Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ONU pede tratado para evitar uma ‘guerra na internet’

Não sei quais são as ressalvas às quais o irmão mais velho do Nicholas Negroponte se refere no último parágrafo do trecho da notícia do G1 que reproduzi abaixo, mas também tenho as minhas, com base na experiência da predecessora da ONU que também tentou evitar guerras por meio de tratados prévios.

Mesmo tratados considerados bem-sucedidos para banir armas ou métodos de guerrear às vezes têm eficácia limitada – e quando se trata de uma arma que os não-signatários, mesmo pequeninos, possam apontar com sucesso até mesmo para os maiores signatários, o que esperar?

De qualquer forma, lidar com o assunto de modo multilateral deve ser positivo. Segue trecho da notícia do G1:

O mundo precisa de um tratado para se defender dos ciberataques antes que eles se transformem em uma ciberguerra ou guerra na internet, declarou neste sábado (30) no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o chefe da agência de telecomunicações da ONU, Hamadoun Touré.

Os ataques contra o Google, ocorridos na China segundo o próprio site de busca norte-americano, entraram na pauta de discussões do Fórum Econômico Mundial, que termina neste domingo na estação de esqui dos Alpes suíços.

Sobre o tema, o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, disse que o risco de um conflito entre dois países através da internet aumenta a cada ano.

Com essa situação, Touré propôs um tratado no qual as partes se comprometam a não lançar um primeiro “ciberataque” contra outra.

“Uma ciberguerra seria pior que um tsunami, uma catástrofe”, declarou Touré.

O acordo internacional “seria parecido com um tratado de guerra antes de uma guerra”, acrescentou.

Entretanto, John Negroponte, ex-diretor da Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) durante a administração de George W. Bush, disse que os serviços secretos das potências mundiais seriam os primeiros a “fazerem ressalvas” a essa idéia. (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 10:39 am

    Como se a China, Coréia, Irã, etc fossem aceitar tais tratados ….. E mesmo países como os Estados Unidos aceitariam, mas permaneceriam com suas ações ocultas de invasão … alguém duvida?

    Quando eles vão aprender que tratados não funcionam na rede?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 12:14 pm

    Se bem que uma contra o império do mal não seria uma má idéia, talvez ficando sem comunicação baixasse o facho deles em fazer guerra mundo afora, afinal não é nenhuma bomba h…

    Conspiração (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 12:45 pm

    estão querendo usar o “suposto ataque ao Google pela China”, para por barreiras na internet, através desse “tratado” e mt outras coisas que vão querer “ditar”, quem conhece a verdadeira ONU, sabe do que estou falando. dps que vi o DVD dos Illuminatis, minha vida nunca mais foi a msm.

    niquel (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 1:53 pm

    segurança na internet? Só se desligar o computador…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 2:40 pm

    Demorou!
    Cada vez mais nós estamos ficando dependentes da internet e outras redes, cirurgia hoje podem ser feitas e acompanhadas a distância. Ideologias políticas são propagadas e vetadas pela internet. E alguns países vem tentando controlar a informação na marra para que só sejam publicados na internet o que lhes convém.

    Sim sou a favor de um tratado não só na internet, mas um tratado de informação digital como um todo e considero louvável a iniciativa da ONU.

    “Informação é poder”: não vamos deixar que tomem este poder inadivertidamente da gente.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 3:41 pm

    O problema é que esse tratado pode ser bom ,mas ao mesmo tempo não é bom a longo prazo.

    Retirar o poder dos governos e dar esses poderes a ONU deixa a situação ainda mais sensível e manipulável pois tira o direito dos cidadãos de seu país decidirem de alguma maneira democrática o que fazer com a internet.

    E acreditem em mim ,a ONU é muito sensivel .Se um governo de um país já pode ser manipulado ,imagine a ONU ,que é um governo mundial sem decisão popular.

    E falo a verdade , quem controla a ONU é os Estados Unidos .Através do seu Imperialismo ,ele pode forçar indiretamente os outros países escravos a votarem em seu favor .

    Bremm (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 5:57 pm

    ONU = Organização Norteamericana Unida

    Isso só aconteceu porque a China fez sacanagem com o Google, pois se fosse o contrário (o governo dos EUA contra alguma corporação chinesa) seria para “manter a soberania e a paz”.

    Se o Google não está satisfeito com a China, bloqueie os IPs de lá, ponha a viola no saco e vá embora. Obviamente ele não faz isso porque ignorar 1,2 bilhões de pessoas com acesso a internet não seria vantajoso para os negócios dele.

    O Google tem o “Complexo de Cérebro”, pois todos as noites só pensa em tentar dominar o mundo. A maldita Inglaterra já tinha esse pensamento arrogante de “O Império onde o Sol nunca se põe”, e agora a pária derivada dela (EUA), segue o mesmíssimo rumo.

    É muito mais fácil encontrar governos sérios e que realmente preocupam-se com a sua própria população em pequenos países europeus como Finlândia, Suécia, Noruega, do que em países maiores de qualquer outra parte do globo como Brasil, Canadá, China, e EUA. Claro que ser menor não significa ser melhor, pois se assim fosse o Vaticano, Lichtenstein e Mônaco seriam locais perfeitos (e mais parecem realidade virtual, pois só tem alta concentração de renda graças a exploração em países pobres).

    anon (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 6:18 pm

    “Uma ciberguerra seria pior que um tsunami, uma catástrofe”, declarou Touré.

    Todo o mundo precisa se unir pra manter malucos como esse fora de qualquer decisão que envolva a Internet ou qualquer outra coisa.

    Nada feito por nenhum governo vai evitar ataques DoS que ocorrem graças:
    -infraestrutura porca, mantida por empresas que nem são de internet(ie. telefone, tvacabo) apoiadas em monopólios criados por governos;
    -usuarios que servem de soldados zombies com ajuda é claro de sistemas mal planejados que fazem pouca ou nenhuma contenção.

    Nem ataques como o mal explicado do google, que fez um bom trabalho em desvia o foco e transformar em uma discurção china vs liberdade de expressão. Em todo caso foi uma falha interna. Alguns dizem que o google mantém canal direto com alguns governos/police pra acesso dados de usuarios sem mandados judiciais. E esse canal foi explorado apos falha em outro lugar.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 9:50 pm

    Não é a primeira vez que ouço falar da china prejudicando a liberdade de informação. Boa parte da população mundial vive lá, é essencial que estas pessoas tenham mais liberdade.

    Outro fator agravante é que não é só a china, tem muito país aí que descaradamente veda muita coisa na internet. Alguns até alegam que é pornografia digital, mas sem cabimento algum.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/02/2010 às 11:31 pm

    Eu acho que existe uma coisa importante que devemos discutir, que é controle da internet pelas entidades .

    Devemos observar que deixar a ONU controlar a internet não é uma boa ideia porque primeiro ela não tem participação popular ,segundo, ela é ainda mais hierarquizada ou seja somente presidentes e altas entidades tomam as decisões e terceiro . um sistema ainda mais centralizado é muito fácil de ser abalado por corporações e entidades com más intenções.

    Eu recomendo que as pessoas não permitam que a ONU tomem medidas por todo mundo e pelo mundo.

    Rubem (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 3:07 pm

    Não concordo…

Este post é antigo (2010-02-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.