Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Moblin + Maemo (e Qt): Nokia e Intel juntam esforços e criam o MeeGo

Lembra quando, há poucos dias, o presidente da Linux Foundation avisou que estava prestes a ser anunciada uma iniciativa para tratar de forma específica a questão da “mágica” nos dispositivos móveis?

Hoje acordei com a notícia (há um bom tempo em gestação, mas hoje finalmente tornada pública) do MeeGo, que a Intel e a Nokia vão construir sobre a base do que hoje é o Moblin, com o Qt sendo o ambiente de desenvolvimento de aplicações, efetivamente unindo Maemo (a distribuição de Linux hoje usada nos tablets da Nokia e no N900) e Moblin em um novo produto.

E o alvo deste novo produto é justamente os dispositivos móveis e embarcados: computadores de bolso, netbooks, tablets, celulares, media players, TVs conectadas, sistemas veiculares e mais.

A presença do Qt merece destaque, pois existe uma intenção a mais: permitir que seja fácil portar aplicativos entre o novo MeeGo e os futuros aparelhos com Symbian.

Aos amigos que estão há tanto tempo trabalhando em silêncio nisso, desejo a melhor das sortes. Aguardemos para ver como o mercado (o pessoal da “mágica” mencionada lá em cima, mais o Android e outros) vai reagir a esta nova via sendo pavimentada por empresas com bala na agulha. E possivelmente nem teremos que aguardar muito, pois a primeira versão já é aguardada para o próximo trimestre, com os primeiros aparelhos saindo ainda este ano. (via OSNews)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Philippe (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 12:22 pm

    Bola dentro!

    Finalmente estão aprendendo a somar esforços no lugar de dividir. E com os SOs para mobile atuais, é preciso muito esforço pra conseguir convencer que “cabe mais um”

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 1:08 pm

    Eu acho que o uso do QT é uma decisão sábia, pois vai agregar uma legião de programadores, principalmente do projeto KDE entre tantos, sem falar dos beneficios do C++, e seguindo o exemplo da Apple que tem objective-c como sua linguagem de desenvolvimento oficial.
    Acredito muito na iniciativa e pelo jeito os 150 milhoes que a Nokia pagou pela Trolltech foi realmente um troco de pinga, tendo em vista os beneficios que ela pode ter.

    Diniz (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 2:15 pm

    Aluguem me corrija se eu estiver errado, mas, ambos tem origem no port do Debian para AMR, não??

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 2:37 pm

    A vantagem não esta só em poder utilizar Qt com C++ mais sim as outras diversas linguagens como Python, Ruby, JavaScript e etc.

    tenchi (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 4:53 pm

    O Moblin não usa várias partes do GTK, glib, clutter, etc.? Como fica o gtk+ nesta história toda? Ou estou enganado?

    Mas meego é um nome engraçado. E só ouço dizer… Meego :-)

    erico (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 5:31 pm

    @tenchi, o moblin é derivado do ubuntu remix mas ele há algum tempo havia se desviado e ficado independente dele. Mas a Canonical continua participando do desenvolvimento, é tanto que nos dell o Ubuntu Netbook Remix (UNR) utiliza o moblin como se fosse uma interface gráfica.

    Você @diniz, tem razão.

    Merge’s me deixam mais feliz que fork’s!

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 7:29 pm

    Só o nome que não colou! Meego é quase meigo =D

    Ivan (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 7:53 pm

    meego me lembra miguxo :P

    Mas fora a brincadeira , acho uma iniciativa muito interessante , eu já tinha intenção de comprar um smartphone Nokia com Maemo, e agora
    já imagino que pode ser melhor ainda.
    Mas não entendo muito bem, quais as diferenças entre qt e gtk, fora a questão de licenças.
    E também não entendi direito quais os benefícios para a Intel, para a Nokia é mais evidente , mas no caso da Intel fiquei confuso…

    cochise (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 8:12 pm

    para mim esse nome lembra é Lovrcraft: http://en.wikipedia.org/wiki/Mi-go

    Fico por entender o interesse da intel também. Para a Nokia, é claro, tornar a plataforma em que ela está investindo popular (QT). Mas e para a intel? Ela fez uma distro e um ambiente desktop (Moblin) para incentivar a comunidade a usar seus chips Atom. Só que essa é baseada em GTK.
    Qual seria a proposta do MeeGo? Ele diz que quer ultapassar os limites de tipos de disositivos. Será que ela acredita em um ambiente único para telefones, netbooks, palms e etc? Será que ela quer levar a arquitetura x86 para computação embarcada

