Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Manifesto da comunidade OpenSolaris brasileira

Enviado por Franklin Ronald (franklin·desenvΘgmail·com):

“O fundador do portal OpenYourSource.com, Franklin Ronald, disponibilizou na página inicial um pronunciamento que deixa claro a indignação da comunidade brasileira com a falta de respeito demonstrado pela Oracle ao não se pronunciar sobre o futuro do sistema operacional OpenSolaris de forma concreta. O texto forte conta com trechos como esse: “Nada que for dito ou mostrado à comunidade a essa altura do cronograma, irá tirar o fato de que fomos colocados de lado. Algum representante da Oracle pode entrar em contato conosco e tentar justificar o que está sendo feito, ou tentar veicular neste site alguma “desculpa”, mas se depender de mim, favor poupar palavras e focar no trabalho. Não quero ler nada que não seja um release notes, e não quero baixar nada que não seja uma ISO. Meu tempo de ler notícia sobre isso acabou desde Abril”.” [referência: openyoursource.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Chico (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 12:10 pm

    Pois é, decepção esse opensolaris ai :(
    Sorte de quem não colocou fichas neste, e pena de quem apostou que teria futuro.

    Por mim já podemos começar o velório, pois já está morto.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 12:30 pm

    Que mudem a licença do ZFS pra ele poder ser usado no linux e deixem o Solaris morrer logo…

    “O silêncio fala por si só”

    João Marcelo (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:05 pm

    Interessante que no mesmo site da fonte existe um logotipo do OpenSolaris com os dizeres : “O Verdadeiro Unix aberto.”. Hoje isso parece tão irônico…..

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:11 pm

    Ao fork do OpenSolaris, pessoal!

    Yan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:16 pm

    A impressão é que a Oracle, depois que comprou a SUN está desestruturando lenta e silenciosamente alguns pilares do software livre que existem na SUN, Não não faz mais rápido para atender exigências da União Europeia e por pressão da comunidade internacional, como a Russia que aprovou a compra, mas com a ressalva de continuar desenvolvendo a base de dados MySQL, cujo folk Maria anda se fortalecendo com o medo das últimas notícias e das dúvidas, como mostra a matéria sobre pesquisa q mostra declínio do MySQL de dez/2009.

    O plugin do ODT para word passou a se cobrado como noticiou recentemente o próprio Br-Linux

    No texto de 05/05/2009, disponvível no site GdH, com o título “Como ficam os projetos da Sun depois da compra pela Oracle“, Jonathan Corbet diz:

    A verdade é que tudo pode acontecer.

    1 – Pode ser que a aquisição seja parte de um plano de longo prazo da Oracle de adquirir o suficiente da comunidade de software livre para neutralizar as ameaças que detectar. Agora que esse plano hipotético começa a se realizar (faltando apenas, talvez, a aquisição da Red Hat, boato que volta e meia surge), a Oracle pode se afastar do Linux, tornar tudo proprietário e se preparar para a batalha final. Isso não seria nada bom para a comunidade Linux, mas como sempre, nós acabaríamos mais fortes depois que a poeira baixasse.

    2 – Ou então a Oracle pode ter entendido que software realmente livre pode ajudar a transformar os produtos de seus competidores em commodities, permitindo à Oracle oferecer opções sólidas de seus próprios produtos. Essa empresa, que já se tornou uma das maiores contribuidoras do kernel do Linux, pode se tornar a maior contribuidora dos projetos de software livre como um todo (título que a Sun já possuiu). Se a Oracle mantiver os projetos da Sun de maneira mais focada na comunidade, poderemos concluir, daqui a um ano, que a aquisição foi boa, sim.

