Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


odt2braille: Braille no OpenOffice

Uma universidade belga disponibilizou o odt2braille, extensão que oferece suporte a Braille no OpenOffice. Após instalada, a extensão cria um menu “Braille” com opções para traduzir documentos para formatos Braille como o .brf ou .pef, ou enviar o conteúdo para impressoras Braille.

O suporte inclui diversos detalhes, preservando o layout, permitindo a entrada de texto diretamente em Braille se desejado, e até mesmo com suporte a fórmulas e símbolos matemáticos. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 2:42 pm

    Muito bom. Pena uma impressora Braille custar quase um carro zero. Para quem não escreve muito, máquina “manual” ou mesmo a reglete (furo por furo) valem mais a pena.

    Lindrix (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 5:00 pm

    Mesmo assim já ajuda muito, pelo menos para instituições….

    Bremm (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 7:55 pm

    ‘.pef’ até onde eu sabia era RAW de câmera Pentax com JPEG embutido. Jamais imaginei que era uma extensão usada para arquivos de texto em Braille.

    André Caldas (usuário não registrado) em 6/08/2010 às 1:09 am

    A pergunta é: porque é necessário um formato especial para Braille? Dentro do computador, a letra “A” NÃO é composta por 3 riscos. É uma informação em binário. Os 3 riscos é como a informação é apresentada na tela ou na impressora.

    [...] permitindo a entrada de texto diretamente em Braille se desejado [...]

    Como assim? O cara “fura” o teclado?

    [...] enviar o conteúdo para impressoras Braille.

    Como uma solução paliativa, tudo bem… mas a impressora é um serviço do sistema operacional. Não tem que ser suportado pelo aplicativo. Tem que ser suportado pelo sistema. Não conheço os detalhes das impressoras Braille — imagino que sejam como matriciais — mas se as impressoras Braille têm necessidades especiais, essas deveriam ser supridas pelo sistema de impressão. Automaticamente TODOS os aplicativos suportariam Braille.

Este post é antigo (2010-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.