Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum? GNU/Linux.

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘlinux·com):

“A Weta, empresa criadora dos efeitos especiais de Senhor dos Anéis, King Kong e do aclamado Avatar cria seus efeitos especiais usando GNU/Linux, mais especificamente Ubuntu.
Esta semana, durante a Linux Conference Australia, meu colega Dustin Kirland teve a oportunidade de conversar com Paul Gunn, um administrador de sistemas da Weta que contou alguns detalhes interessantes sobre como os ambientes e personagens destes filmes criam vida.” [referência: bloguemos.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 1:29 pm

    O ultimo filme da trilogia de Senhor dos Anéis foi lançado em 2003 e o Ubuntu foi lançado em 2004.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 1:35 pm

    @CarlosCaldas

    Em nenhum momento na notícia fala-se que no Senhor dos Anéis em particular tenha sido usado Ubuntu, na época do Senhor dos Anéis poderia ser outra distribuição, e em seguida devido a popularidade e suporte da canonical terem optado pelo Ubuntu. Guarde as pedras por favor.

    Renan Birck (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 1:41 pm

    Só de curiosidade, queria saber o que eles usaram para criação, visto que o artigo só citou o que eles usavam na renderfarm.

    prolabora (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 2:05 pm

    @renan, so procurar por noticias antigas sobre a criação do filme de pearl harbour. Usaram de tudo um pouco, software livre e proprietários.

    Carlos (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 2:06 pm

    Grande porcaria. A maior parte desses softwares de CGI (como Maya) possuem também uma versão para Windows.

    Ué, o que mais é necessário para criar animações do que um kernel com algunns milhões de linhas em linguagem C? hauahauha

    Ao que parece o Linux quase sempre é usado unicamente como operário nestas grandes produções. Ou seja, as animações são criadas em softwares para Windows ou mesmo Mac e renderizadas em clusters rodando Linux. O que é compreensível, já que é mais fácil montar um cluster de Linux do que de Windows ou Mac (preço de licença unitária). (corro o risco de estar errado. me corrijam se sim)

    Quem dera se usassem para estas grandes produções softwares como blender. Isto certamente ajudaria muito no desenvolvimento deste programa, assim como os dois curtas já produzidos software auxiliaram na melhoria do mesmo.

    Embora já são bastante conhecidos os usos de softwares como cinepaint (fork do gimp) em grandes produções.

    Eu só não achei nenhuma referência “oficial” ao uso de Linux nesta empresa. Achei pelo google algo relacionado à infraestrutura física: http://www.information-management.com/newsletters/avatar_data_processing-10016774-1.html

    Onde diz que rodam Maya e um software da Pixar, mas sem mencionar a plataforma.

    magic (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 2:37 pm

    Sim tem muitas empresas na area de cinema que usam Linux, não eh muita novidade mas é pouco divulgado. Assim como muita gente usa youtube, gmail, meiobit, msn e nem sabe que roda em cima do Linux.

    Benjamim (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 2:54 pm

    Esqueceram de falar que o Avatar foi editado no Ubuntu usando o PITIVI !! :)

    Renan, no meu artigo eu digo: “…assim como 90% dos desktops da Weta, rodam uma instalação de Ubuntu 7.04 Server com alguns pacotes adicionais para facilitar a integração com os desktops” e “O software de renderização é uma variante do usado pela Pixar que roda tanto no cluster quanto nos desktops dos animadores e por isso que o Ubuntu usado por eles é uma mistura de Server com Desktop: os animadores precisam ter um ambiente idêntico – mas em menor escala, claro – ao “render farm” para testes locais antes de enviar para a renderização final.” Ou seja, 90% dos desktops usa Ubuntu.
    E respondendo lá em cima, na época do Senhor dos Aneis usava-se RH.
    Eu sugiro irem ler or artigo completo ou eu vou ter que ficar repetindo o texto aqui :)

    Tenchi, neste caso a animação também é feita e testada em Linux – Ubuntu para ser mais preciso.

    Renan Birck (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 3:10 pm

    @adilson

    ““O software de renderização é uma variante do usado pela Pixar que roda tanto no cluster quanto nos desktops dos animadores e por isso que o Ubuntu usado por eles é uma mistura de Server com Desktop: os animadores precisam ter um ambiente idêntico – mas em menor escala, claro – ao “render farm” para testes locais antes de enviar para a renderização final.” ”

    Mas isso não diz nada sobre o que eles usaram para criar a arte, modelos, texturas etc…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 3:18 pm

    @tenchi:

    Quem dera se usassem para estas grandes produções softwares como blender. Isto certamente ajudaria muito no desenvolvimento deste programa, assim como os dois curtas já produzidos software auxiliaram na melhoria do mesmo.

