Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os novos tempos e o velho problema da falta de mão de obra qualificada

Enviado por Jackson Laskoski (jackson_laskoskiΘyahoo·com·br):

“Todo mundo que trabalha com TI, especialmente em cargos de gerência ou gestão de equipes, sabe que a falta de mão de obra qualificada é um problema crônico e cada vez mais complicado de ser resolvido. Com a economia em crescimento no Brasil, todos os setores estão em busca desesperada por profissionais, mas, sem nenhum exagero, a área da Tecnologia da Informação é a que mais carência apresenta. E nunca foi tão difícil encontrar profissionais com experiência, formação e qualificação.

As causas para esta escassez de mão de obra são as mais variadas, mas a mais evidente apontada por especialistas é a discrepância entre a formação acadêmica proposta por universidades de todo o país e a realidade mercadológica. O mais comum são profissionais formados em cima de tecnologias e visões que não são coerentes com as práticas do mercado de trabalho. Além disso, nos últimos anos, o setor cresceu num ritmo muito maior do que o da formação de profissionais.

Só para se ter uma idéia, estima-se que até 2014 haverá um déficit de 800 mil profissionais na área de TI. Cerca de 86% deles para área de desenvolvimento e análise de sistemas. Mas na prática, já faltam muitos profissionais em todas as áreas da TI (de analista de suporte a engenheiro de soluções). Empresas pagam salários de até R$ 15.000,00 para gerentes de projetos em TI e montam escritórios dentro de grandes universidades para ajudar na formação de profissionais de acordo com a demanda do mercado. Você procura uma boa colocação? Então é hora de se qualificar de forma continuada! ;)” [referência: jack.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adriana Torres (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 12:38 pm

    Existe um outro problema não abordado aqui: a visão curta e medíocre de muitas empresas que não conseguem enxergar dois mercados abundantes em mão de obra qualificada:

    - jovens que resolveram se dedicar mais aos estudos e tem pouca ou quase nenhuma experiência além de estágios;

    - profissionais sêniores altamente qualificados mas que passaram dos 40 anos.

    Faço um trabalho voluntário de apoio a profissionais a partir de um certo nível de qualificação (carentes e não qualificados já tem projetos demais ajudando) mas que estão tendo dificuldades na recolocação por diversos motivos (muitos anos como empreendedor, falta de experiência, excesso de experiência, etc) e sei que estou falando um fato concreto.

    Que os recrutadores abram suas mentes antes que o Brasil pare, não por falta de mão de obra, mas por burrice mesmo.

    A maioria busca um profissional com no mínimo 5 anos de experiência, graduado e pós-graduado, com inglês fluente e até 35 anos. Me diga: são realmente esses pontos que definem o bom profissional?

    Fica o comentário para reflexão dos participantes…

    Abrs

    Lewis (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 12:42 pm

    Gerente de projetos de 15k?
    Falta gente?
    LENDA!!!
    Meu amigo ficou 6 meses desempregado procurando vagas, tendo ITIL e PMP.

    As empresas que andam pagando uma miséria.

    Bruno (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 12:54 pm

    Para quem está entrando na onda do desenvolvimento e começou a faculdade agora, é um dado interessante e ao mesmo tempo preocupante. É ótimo que a área esteja em crescimento, mas o que de mais vital têm faltado às faculdades de TI? Como o estudante pode se preparar e reduzir (ou até anular) essa discrepância?

    Yamashiro (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:06 pm

    Aí, @Lewis, é a mais pura verdade!

    Tenho experiência de 5 anos como programador Delphi/PHP/Python e trabalho com linux a mais não sei quantos…

    Mandei meu currículo pra mais de 20 empresas. Nenhuma retornou!!

    Não tenho todos os canudos a não ser o canudo da Graduação, e mesmo assim os caras parece que não confiam. Querem coisa demais e a maioria das vezes as exigências dos cargos são absurdas.

    Acho que o negócio não está assim tão bom quanto o pessoal fala não.

    André (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:11 pm

    Balela.