    Passados um ano, os sinais tem sido de que a primeira alternativa está se fortelecendo. Espero que alguma notícia boa mude este panorama. O desabafo do Franklin Ronald é claro:


    "Meu tempo de ler notícia sobre isso acabou desde Abril”
    (..)
    Caso não haja interesse da Oracle em continuar o projeto, ou nós usuários, desenvolvedores e entusiastas, continuarmos notando o descaso, iremos tomar qualquer medida necessária para não deixar o OpenSolaris morrer. Seja criando um fork, ou simplesmente liberando o Indiana baseado no build 134."

    joao (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:17 pm

    Engraçado e confuso uma cobrança dessas para um projeto open source.
    Já tive uma experiência fazendo um projeto open source, e descobri que no Brasil temos uma grande comunidade de usuários open source, mas uma rara comunidade que faz o open source.
    Enquanto você perde o tempo criando um post criticando a lerdeza da oracle, em outro canto do mundo, em algum pais com outro aficionado pelo SO em questao deve estar pensando: “vou criar um novo projeto a partir desse e tocar do jeito que acho que deve ser”
    Se gosta tanto do negocio, pense nesta possibilidade…
    Ou então, continue escrevendo cartas reclamando que as coisas nao tem mais caido do céu com o trabalho gratuito do outros.

    elvisricardo (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:23 pm

    hilarius

    Ricardo (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:27 pm

    Eu nao entendo o pq o babaca do João Marcelo escreveu isso
    “Interessante que no mesmo site da fonte existe um logotipo do OpenSolaris com os dizeres : “O Verdadeiro Unix aberto.”. Hoje isso parece tão irônico….”

    Em primeiro o opensolaris é o verdadeiro unix, agora se esta tendo problemas, e demora, existe usuarios que o usam e o adoram, e por isso a irritacao, agora o Franklin teve coragem , pois ele como um usuarios expos a sua indignaçao com a oracle.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:29 pm

    Tenho uma boa notícia pra o pessoal do OpenSolaris, tem um sistema operacional baseado em Unix que é muito bom e está muito seguro no mercado, se chama linux ;) Acho que vocês podem migrar pra este outro sistema operacional, sem maiores transtornos

    Adriano (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:37 pm

    Linux não é Unix. Unix não é tecnologia, é um padrão. Um conjunto de normas. E o que o Linux não tem é padrão.

    OpenSolaris é Unix. O único componente do OpenSolaris que não é certificado POSIX é o ZFS, que só peca em um parágrafo:

    “O sistema de arquivos UNIX/POSIX precisa ser capaz de alterar um arquivo com 100% de uso”.

    Favor falar com propriedade.

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 1:44 pm

    @Igor Cavalcante

    No caso nem o kernel nem o restante é baseado no Unix. Tanto o kernel Linux, quanto os softwares GNU são compatíveis, mas não baseados.

    Eu diria que existem vários BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSS) que são livres e Unix.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 2:14 pm

    Povo apressado…

    Conan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 2:16 pm

    Esse Franklin Ronald é um mala sem alça!
    Ninguem pôs uma faca no pescoço dele e obrigou a ficar sentando só cobrando. Porque ao invéz de reclamar ele mesmo não faz oque considera importante?
    O OpenSolaris não é Open Source?

    já existem uns 5 ou 6 forks do oosol, isso não é novidade. O pronunciamento é correto, pois cobra da empresa um posicionamento quanto a um produto deles, para min o erro está em focar exclusivamente na empresa, esquecendo da recente eleição do board do oosol. Essa eleição inclusive sacramentou o predominio de funcionários da SUN no board.

    Amauri (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:39 pm

    @Conan

    Quem é voce, qual é a sua !!!

    Eu acho o seguinte o Franklin tem direito de expressar o que ele quiser, essa é atitude dele individual,RESPEITA A LIBERDADE DAS PESSOAS, AFINAL É ISSO QUE O linux prega, o direito de liberdade.

    Franklin,se vc é usuario opensolaris, e gosta do sistema , tem o direito e dever de reclamar sim, é direito seu, eles colocaram no mercado o sistema e disseram que ia continuar, entao reclame e grite…é assim que se faz….