    Patola (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 8:52 pm

    Infelizmente a decisão de mudar de DEB para RPM, acredito eu, motivada por fatores políticos e não técnicos, foi bastante infeliz e está criando uma tensão muito grande nos grupos de discussões do Maemo e Meego. Tem até uma votação aqui: http://talk.maemo.org/showthread.php?t=44597

    Os canais de IRC da freenode #maemo, #maemo-devel e #meego estão fervilhando de gente discutindo isso…

    Patola (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 9:02 pm

    Ah, sim… E o N900 vai ser suportado pelo Meego: post no talk.maemo.org.

    Aliás, quem estiver pensando em comprar um celular e disposto a perdoar a Nokia pelo episódio do blog NokiaBR (que parece que não voltou ainda), compre o N900. Eu comprei o meu e fico cada dia mais impressionado com o bichinho. Nunca vi um dispositivo Linux tão polido e avançado — e ainda com desempenho muito bom. Se excelência técnica ditar os rumos do mercado, esse dispositivo único ganhará a cena.

    E ele tem uma vantagem enorme sobre o Android: o android é um Linux bastante modificado e até ferramentas de linha de comando têm que ser “portadas” para ele. As ferramentas gráficas têm que ser reescritas. Já para o Maemo uma recompilação para ARM já faz funcionar, e uma adaptação na interface e na posição dos arquivos no filesystems faz ficar totalmente integrado ao sistema. Por isso mesmo o N900 tendo pouco mais de 3 meses de vida, já existem bastante aplicações para ele nos repositórios. E aplicações livres! Não é um celular com ecologia travada pela boa-vontade dos fabricantes de softwares proprietários.

    Mas e aquele problema do moblin s[o funcionar em processadores Intel (e ainda Atom)? Nem em AMD as imagens do Moblin funcionam. Como fica esta questão de portar para outra arquitetura, ainda por cima RISC, ARM? Sei, o Linux é multiplataforma, a maioria das coisas ali são multiplataforma, mas sempre achei estranho esta “incompatibilidade” do Moblin com processadores não-intel.

    Pelo que li há algum tempo ele é otimizado para rodar em Atoms, possivelmente tendo um desempenho muito pior e, outros processadores, mas nunca achei nenhuma imagem que funcionasse em outro sistema. Nem no VirtualBox consegui. Hum… não testei no QEMU :-) Só tenho processadores AMD aqui :-(

    Alemão (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 4:00 am

    Porra!criaram o “mígu” para os miguxos…hahaha

    Diniz (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 10:33 am

    @Patola

    Essa decisão já está tomada ou estão avaliando ainda?

    Fico imaginando que benefícios o Meego teria trocando o deb pelo RPM a essa altura do campeonato?

    Patola (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 10:42 am

    Mas e aquele problema do moblin s[o funcionar em processadores Intel (e ainda Atom)? Nem em AMD as imagens do Moblin funcionam. Como fica esta questão de portar para outra arquitetura, ainda por cima RISC, ARM?

    Pois é, pelo visto você entendeu… É lógico que a Intel não quer facilitar pra outros processadores. Por que acha que, entre outras coisas, o formato RPM foi escolhido? É bem mais fácil achar debs para ARM do que rpms.

    Paul (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 5:12 pm

    Patola: ao meu ver, além das vantagens que você citou, o Android tem uma grande desvantagem pra mim, que é o fato de tudo funcionar apenas online. Veja os mapas, por exemplo. Enquanto com o Ovi Maps (Nokia) você pode baixar o país inteiro pro celular e usar offline, com o Google Maps não dá.

    Antes que alguém fale que dá, só usando aplicativos de terceiros (mgmaps) com altas gambiarras. E fora que já dá no máximo pra salvar UMA cidade com pouco nível de zoom (senão fica inviável devido ao espaço imenso em disco e a demora, além do trabalho). E ainda essa gambiarra faz com que todos os mapas fiquem salvos como figuras na galeria de fotos.

    Patola (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 7:08 pm

    @Diniz, a decisão já foi tomada pela Nokia e Intel. Nas listas de discussão do Meego o burburinho está altíssimo, com belos argumentos em defesa do deb, mas sabe como é, reverter uma decisão vinda de cima é realmente muito difícil.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 3:39 pm

    gostei do nome lembra “fla-meengo”, sucesso garantido!!
    rsss.

Este post é antigo (2010-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.