    Falam isso, mas canso de ficar enojado com empresas que clamam, por exemplo, por ARQUITETOS RECÉM FORMADOS para trabalhar…

    Querem sempre o mais barato, colocam gerentes mais pela amizade ou pela aparência em equipes de pessoas despreparadas por inexperiência ou ignorância, não pagam treinamentos, e quando o projeto naufraga, é porque falta mão de obra qualificada…

    E quando tem, quer pagar 2K mês…

    renato (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:12 pm

    @Adriana Torres

    Concordo plenamente. E o pior, as empresas exigem esse tipo de currículo e quando encontram ainda não querem pagar o salário de mercado… ai fica realmente difícil contratar.

    devnull (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:14 pm

    Burocratas falando mal de técnicos é absolutamente normal, mas é engraçado ver a terminologia empregada: “tecnologias e visões que não são coerentes com as práticas do mercado”, parece que querem que as universidades larguem a teoria e ensinem a fazer gambiarras?

    De qualquer forma, o empresário típico sonha com um super-funcionário que aceite trabalhar 16 horas por dia por um prato de comida… Se não consegue encontrar, “falta mão-de-obra qualificada”, mimimi…

    jose da silva (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:18 pm

    15K para gerente de projeto é lenda ..
    Pelo menos aqui em Curitiba , Eu tenho 20 anos de esperiencia na area de TI. E mestrado na area de gestão de projetos.
    Esse mes me chamaram para 3 entrevista.. quando pedi 12mil de salario
    o recrutador quase caiu da cadeira.

    Querem pagar no maximo 6.000 reias e olhe la ..
    para desenvolvedor senior 4.500 ta no limite..

    a não ser que em SP seja diferente.. mas aqui em curitiba
    isso não é a realidade

    Aldrey Galindo (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:22 pm

    Acho que realmente falta visão das empresas. A maioria das empresas hoje em dia começam do dia para a noite e já querem o profissional formado com X, Y e Z de certificação, mais K anos de experiência, etc. O que acontece? As pessoas que vão preencher aquela vaga dele são de outras empresas, eles vão tirar eles de onde estão, quando oferecem boas condições de trabalho, claro.
    A questão é o “vazio” que vai ficando e ninguém mais quer custear a capacitação dos profissionais, a não ser grandes empresas.
    Onde está o problema? Está no “vazio” dos profissionais, que não são mais criados nas empresas, só são “sugados” de outros locais.
    Vale também lembrar que não temos lá essas ofertas disponíveis. Querem grandes qualificações onde não oferecem boas condições. Muito fácil dizer que falta capacitação, sem formar ou compensar quando encontra quem tem.

    Fabio Slenio (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:42 pm

    Eu vi uma reportagem sobre este tema no Jornal da Globo e foi dado o ponto de vista das empresas, para mim muitas delas são alienadas quanto a busca por um profissional.

    Mas e a visão dos profissionais, foi vista? não, o que acontece é que a área de TI é muito dinâmica, há milhões de ferramentas, soluções, certificações, competências, habilidades, etc, etc.

    Para mim o que acontece é que as empresas querem achar como num passe de mágica um profissional que atenda a todas as suas necessidades, e em menos de 1 semana o profissional esteja adaptado a todas suas necessidades, conhecimentos, estrutura, e por ai vai.

    O que as empresas tem que entender é que suas ferramentas, programas, soluções nunca serão identicas a soluções encontradas em outras empresas, sendo assim é normal que a lista de exigências que essas empresas postam em sites de empregos não tenham pessoas qualificadas para todas as ferramentas e processos que ela deseja.

    O que as empresas não veem é que a maior parte dos profissionais terá sim que se adaptar as suas soluções, estudá-las e se conhecer na estrutura atual. Ela tem que dar treinamentos sim, se quiser uma adaptação mais rápida, ela também tem que entender que o perfil das pessoas que trabalham em TI é auto-didata, investigativo, e muitas vezes o profissional tem o “conceito” da coisa, ou seja, se você tem o conceito de backup, você mexe com qualquer ferramenta de backup, só que terá um tempo para se adaptar a uma outra ferramenta.

    Falta profissionais qualificados por varios problemas, primeiro, uma pessoa faz um curso de administração, ele esta apto a ser um administrador de uma empresa. Na área de informatica, você faz o curso superior, varios cursos de qualificação, tira certificações, lê todos os dias materias sobre a sua área para não ficar desatualizado, e as empresas ainda acham pouco. Salario de 15k é lenda, aqui em BH inicio de carreira é 800-1000R$, ninguém esta querendo fazer faculdade, se especializar pra ganhar menos que vendedor de loja de departamentos, quem esta na área é por vocação mesmo. Outro problema é que raramente o ambiente de uma empresa é igual a de outra, em uma empresa tem “n” softwares e “n” hardwares, em outra empresa tem “y”, não tem como um profissional ser experiente em tudo que tem no mercado, ela tem que se adaptar e pegar o profissional mais qualificado e treinar ele no que faltar, com um bom profissional isso não é dificil. O mercado com ecasses de pessoal tinha que aumentar salarios, e diminuir exigencias, essa é a regra de mercado, porém na informatica não funciona assim.

