro Nautilus, e não pro Ubuntu… mimimi…”

    “A notícia está errada… buáááá…”

    kkkkkkk

    Tony Stark (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:05 pm

    Tanto o Rythmbox, quanto o Amarok, funcionam perfeitamente no meu tocador mp3 da Phillips (reproduzindo músicas ou adicionando músicas).
    Uso o Mandriva 2010 Powerpack.
    IPod, IPhone, IPad, Inão+sei+oquê, não me fazem nenhuma falta.

    Linux (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:13 pm

    Falem bem, falem mal, mais falem de mim.

    Linux (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:15 pm

    Ops, lugar errado.

    Magno (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:44 pm

    Está notícia não é exatamente uma novidade, mas é muito bom saber que uma grande distribuição Linux está investindo desenvolvimento neste segmento. O Linux é melhor que o MacOS X e assim que esses dispositivos proprietários funcionem no Linux com tranquilidade para o usuário final, teremos uma migração de usuários que não aguentam mais essa guerrinha da Apple de atualizar o iPhone OS, limitando funcionalidades e bloqueando instalação de softwares.

    Além disso, o gtkPod é a base para muitos softwares não-Apple que conseguem administrar o iPhone e o iTouch. Na documentação do projeto há uma série de explicações de como compilar os pacotes para reconhecerem esses aparelhos, mas é tudo muito precário e sem garantias de sucesso. Não é culpa dos desenvolvedores, é falta de recursos mesmo.

    Por fim, gostaria de deixar aqui um post sobre o assunto, que não é tão novo assim, mas é bem interessante:
    http://marcansoft.com/blog/2009/10/iphone-syncing-on-linux/

    Z11x (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 12:48 am

    Se a notícia não é do interesse de vcs, pq se dar ao trabalho de comentar?

    Assim acabo desistindo de ler os comentários, já que dificilmente após o quinto, o assunto ainda é sobre o artigo publicado… :(

    erico (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 2:10 pm

    Olha como disse o @magno o suporte a isso já existe, há pelo menos uns dois anos. O reconhecimento é nativo o rhythmbox reconhece as tags dos arquivos, só não roda o que estiver no formato aac codificado da apple com drm. Acesso via nautilus também é possível, burlando inclusive uma limitação imposta ao windows que diferencia partição para o sistema do aparelho e uma área para armazenamento que funcionaria como pen drive

    A postagem original na verdade não é um release oficial da cannonical, na verdade alguém comentou num fórum que isso é possível no lynx, depois alguém fez uma postagem, só isso.

Este post é antigo (2010-03-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.