Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Meego 1.0 agendado para maio – “Meego = Moblin + o melhor do Maemo”

Em blogs a boa vizinhança também é sempre valiosa – e isso se demonstra em cortesias como a do Henrique Martin, do vizinho Zumo, que chegou com a notícia da data prevista para o lançamento do Meego, e lembrou de nos avisar. Obrigado!

Talvez mais interessante do que a data em si é a referência à descrição que a Intel fez do Meego, que eu estava acostumado a ver simplesmente como “Moblin + Maemo” – para ela, é “Moblin mais o melhor do Maemo”.

Vamos ver se a descrição que a Nokia fará é compatível, aí vai ser como naqueles casais em que todos os amigos identificam rapidamente quem manda e quem diz “sim senhora”.

Segue o trecho relevante da notícia, que veio no final de uma nota (também interessante) sobre Atom + Meego no “infotenimento” em carros:

Falando em Meego, a versão 1.0 do sistema operacional feito em parceria entre Intel e Nokia sai agora em maio. Diz a Intel que uma atualização 1.1 está prevista para outubro já com suporte a desenvolvimento para Meego em Silverlight, Java e Adobe Air, além de afirmar que Intel e Microsoft estão conversando para tornar o Meego o mais amigável com o mundo Windows.

Pelo discurso da Intel, Meego é Moblin mais “o melhor do Maemo”. Vão usar o framework de sensores do Meego (bússola, acelerômetro) “com mais a ser anunciado”. A interface gráfica também não está definida ainda. Segundo a Intel, “será muito diferente entre os distintos formatos compatíveis com o Atom”. O pessoal do MaemoCentral já tem algumas telas, por sinal, do que pode ser a versão para celulares.

Finalmente, a Intel diz que “vai trabalhar próxima à comunidade para lançar novo hardware compatível com o Meego. Hoje o N900, da Nokia, pode rodá-lo, assim como já existe código para o N270 e N450″. (via zumo.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno Gama (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 1:23 pm

    Então, meu N900 vai poder rodar o Meego?

    Philippe (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 2:30 pm

    vai, bem que poderia rodar no meu n810, mas ai ja é sonho

    O engraçado é que o Moblin era feito para rodar em Atoms (e nada mais que isso, nem em AMD eu consegui testar, nem no virtualbox) e o Maemo era para uma classe de ARM, nos dispositivos da Nokia e de repente as duas coisas de juntam.

    Será que agora a compatibilidade com outros sistemas vai aumentar?

Este post é antigo (2010-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.