Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Player livre VLC aprovado pela Apple para o iPad

A Apple exerce controle estrito sobre quais softwares podem ser incluídos na sua App Store, e consta que um dos critérios de rejeição é duplicar funcionalidades dos softwares da própria Apple incluídos nos aparelhos.

Mas quem já usou o software livre VLC e também já esteve exposto ao iTunes da Apple para exibir vídeos sabe que as diferenças de funcionalidades são grandes, começando pelo suporte a formatos variados.

Por essa razão, achei bem interessante a notícia publicada pela Info de que a Apple aprovou a versão do VLC para o seu tablet iPad, o que certamente significa que, graças a um software livre, seus usuários poderão assistir suas coleções de vídeos com bem menos necessidade de conversões e adaptações para se adequar a exigências restritivas do player default da plataforma. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 3:02 pm

    Facam suas apostas.. qnt tempo pro Richard Stallman implicar falando q a appstore nao eh compativel com a gpl e q é ilegal ter o vlc (de graca) la?

    devnull (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 3:05 pm

    E assim, mais uma vez, o Software Livre é usado para consertar uma deficiência de um produto proprietário…

    PS: o VLC é excelente.

    @Rodrigo, se eles fizerem modificações e não disponibilizarem o source (ou ao menos um link de onde obter) ao usuário que fizer o download do programa, o Stallman poderá sim reclamar. Creio que não poderá fazer mais que isso, já que o direito do código é dos autores do VLC e não do Stallman, mas reclamar e dizer que está errado (pô, ele que inventou a GPL!), ele pode.

    O VLC é certamente um dos softwares livres mais completos e superior aos concorrentes proprietários que eu mais gosto. Outro é o ffmpeg (não tanto o programa, mas o conjunto de bibliotecas libav*).

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 3:27 pm

    Muito bom liberarem o VLC para os cordeirinhos poderem usar,mais acho que os cordeirinhos ainda não estã satisfeitos e querem mais!

    @Rodrigo

    Não creio que a Apple vá fazer modificações na versão usada do VLC.

    Se for isso mesmo, eles não precisam dispor do código fonte, já que este já está disponível no mantenedor do próprio VLC.

    Agora se rolar modificação, ai sim, a Apple pode ser reclamada, já que desrespeitar licenças é algo que a Apple, mais do que ninguém, deve evitar.

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 5:34 pm

    Por essas e outras, a Mac se tornar para mim um problema, espero que consiga um Imac Linux/compativel(não confio tanto no Leopard)!

    OpenSUSE/ KDE 4.5 – Brasilia!!

    Enquanto isso, uma versão do VLC para o Android parece demorar séculos…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 11:40 pm

    @hamacker

    A de Symbian já foi abandonada faz anos… Vamos ver agora para o Android.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 22/09/2010 às 8:10 pm

    Usuários do Mac usam VLC a séculos. A política da Apple em relação ao Software Livre segue o esquema de sugar no que for bom e contribuir com pouco, assim bem escondidinho, no site de desenvolvedores.

    @bebeto_maya, isso pq o vlc é melhor que o player q a apple desenvolve.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 22/09/2010 às 10:03 pm

    @tenchi,

    Apesar de terem me moderado negativamente, eu me referi a isto

    http://br-linux.org/2010/fsf-x-apple-store-contra-a-distribuicao-de-port-do-gnu-go-para-iphone/

    Neste caso a apple retirou o software da store nao pq ela eh contra freesoftware ou outra coisa, pq simplesmente nao tem beneficio pra ela brigar com a fsf, muito menos mudar a forma de funcionamento da applestore por causa de um unico software…

    Nao vejo onde o vlc eh diferente do q aconteceu com o gnu-go

Este post é antigo (2010-09-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.