Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia disponibiliza material oficial de treinamento em Qt

Enviado por Sandro Andrade (sandroandradeΘkde·org):

“A NOKIA começa a disponibilizar o material das primeiras aulas da série Qt in Education. Cada aula é dividida em duas partes de 45 minutos cada, inclui notas para o professor e exercícios para os estudantes avaliarem seu aprendizado após a aula. Além disso, um exercício prático mais elaborado cobre o conteúdo das quatro aulas disponibilizadas até agora. Todo o material está disponível nos formatos PDF, Open Office e Microsoft Powerpoint.

As aulas podem ser obtidas em:

http://qt.nokia.com/services-partners/qt-in-education/qt-in-education-course-material

e outras seis já estão sendo preparadas.

Sugestões e comentários podem ser postados no fórum do Qt in Education:
http://developer.qt.nokia.com/forums/viewforum/19/” [referência: qt.nokia.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Danilo (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 1:31 pm

    Putz, agora não tenho mais desculpa, tenho que “terminar” de aprener QT, comecei, mas deu um desanimo, agora vou com tudo.(baixando Qtcreator, denovo)

    Tilt (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 1:33 pm

    Uma pergunta bem primária: Quais o pre requisitos para se aprender QT? Tenho vontade de ajudar a criar algo, ainda mais em QT, mas programação não é meu forte.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 1:40 pm

    Única falta ainda para mim é o QT Creator suportar somente C++ .

    Se for adaptado também para Python seria show total. Não é necessário, tem muito editor e IDE interessante para Python, mas seria muito bom.

    Caio César (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 2:23 pm

    @Tilt, acredito que é necessário ter noção em programação, preferencialmente o conhecimento que você vai precisar (não entenda como “ter domínio”, é só uma opinião pessoal, hehehe): algoritmos, programação orientada a objetos e principalmente, linguagem C++.

    Meu forte também não é programação, mas você pode começar com exemplos mais simples em C++ para Qt e ir reunindo materiais de apoio conforme for sentindo a necessidade.

    Se você nunca mexeu com C ou qualquer linguagem similar, vai precisar se acostumar com a sintaxe.

    Danilo (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 2:30 pm

    Lembrando o Qt-doc(pelo menos no arch o nome do pacotes é esse) já vem com exemplos(automaticamente o Qtcreator já vai achar esses exemplos,pelo menos no “rwindows” e no archlinux.).
    Eu tenho que melhorar meu C++, C e java eu sei, mas C++ eu “arranho”.

    Fellype (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 2:47 pm

    Pô! To sem tempo! Gostaria de aprender a fazer algo em Qt mas, devido a outras necessidades, preciso me concentrar em aprender Python. De qualquer forma, já baixei os materiais disponibilizados pela Nokia.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 5:42 pm

    @Webber Jr,
    No material da Nokia tá lá:

    What is Qt?
    ● C++ framework – bindings for other languages
    ● Python, Ruby, C#, etcetera

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 6:10 pm

    @Marcelo

    Eu sei que existe o PyQT e o PySide da própria Nokia, faz pouco tempo.

    Eu estava me referindo a IDE suportar Python. O QT Creator:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Qt_Creator

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 30/06/2010 às 8:50 pm

    Quando eu ministrei uma disciplina de desenvolvimento de software, utilizei o Qt, la nos idos de 2004, ou algo assim. Minha impressão antes do curso era que o curso de Qt servia muito bem para ensinar orientação a objetos, e não o contrário.
    Quem estudou POO em faculdade sabe que, ao final de um curso introdutório de C++ ou Java, os alunos pouco sabem o que é programação orientada a objetos. Eles sabem a linguagem (um pouco, claro), e se viram com esqueletos de programas e funções. Mas basicamente faz-se programação estruturada em C++ e/ou Java.
    Baseado em experiências anteriores, eu creio ser possível aprender Qt ao mesmo tempo em que se aprende os tópicos de C++ mais usados com o Qt. É importante que se tenha uma noção mínima de programação, como variáveis, laços e condicionais, e alguma noção de funções.
    Por incrível que pareça, a pessoa não precisa ser expert em ponteiros: todos os objetos são facilmente alocados em C++, e usando a bilioteca Qt fica ainda mais fácil. É claro que em algum momento você aprenderá sobre chamadas com ponteiros, objetos e /ou referências, mas não precisa no início.

    Dei uma palestra no TcheLinux, que está no Youtube, é só procurar por Qt, TcheLinux e o meu nome. Vou colocar la nas palestras um link para alguma página com minhas aulas, e os slides usados na palestra, se alguém se interessar. Acho que é um bom começo.

Este post é antigo (2010-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.