Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Modem ZTE MF645 3G: Excelente suporte no Linux

Enviado por Ricardo Martiniano da Silva (ricardomartinianoΘgmail·com):

“Recentemente fui obrigado a ir as comprar para trocar meu modem 3G. O meu Huawei E156 já não me agradava, esquentava demais e tinha problemas para acessar alguns sites. Como cliente VIVO desde muito tempo, fui primeiro a loja deles e gostei muito do que vi.

Na vitrine da loja havia dois modems, o MF645 e um Huawei preto. Ambos tinham em suas descrições o suporte a Linux para conexão, sendo que o MF645, da ZTE, ainda especificava os sistemas Linux suportados pela conexão: Ubuntu 8.04, Fedora, entre outros. O Huawei não especificava as distribuições suportadas, portanto resolvi comprar o ZTE, por uma questão de segurança – e para poder xingar a VIVO, no caso do meu Big não conseguir conectar com ele. Pela vitrine e pela iniciativa, ponto positivo para a empresa.” [referência: espacoliberdade.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    wally (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 2:38 pm

    Big? Big Linux?

    Eu tive justamente a experiência contrária.

    Tive um Huawei E156 da Vivo, e no Fedora 11 reconheceu “Out-of-the-box”, não esquentava e permanecia bastante tempo conectado
    (cancelei o plano porque a vivo não zerou minha franquia mensal, e não cumpriu o contrato)

    Um amigo meu tinha um ZTE MF645 com um plano da OI, e vive esquentando e desligando dentro do mesmo linux(Fedora 11 na época).

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 6:29 pm

    Teve um amigo meu que comprou, há algum tempo, um ZTE MF645 da Brasil Telecom. O modem estava estranho no PC dele: no Windows XP, ele tinha que instalar e desinstalar o modem sem reiniciar o computador (eu reiniciei o PC dele sem desinstalar e o modem não quis mais funcionar; só restaurando o sistema é que eu pude instalá-lo de novo).

    Foi a única vez em que alguém implorou para que eu instalasse o Ubuntu num PC. Mas, mesmo com ele instalado, o modem não queria funcionar. Dezenas e dezenas de tutoriais lidos depois, desisti da luta :D

    Já que os comentaristas estão falando das experiências…

    Eu uso um modem Huawei E226 há um ano e 2 meses. Estou usando como SO a versão mais recente do Fedora, a 12. Estava com o problema de conexão caindo desde ontem, mas felizmente já estou no ar agora (como podem constatar).

    Consegui um contato com uma moça do suporte técnico (sim ela não era uma daquelas atendentes de 2º nível, pois agora as de 1º são “bots” com reconhecimento de fala) que me passou uma dica para verificar se o chip GSM da operadora está funcionando e conectando a rede certa: plugar o chip num celular e força o celular a procurar o sinal das operadoras e, claro, escolher a correta. Se não resolveu o meu problema (eu acho que era problema temporário da ERB) pelo menos me mostrou que havia sinal e que o chip estava funcionando (eu até mandei um SMS para verificar o número de “celular” do meu chip 3G).

    Eu uso o NetworkMananger para gerenciar as conexões, já testei todas as operadoras disponíveis aqui no meu pedaço, realmente uma mão na roda esse programinha. De qq forma eu deixo o wvdial configurado, pois ele permite um controle mais preciso das opções do modem e da discagem, já passei por situações onde conseguia conectar só pelo wvdial.

    @Tércio, esse é daquele tipo de modem que precisa configurar o /etc/modprobe.d/?

    @IronManíaco, esse modem têm TV digital, ela pega bem?

    Riser (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 10:47 pm

    @EmanuelSan

    Queria apenas poder facilmente setar um DNS no wvdial, mas ele é limitado e de certa forma não atende minha necessidades satisfatoriamente. =(

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 1:14 am

    @EmanuelSan: é esse mesmo!

    Eu consegui fazer o modem não ser reconhecido mais como pen-drive, mas o wvdial sempre dava mensagem de hungup quando eu tentava me conectar à Internet :(

    @Tércio, fiz a pergunta para o @Ironmaníaco, pois ele conseguiu usar o minimodem e eu gostaria de saber se ele assistiu a TV usando os recursos do SO.

    @Riser, realmente percebo esse problema do wvdial, embora o PPPD receba a informação de DNS ele não atualiza o /etc/resolv.conf, após me conectar eu faço manualmente um:
    cp /etc/resolv.conf-oi /etc/resolv.conf

    mas se vc verificar o /var/run/ppp/resolv.conf, ele estará atualizado. Eu poderia copiar o resolv.conf desse ponto, mas prefiro o meu pré-configurado, pois uso o DNS do Google, deixando ums dos DNS da operadora como 3ª opção.

    william (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 10:43 am

    o kernel do linux suporta o sistema brasileiro de tv digital sim!

    http://dougsland.livejournal.com/103169.html

    nesta página tem até um comentário sobre seu modem.

Este post é antigo (2010-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.