    Fellipe (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:46 pm

    Amigos, vamos parar que essa bobeira de sempre falar que falta mão de obra qualificada! Meu pai já dizia há anos.. as empresas têm os funcionários que ela paga para ter. Quer ter um Gerente de Projeto por míseros 2k? Então não reclame. O que falta é empresas pagarem bem os funcionários. Eu por exemplo, todas as ofertas que me enchem a caixa de entrada com a expressão: Envie CV com “pretensão salarial”! eu excluo.. é indício – com 99,99% de certeza – que haverá leilão de profissionais, o mais barato entra… então, evito esse tipo de empresas.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 1:49 pm

    Esse dado é engraçado. Pedem um cara que saque de BD, PHP, Ruby, .NET, o caçamba-a-quatro por 8 horas. Salário? 600 – 700 reais.
    Claro que assim vai faltar profissional…

    robsonpc (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 2:06 pm

    Aqui em Curitiba só existe vagas na area de desenvolvimento e pagando pouco. Suporte pagam $800 a $1.000,00!!! As empresas querem o cara pronto com varios cursos e que garantam o minimo de custos com os funcionarios. Nao investem nos mesmos e esperam que agente se auto especialize em algo totalmente inacessivel para quem não está nesse mercado.

    wagner (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 2:32 pm

    concordo com a adriana torres, sou paulistano e fui empreendedor ate janeiro de 2010, em maceio, fiquei la por 8 anos, trabalhando na area de T.I, voltei para são paulo, minha esposa é analista de sistemas,e ela foi recolocada exatamente a um mes, eu ainda estou procurando e nao obtive sucesso, tenho 22 anos de experiencia na area de tecnologia, pois no meu caso o agravante são o de praxe a idade e eu necessito de cuidado especial para me locomover,ou seja as empresas de recolocação, não estão “aptas”, para lhe dar com certas situações, normalmente o que elas estão “aptas” são a exploração de salarios, pois tem muitos “profissionais” que se sujeita a ganhar seus 2K, e trabalhar por mais de 10 horas por dia.

    Lucas (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 2:52 pm

    Lenda²

    Lucas (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 2:52 pm

    Pra mim isso é estratégia das empresas pra tentar inflar o setor e poder pagar quase nada

    self_liar (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 3:09 pm

    Falta de qualificação sempre vai existir neste sistema .Isso acontece porque o desenvolvimento tecnológico não acompanha a educação das pessoas e nem ha investimentos nisso. A sociedade apoia uma tecnologia sem saber dos seus prós e contras e ai quando ela é adotada ,aparece estes buracos na sociedade .

    As pessoas devem pensar que a inovação tem que tomar muito cuidade.A inovação não é tudo de bom .Deve ser pensado de quais problemas éticos uma inovação pode trazer .Mas infelizmente a sociedade e as corporações não dão a mínima para isso .As corporaçoes desesperadas para produzir mais dinheiro ,fazem uma inovação que dura 2 anos para continuar com outra inovação que dura mais dois anos e por ai vai .

    A sociedade fica só babando e não entende os impactos tecnologicos do mundo.

    Mas no fundo,não espero nada deste sistema .Ele é falho. Sonhos de “profissionalismo” ,”sucesso” são castelos de areias tolos que os patrões usam para escravizar ainda mais os seus patrões.

    Lembre-se que no sistema de hoje , nós somos utilizados como uma ferramenta sem vida .E esse é o destino de todos que apoiam este sistema.

    Primeiro porque, o trabalho não garante que os trabalhadores consigam independencia tecnológica e se livre dos trabalhos forçados .Ele nunca poderá trabalhar menos e colocar a tecnologia em seu lugar.Somente o patrão pode fazer isso .

