Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft diz que IE9 suportará o WebM

Quando li as notícias sobre o lançamento do formato aberto WebM (nossa manchete da manhã de hoje), minha dúvida inicial foi sobre a reação da Microsoft e Apple, pois a Adobe já havia embarcado – e agora só falta a Apple.

Quanto à reação da Microsoft, apresentada abaixo em texto do IDG Now, eu não a descreveria como um apoio fervoroso e entusiástico (e nem esperaria isso, considerando o relacionamento entre as empresas envolvidas), mas passa longe de ser uma rejeição ou contra-ataque: pelo contrário, o IE9 terá o suporte, desde que o usuário tenha os codecs instalados. Felizmente o Google é bastante persuasivo quanto a levar usuários a instalar softwares de suporte a seus serviços on-line…

Segue trecho da notícia:

Pouco tempo depois de o Google anunciar o novo formato aberto WebM de vídeo na web, o gerente geral do Internet Explorer, Dean Hachamovitch, disse, em comunicado, que a Microsoft não se opõe aos planos da empresa de Mountain View.

Segundo as palavras de Hachamovitch, o suporte à tecnologia WebM, que é baseada no codec VP8, deve ocorrer, mas desde que os usuários de Windows instalem um software para isso.

“No seu suporte a HTML 5, IE 9 suportará a reprodução do ‘H.264 vídeo’ assim como o ‘VP8 vídeo’ quando o usuário instalar um codec VP8 no Windows”, disse o gerente. “Como dissemos recentemente, quando se trata de HTML5, estamos todos dentro”. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 3:34 pm

    ponto para o IE, agora que ele não domina tanto o mercado pra navagedores, tem que se adaptar as necessidades dos clientes, assim como o resto :)

    A MS está preocupada em conter a queda do IE e forçar um padrão e depois ter que correr o risco de ficar para traz só vai atrapalhar.

    Com menos de 60% de mercado na mãos do IE voltamos a ter um mercado competitivo sem um monopólio (mas ainda com um claro lider no mercado) vamos ver a internet evoluir cada vez mais.

    É bom ver a MS participar do mercado ao invés de avacalhar.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 3:56 pm

    Acho que é mais simples que as teorias acima.

    Mesmo sendo bilionária, ficar pagando, sem necessidade, royalties para usar codec é idiota.

    Como não deve ter percebido nenhum prejuízo para si e nenhum grande benefício que traria para concorrência, resolveu embarcar.

    Só uma curiosidade para partilhar com vocês. Aqui no portal da empresa (nosso negócio é datacenter, software house e integração de hardware) a participação dos navegadores nas visitas são:

    Firefox 50,17%
    Chrome 22,69%
    Internet Explorer 22,02%
    Opera 1,67%
    Mozilla 1,56%

    Welington R. Braga (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 5:18 pm

    @André Luis Pereira dos Santos,

    Talvez isso ocorra por que pessoas interessadas em serviços de datacenter tem uma mentalidade diferente para uso de software, por isso você tem estes valores de estatísticas.

    Eu trabalho em uma instituição em que a coisa menos importante para os nossos visitantes é tecnologia. Os nossos visitantes vão desde alunos de escola pública primária até pesquisadores e acadêmicos em geral de todo o mundo.

    Tirando os bots e crawlers das minhas estatísticas elas ficam como está abaixo, comprovando que, por pior que seja, o IE ainda está bem em alta.

    31,44%MSIE 8.0
    25,82%Mozilla/5.0
    24,20%MSIE 7.0
    12,13%MSIE 6.0
    0,39%Opera 9.8
    0,12%Mozilla/4.0 (compatible;)

    Minha teoria se ratifica com uma comparação ao meu blog pessoal que que interessa mais ao público nerd e usuários de Linux em geral que tem a seguinte estatística.

    Firefox51.2 %
    MS Internet Explorer32.4 %
    Google Chrome11 %
    Opera1.6 %
    Safari0.9 %
    Mozilla0.7 %
    Iceweasel0.7 %
    Konqueror0.2 %
    Epiphany0.2 %

    Perceba que neste caso se parece bem mais com as suas estatísticas.