    Segundo a Wikipedia, o Blender já foi utilizado no filme Homem Aranha 2 e é usado constantemente pela equipe do History Channel.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 5:07 pm

    Não entendi porque moderaram. Embora esteja escrito de forma clara o titulo “O que um orc, um na’vi e um gorila tem em comum? GNU/Linux”

    O primeiro parágrafo do texto do texto cita o UBUNTU.

    ““A Weta, empresa criadora dos efeitos especiais de Senhor dos Anéis, King Kong e do aclamado Avatar cria seus efeitos especiais usando GNU/Linux, MAIS ESPECIFICAMENTE UBUNTU”

    Isso significa que ela UTILIZA O UBUNTU HOJE EM DIA. Posso concluir que ela utilizou Linux para fazer os Filmes citados? NÃO ESTÁ ESCRITO ISSO NO TEXTO. NÃO HOUVE PEDRA ALGUMA.

    Supondo que não utilizou, uma vez que o filme Senhor dos Anéis é anterior ao Ubuntu um Orc não teria nada haver com um Avatar.

    A notícia não está 100% clara, pelo menos pra mim, NÃO HOUVE OFENSAS NEM PEDRAS e NÃO HÁ MOTIVO PARA MODERAR.

    foobob (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 5:27 pm

    A Bullet Physics Engine (a mesma integrada ao Blender) foi usada como base para criar toda a massiva e realista destruição em 2012:

    http://bulletphysics.org/wordpress/?p=132

    Pipeline principal em Hollywood envolve o modelador Maya, o renderizador Renderman da Pixar (ou MentalRay) e Photoshop, claro.

    Mas Linux é usado um bocado e não apenas em renderfarms: também desktops são usados pelos artistas, razão pela qual Maya e Renderman rodam em Linux também. Para esses que usam desktop Linux, um fork do Gimp com profundidade de cores de 32-bits é usada faz tempos:

    http://www.cinepaint.org/

    Blender com certeza também é integrado aos pipelines, mesmo que para tarefas menores. Seu uso só não pode ter muita publicidade para não perderem descontos junto à Adobe e outras.

    Renan, eu não sei destes detalhes infelizmente mas os animadores usam GNU/Linux então eu suponho que quaisquer que sejam os softwares utilizados devem rodar nesta plataforma. Eu não sei se além disso eles usam outra coisa mas o Paul deu a entender que não.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 20/01/2010 às 10:15 pm

    @adilson

    Você supôs errado. Conforme já foi dito, uma coisa é uma Render Farm, outra um software de modelagem. É a mesma coisa que dizer que o NIC.br usa FreeBSD de desktop só por que o DNS raiz do .br roda nesta plataforma. No mundo real, servidores e desktops são coisas completamente diferentes.

    O atenuante é que existem muitos filmes realmente sendo desenvolvidos em Maya pra Linux, desde que o Maya pra Irix foi descontinuado.

    Lucas, não entendi seu argumento.
    A informação que eu tenho é que os animadores usam exatamente a mesma estrutura que o render farm (que na Weta chamam de render wall) para a animação. O Paul Gunn não citou explicitamente mas acho que é uma suposição segura assumir que sim já que ambos os ambioentes são idênticos. O que o leva dizer que minha suposição está errada? Você alguma informação para partilhar?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:57 pm

    @adilson

    Você sabe o que é uma Render Farm? -_-’

    @tenchi,

    As animações não são necessariamente criadas em Windows/Mac e depois renderizadas em clusters com Linux. Hoje em dia eles devem usar mais Linux mesmo, mas antigamente (Star Wars, por exemplo) eles usavam, e ainda usam, as estações Silicon Graphics (SGI) com um OS chamado Irix (pelo nome já dá pra ver que é Unix também).

    Não trabalho nessa área mas já usei SGI no meu trabalho e a grande propaganda deles é essa: estação de trabalho gráfica. Ainda hoje emito superior aos Windows/Mac para a visualização da renderização, mas não muito potente. Então o jeito é renderizar em clusters com Linux. Como estação gráfica e como cluster de renderização já foi usado até as estações Next, do Steve Jobs.

    E não se usa Windows em clusters pq aplicação de alto desempenho NUNCA é desenvolvido pra Windows. Isso é coisa séria e ninguém quer ver depois de dias de processamento que um nó travado derrubou toda a computação. É questão de estabilidade e desempenho juntos.

    Quem se interessar sobre clusters pode dar uma olhada aqui: http://www.top500.org/. É uma estatística dos 500 maiores clusters computacionais do mundo. Apenas 1% deles roda Windows, i.e., em números absolutos 5 clusters (gostaria de saber quem são os malucos, rsrsrs). Quase 90% dos clusters são Linux!

Este post é antigo (2010-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.