Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Morimoto anuncia o Guia Windows no Linux: VirtualBox, VMware e Wine

Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘgdhpress·com·br):

“Apesar da enorme variedade de aplicativos disponíveis no Linux, sempre existem situações em que você precisa de algum aplicativo específico, ou precisa usar algum dispositivo que tem drivers apenas para Windows. A solução mais comum para o problema é simplesmente manter uma instalação do Windows em dual-boot e usá-lo quando necessário. O grande problema com essa abordagem é que ela é bastante imprática, já que você precisa fechar todos os programas e reiniciar o micro cada vez que precisa usar alguma coisa no Windows. Outra opção, cada vez mais comum hoje em dia, é usar o Windows dentro de uma máquina virtual. Essa é a opção mais prática para quem precisa executar apenas alguns aplicativos específicos, ou precisa do Windows apenas para testes (como um administrador de redes, que precisa testar todas os recursos da rede tanto no Linux quanto no Windows, ou um desenvolvedor web que precisa testar a visualização das páginas no Explorer) já que você pode rodar o Windows dentro de uma janela, sem precisar reiniciar o micro. Mas enquanto o VMware e outros softwares de virtualização criam um ambiente virtual, que permite executar uma cópia do Windows e rodar os programas sobre ela, o Wine usa uma abordagem mais direta: simplesmente rodar os programas diretamente. Isso é enfatizado pelo próprio nome do projeto, onde o Wine é abreviação de “Wine is not an emulator”, ou seja, “o Wine não é um emulador”.

Leia em: http://www.guiadohardware.net/guias/windows-linux/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ivan (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 1:48 pm

    Certamente, a próxima maquina que eu comprar o Windows só irá executar virtualizado.
    Se bem que por “imprível que careça” , só preciso dele, atualmente, para executar um ou dois sites que só executam dentro do Windows (Bradesco empresas e Global English).

    o (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 1:56 pm

    @Ivan

    Você não precisa do windows para isso. O wine com o IE

    http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Pt/P%C3%A1gina_Inicial

    não resolve ?

    Patola (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 5:40 pm

    O ies4linux tá muito sem atualização. Na minha experiência, o Internet Exploder instalado pelo playonlinux (aptitude install playonlinux) funciona bem melhor. Sugiro usar a versão de desenvolvimento do wine, disponível pelos ppas.

    Ivan (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 8:30 pm

    @ o
    hahahaha
    Cara , você tem minha imensa gratidão, experimentei o IES4LINUX e funfou o suficiente aqui, finalmente não preciso reiniciar, só pra fazer um bendito curso de inglês, nem gastar espaço a mais no HD pra rodar uma maquina virtual só pra isso. :D Linux Wins /

    @Patola obrigado pela dica, vou testar também o playonlinux, pra ver qual dos dois tem o melhor desempenho.

    Depois comento neste post qual eu irei manter.

    Smaug (usuário não registrado) em 6/12/2010 às 9:57 pm

    Saudade do Kurumin…

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:37 pm

    Saudade do Kurumin… (2)

    rsrs, engraçado, mas verdade…

Este post é antigo (2010-12-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.