    Segundo é que o sistema de trabalho de hoje condena todos a morte e não a independencia ,pois a tecnologia fica toda com o patrão e não com os trabalhadores. Então podemos dizer que cada vez mais que o patrão evolui a tecnologia ,ele elimina pessoas .As pessoas que estão hoje estão lá porque os patrões precisam deles .Mas um dia que a tecnologia for substituir eles , os patrões não farão questão de chutar vocês .E isso é um circulo vicioso.

    Enquanto isso o patrão usa brainwashes como o “sucesso” ,”profissionalismo” ,”certificaçoes” e tudo mais.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 3:53 pm

    A Adriana Torres disse tudo.
    Enquanto as empresas brasileiras não sairem de sua mentalidade provinciana e medieval e não não se reinventarem em todas as áreas, do administrativo ao operacional, adotando melhores práticas – e, naturalmente, pagando salários justos, não seremos mais do que um mero mercado consumidor de tecnologia.

    Ronin (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 4:12 pm

    As causas para esta escassez são falta de critério para escolha de candidatos, inexistência de treinamento , precariedade do ambiente de trabalho , baixos salários e alta rotatividade de funcionários.
    E a cada ano que passa parece que está ficando pior, até chegarmos a um ponto de ruptura(empresas falindo por falta de mão de obra) ou vamos chegar a padroẽs chineses de condições de trabalho.

    Ricardo (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 4:53 pm

    As empresas estão próximas da melhor situação possível para elas dentro das regras atuais do mercado de trabalho. Mão de obra formalmente – bem ou mal – qualificada em abundância e salários no limite da redução possível (pouco acima do mínimo). Além disso, todas das gambiarras possíveis e imagináveis dentro da CLT para reduzir custos já são praticadas. Muitas não seguram um profissional dentro da empresa nem cinco minutos a mais do que o necessário para um projeto e, com ele, vai-se embora o conhecimento técnico e cultural da empresa. São burros? Bem, eu não tenho certeza, eles sabem perfeitamente disto, mas, por algum motivo, julgam recompensadoras essas práticas. Devem ter suas razões.

    O próximo passo é a flexibilização da CLT pelas vias institucionais, e daí, meus jovens, salve-se quem puder.. Vai ser barbárie!

    edd (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 5:42 pm

    Comece mudando a cabeça desse povo de rh que nos contrata.
    Eles não tem noção do que é a área de tecnologia.
    Se o empregador pedir um profissional pra mexer com Oracle 10g, se o cara disser que trabalhou com o 9i já é limado do processo de seleção.
    Parece brincadeira mas é mais ou menos por aí que a banda toca.

    henry.alberto (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 6:05 pm

    kkkk, isso mesmo, se qualifique. Mesmo que a noticia seja verdade,
    mesmo que haja este tanto de profissionais, isso somente gerará uma bolha. Eu aposto mto mais no mercado de metalurgia do que no de TI para 20 anos. Mão de obra qualificada que queira aceitar trabalhar por “milão”, é o que estão dizendo. Vide subcontratadas da ibm aqui em hortolandia, cujos gerentes meus colegas dizem que não sabem mta coisa alem de falar ingles e puxar a descarga do banheiro, ganhando 3k, bem longe dos 15k. Ah tah, é ATE QUINZE MIL. “Até 15″ é um intervalo com 14 possibilidades “redondas”.
    Realmente, existe uma necessidade mto grande de mão de obra qualificada para concorrer com a india e o méxico neste quesito de outsourcing. Mas que seja escrava, submissa, ganhando pouco e com GRANDES conhecimentos. E nada melhor do que abaixar os salarios do que aumentar as fornadas de formandos.

    realmente, é a mesma coisa do fulano que entra na faculdade de direito por ter alergia cronica de matemáticas, e com o pensamento “eu sei falar bem, vou virar juiz”. Pobre coitado.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 7:47 pm

    Nem tem muito o que acrescentar.
    Concordo que um dos maiores problemas de nossa área é que o profissional de TI é visto como custo, como gasto, que não compensa investir no profissional.

    As empresas querem contratar programadores seniores a 3k mês. Investem rios em tecnologias que prometem que os programadores podem ser substituídos por macacos treinados. Mas nunca investem nos profissionais.