    O IE está perdendo terreno sim, mas ele ainda está no topo e estará lá por muito tempo ainda, infelizmente.

    @Welington R. Braga

    Sim. É um fato que as estatisticas aqui da empresa em nossos sites são assim dado ao foco de nossos produtos e serviços.

    Postei mais como curiosidade sobre o uso de navegadores em nosso ramo.

    Mas o IE domina no mercado em geral, já que é o padrão na plataforma mais usada do mercado em geral.

    Mas realmente, o IE está fazendo água à tempos, o que é ótimo para quem goata de uma internet aderente aos bons padrões.

    Ronaldo Ferreira (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 6:00 pm

    Nada de extraordinário aqui. Não conheço o IE9, mas não faria sentido a Microsoft fazer algo diferente de usar o DirectShow para gerenciar os codecs de áudio e vídeo. O DirectShow funciona como se fosse um gstreamer do mundo Windows. Você pluga codecs nele e qualquer programa que utilize DirectShow (Windows Media Player, provavelmente IE9, dentro outros) passa a suportar aquele codec.

    Ou seja, a Microsoft simplesmente não fez nada.

    Simplesmente continua do jeito que já era.

    Os desenvolvedores da Google com certeza já conheciam o DirectShow há muito tempo e iriam portar o codec para essa plataforma de uma forma ou de outra.

    Ou seja:

    * O IE não se adaptou às necessidades dos clientes nesse quesito. Ele simplesmente usou (e já estava usando há tempos) o DirectShow, o que era mais que lógico.
    * A Microsoft não embarcou no VP8. Ela não fez nada! Ela simplesmente falou “Nada impede que se rode VP8 no IE. Nada nunca impediu. Mas a responsabilidade é da Google e não nossa.”

    Bremm (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 6:27 pm

    Aqui no meu blog (tecnologia e outras coisas), segundo o awstats:

    FirefoxNão354935.2 %
    MS IENão352234.9 %
    ChromeNão235223.3 %
    Desconhecido?3533.5 %
    OperaNão1571.5 %
    SafariNão670.6 %
    MozillaNão310.3 %
    Akregator (RSS Reader)Não160.1 %
    Motorola Browser (PDA/Phone browser)Não100 %
    NetscapeNão60 %

    @Igor, não devemos torcer para a MS e seus softwares, eles que se danem para o último lugar na tabela de browsers usados.

    Ainda falta muito para uma internet livre (de padrões proprietários), o IE, somando todas as suas versões ainda domina.

    Ou seja, era bom que a MS continuasse com sua posição arrogante e fosse para vala (derrotada) junto com a Apple.

    gOOg (usuário não registrado) em 20/05/2010 às 8:55 pm

    Ao menos não estamos vendo o FUD do costume. Por outro lado, o tipo de “suporte” anunciado é equivalente ao “suporte” que temos hoje no windows aos codecs para vorbis ou theora. Na prática, o que fará diferença agora é que o usuário vai querer instalar os codecs. Isso ou trocar de vez o IE por uma das outras opções disponíveis, que por sinal há tempos são todas muito melhores que o navegador da MS.

    João (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 7:46 am

    Ou seja, a notícia é que não há nenhuma notícia, já que nada é ou será feito.

    Gustavo Henrique Ostermann (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 10:46 am

    Interessante que o FUD contra o WebM iniciou com um dos desenvolvedores do x264… talvez porque com o H.264 ameaçado, todo o trabalho que ele fez seja “perdido” ou pelo menos, perca bastante importância.

    Agora, só falta a Apple aderir.
    Duvido que o faça por livre e espontânea vontade… Steve Jobs, apesar de dizer “defender os padrões abertos… a Open Web” não segue o que fala.

    Marcos (usuário não registrado) em 23/05/2010 às 10:39 pm

    Desenvolvedor é um bicho complicado. Lembro quando todos reclamavam de ter que desenvolver para o Navigator e para o IE. Depois foram seduzidos pelas facilidades do IE. Agora reclamam que o IE domina. Vai entender.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/05/2010 às 1:44 am

    O IE não domina mais, isso já tem um tempinho. É líder, mas deixou de ser referência. E em alguns países, nem líder é mais.

Este post é antigo (2010-05-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.