Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Maratona de dados abertos busca liberar dados públicos

Trecho inicial da nota do iG Tecnologia:

No dia 4 de dezembro hackers de todo o mundo se reunirão na Maratona Internacional de Dados Abertos, que visa explorar e divulgar formas de facilitar o acesso a dados públicos. O evento ocorre em mais de 40 cidades do mundo criando aplicativos, cruzando dados e tornando mais fácil de compreender informações relevantes para a sociedade em geral.

No Brasil, o evento terá sedes em Brasília, Espírito Santo, Paraíba e São Paulo, Não é preciso ser programador para participar – o evento é aberto a qualquer um que tenha interesse em compreender ou analisar dados públicos, e queira compartilhar suas ideias e projetos com a comunidade. Um designer pode, por exemplo, sugerir um novo tipo de gráfico para facilitar a compreensão de dados, e um estatístico colaboraria mostrando como esses dados podem ser obtidos e calculados. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 2:43 pm

    O terror dos políticos corruptos. :-)

    gusmão (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 9:37 pm

    @Bremm, errado. Politicos e governantes/gestores corruptos utilizam outros expedientes para seus lucros/safadezas. Por exemplo, licitações viciadas, concorrências manipuladas, troca de favores. Ou seja: nada que seja publicado em diarios oficiais ou sites de governança.

    E o tribunal de contas, se fosse realmente de alguma serventia, não faria um apelo desesperado ao congresso para não enviar dinheiro para os lugares que não fazem prestações de contas ou que não as tem aprovadas, apelos que são solenemente ignorados a vários anos. Está na midia, pode procurar. Tribunal de contas so serve para pedir vista em processos e atrasar cronograma de obras. E só. No máximo, atrasar mas dificilmente cancelar pagamento. Depois de pago, um abraço. Ou seja, tem uma função fortemente decorativa.

    Mas essa maratona, aqui no brasil, é uma maneira legal de exercitar a programação, e desviar os olhos dos reais problemas que enfrentamos no combate a corrupção.

    Mas é gostoso sim, ver um monte de gráficos bonitos. :D

Este post é antigo (2010-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.