    Resultado? É o que vemos hoje. Alem do salario ser muito baixo para as exigências. Hoje o mercado é tomado por pogadores. E o índice de insucesso dos projetos é altíssima.

    andherson (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 8:10 pm

    Quanto aos 15 mil, já vi gerente de projeto ganhar até mais.
    Acho que se você quer ganhar bem, você deve mostrar que vale o que está pedindo, querer entrar numa empresa exigindo um salario alto e fazendo algo que muitos podem fazer é querer demais. Exclusividade é o que as empresas querem, se mostrar que vale o que está pedindo, com certeza vai conseguir, mesmo que em outra empresa.

    Renyer (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 9:49 pm

    As empresas não estão preparadas. 15 mil reais? Como falaram, isso é lenda!

    Outra coisa que ninguém fala: o custo da formação. Se não for, com todo respeito, “filhinho de papai rico ou mamãe”, não vai conseguir levar uma faculdade. Não estou falando das privadas, estou falando das federais!

    Paul (usuário não registrado) em 13/08/2010 às 11:07 pm

    O título deveria ser “Os novos tempos e o velho problema da falta de mão de obra barata”.

    Paulo (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 12:00 am

    Cara, no interior de SP este negócio de 15 mil para GP é pura lenda. Se conseguir 6 ou 7 mil pode soltar rojão.

    Buenas!

    Bem galera, antes de qualquer coisa, fico feliz que o post tenha gerado discussão e reflexão sobre o assunto. No entanto, vamos a alguns esclarecimentos e detalhes importantes antes de tirarmos conclusões que podem ser precipitadas.

    1) Os dados do post não foram inventados. Foram tirados de uma pesquisa encomendada por algumas instituições que representam o comércio e a indústria e divulgados em reportagem numa TV aberta (um dos vídeos pode ser visto na fonte do post);

    2) A estatística específica da falta de mão de obra EFETIVAMENTE qualificada, na casa dos 800 mil profissionais até 2014, é em nível mundial e foi divulgada pela união européia. Logo são fatos e dados e não uma especulação para inflar uma eventual bolha (pelo menos não há motivos para se duvidar dos números divulgados por empresas sérias e reconhecidas de pesquisa);

    3) Quando as estatísticas apontam para “mão de obra qualificada” está se referindo a competência. Existem muitas definições sobre competência (não tenho a menor pretensão de discutir o termo), mas em geral entende-se que um profissional é competente a partir do momento em que possui formação acadêmica que lhe proporcione o conhecimento teórico e técnico necessário (dentro de uma evolução constante) e a prática mercadológica. Nem todo profissional com PMI é um bom gerente de projetos na área de TI, por exemplo… A maioria das grandes corporações pedem além de uma eventual certificação PMI, outras certificações complementares pra assumir um cargo de gerente de projetos na área de TI (como ITIL, Cobit, Coso, ISO 27000, etc…) e cases de projetos IMPORTANTES e de SUCESSO (experiência mercadológica comprovada);

    4) Obviamente que cada cidade possui sua realidade regional no que se refere ao mercado de trabalho e a política salarial. Outras questões tb são importantes e precisam ser levadas em conta neste tipo de proposta de trabalho, como o modelo contratual. Pleitear um emprego com CLT é muito mais complicado que um emprego via PJ/FLEX (pele menos com valores mais altos);

    5) Pra finalizar, com relação ao número que tantos comentários causou, os R$ 15.000,00, acreditem, isso NÃO É LENDA. Empresas do setor procuram gestores de projetos com as características e competências citadas no item 3 e oferecem salários nesta faixa. Posso falar por conhecimento de causa, já que tenho amigos em grandes companhias (principalmente no setor de telecom) que ganham isso trabalhando aqui no Brasil (Rio e SP). Lembrem-se que o post não cita qual o tamanho ou segmento de empresas que tem este tipo de vaga em aberto. A própria reportagem que deu origem ao post não cita diretamente as empresas (até por questões óbvias). Concordo que a nossa área está mesmo prostituída em alguns segmentos e principalmente em empresas de pequeno e médio porte, que não tem discernimento para separar o joio do trigo (o profissional “barato” do bom profissional), mas isso não significa que seja uma máxima em todos os segmentos e tamanhos de empresas.

    Enfim, não quero criar aqui um flamer, ao contrário. A ideia foi apenas explicar alguns pontos que precisam ser levados em conta antes de qualquer tipo de formação de opinião. Por fim, obviamente que não existem centenas de empregos que pagam 15mil “dando sopa”… Este dado foi abordado para ilustrar a quanto pode chegar uma vaga no setor e não que todas as vagas estão pagando pelo menos isso no mercado! ;)

    Abraços a todos!
    Jack

    Paul (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 12:16 am

    Jack, na Europa, realmente faltam pessoas na área. Mas no Brasil, falta mesmo é vergonha na cara de boa parte das empresas.

    Eu trabalho na IBM, via gambis (clt via consultoria), e já trabalhei na EDS. Quase todos os projetos tem 80% de estagiários, e pagam apenas 2 ou 3 recursos sêniors ou plenos para fazerem algo decente. A rotatividade é grande, e ninguém liga pra isso.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 12:31 am

    Isso é piada!
    Falta qualificação das empresas! Não oferecem um salário decente, nem boas condições de trabalho, e vem com essa palhaçada que falta mão-obra qualificada!
    O que eu vejo na minha frente é muito profissional qualificado e muita empresa desqualificada!

    self_liar (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 12:35 am

    Como já expliquei acima sempre haverá falta de mão de obra qualificada. Enquanto a sociedade não gerenciar inovações com educação e ética sempre existirá problemas.

    Devemos lembrar que as corporações não querem dar dinheiro para ninguém .Elas dão dinheiro para vocês porque vocês são necessários para elas manterem o status quo e o ritmo de dinheiro crescente.

    Mas a partir do dia que vocês não forem mais necessários ,elas darão um chute em vocês e colocarão vocês em uma fábrica da china.

    Crescimento populacional é bom para as corporações porque faz com que as pessoas se vendam por pouco para sobreviver ,assim é possivel manter pessoas escravas como na China por exemplo.

    E segundo ,que nós investimos nosso grande tempo e dinheiro tudo vai cada vez mais concetrado .Inclusive a concentração de renda aumenta cada vez mais .E isso demonstra que não estamos caminhando para a independencia ,mas sim para a escravidão. Eles fazem tudo em cima de nós ,e eles ficam com tudo.

    Temos que acabar com o sistema piramidal de trabalho,onde o topo fica com tudo,mas é a base que faz tudo.Senão todos nós seremos descartados pelas corporações algum dia. No fim só vai ficar elas com todas as riquezas que a sociedade produziu para ela.

    Acredito que a mudança no trabalho depende das pessoas mudarem o jeito de produção e trabalhos das coisas. Se indignar somente ,não vai mudar muito.

    Bremm (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 2:51 am

    Como já disseram acima, não é possível adquirir mão-de-obra de 1º mundo pagando salário de 3º mundo.

    Se a empresa tem matriz no exterior, há evasão de divisas. Se a empresa é 100% nacional, a desculpa recai toda nos encargos gerados pelo vínculo empregatício. Se o camarada vai trabalhar como terceirizado, não possui estabilidade no emprego e ainda precisa cumprir horário como se fosse um funcionário normal. A empresa escapa dos encargos, mas o terceirizado não.

    Ao brasileiro, de um modo geral, falta seriedade e sobra ganância. Gerson tinha razão.

    Paulino Michelazzo (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 2:57 am

    Não vou discutir salários e oportunidades de vagas pois este assunto, para mim, já está mais que batido.

    Mas Adriana, fiquei chateado. O que tem contra nós, quarentões (ou quase lá)? Será que ainda “não damos para o gasto”?

    Não acredito que um “garoto”, com raríssimas excessões, seja capaz de entrar numa sala de um diretor de TI de uma grande empresa e discutir escopo de projeto, ponto de função ou ainda como as coisas não estão andando porque a equipe dele é ineficiente ou está jogando contra. Será que tem a “manha” para tal? Será que tem a habilidade interpessoal para fazer isso? Eu honestamente discordo baseado principalmente nos meus anos de experiência na área e nas minhas dezenas de salas de diretoria onde muitas vezes, passava períodos completos argumentando e mostrando que “o buraco é mais embaixo”.

    Posso até estar começando a ficar de cabelos brancos mas ainda tem lenha para queimar :)

    Abs

    Thomaz (usuário não registrado) em 14/08/2010 às 4:45 am

    Falta de mão de obra não existe, o que existe é a “tosquisse” dos empregadores. Depois que descobri que emails do hotmail em CV contam pra eliminar o candidato não duvido mais de nada neste mundo.

Este post é antigo (2010-08-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.