    Abraços.

    E parabens pelo o portal e pela sua atitude.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:54 pm

    Pelo menos o desenvolvimento do Virtualbox vai de vento em popa…

    Conan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:58 pm

    @Amauri,

    Eu também tenho o direito de expressar oque eu quiser. E digo, afirmo, repito e ratifico que ele e qualquer outro que se proponha somente a reclamar e resmungar é gente encostada que não merece ser incentivada. Dou muito mais valor ao tipo de gente que fabrica uma distro cada vez que vai ao banheiro do que a quem fica só reclamando.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:00 pm

    Conan .

    Mesmo que ele de opinião contrária ,não significa que ele seja uma pessoa encostada e que não merece ser incentivada .

    E ele tem razão , a Oracle tem mostrado dificuldades com o código aberto.E talvez seria melhor manter a Sun ,pois ela mantinha muito bem o open source.

    A oracle cancelou o apoio de vários projetos open source. O orca, o projeto darkstar , o kenai , o mysql está confuso e alguns outros.

    Bremm (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:33 pm

    “Embrace, extend and extinguish.”

    Hoje é o OpenSolaris. E amanhã? O MySQL?

    Cadê a turma que estava reclamando da gritaria do Monty?

    Conan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:33 pm

    self_liar,
    Só por curiosidade pesquisei por opensolaris no metalink.
    Pela quantidade de artigos, acredito que o S.O. não está morto nem abandonado.
    São 16 artigos nos últimos 14 dias.

    Só alguns pitacos meus e constatações:

    O MySQL acelerou novamente e esatá com uma montanha de novas features que tá dando gosto de ver. A Oracle está caprichando nos novos releases, inclusive do plugin InnoDB.

    O OpenSolaris provavelmente vai ser mantido. Só que ele é um projeto enorme e a Oracle parece que ainda não teve como digerir tudo sobre ele para estabelecer novas politicas para seu andamento.

    A meu ver, a Oracle deve continuar apoiando o open source, mas não atirando em tantas direções ao mesmo tempo como fazia a SUN.

    Essa estratégia, em minha opinião, é realmente a mais acertada pois garante a continuidade e viabilidade dos esforços dela no longo prazo. (lembrem-se que a SUN era deficitária financeiramente e a Oracle não vai se dar ao luxo de ficar com nenhuma divisão no vermelho por muito tempo)

    Minha opinião.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:56 pm

    De acordo com os colegas, corrigindo meu comentário, existe então um sistema operacional QUE NÃO É BASEADO NO UNIX, mas tem muitas características similares e é muito robusto e está seguro no mercado. O nome dele é linux ;). E que os possíveis insatisfeitos com o OpenSolaris poderiam migrar para este e serem felizes! :D

    Sobre o linux não ser padronizado, eu sou contra o POSIX mas sou a favor de usarem o LSB!

    Abs!

    self_liar (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 6:33 pm

    André Luis pereira

    Não foi o opensource que fez a sun ficar supostamente no vermelho.O interesse da Oracle é ganhar diminuindo o apoio ao código aberto.

    Conan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 7:20 pm

    @self_liar,

    O interesse da Oracle (e de qualquer empresa) é ganhar. Apenas produtos economicamente sustentáveis (open source ou não) recebem investimentos. Vai ver que é por isso que a Sun foi para o beleleu.

    Illidan (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 9:58 pm

    Não curto a oracle, não curto o unbreakable linux e não tenho interesse em brtfs. Infelizmente nunca testei openSolaris e pelo visto nem adianta muito, prefiro continuar com os BSDs. Tomara que não matem o zfs…

    Povo apressado… [2]

    O VirtualBox acelerou, o GlassFish também, o MySQL demorou um pouco mas voltou a caminhar bem, Java FX saiu com boas novidades e um plugin pra programação visual, …

    A Sun é uma empresa muito grande, demora muito “digerir” todos os projetos. E os que foram cancelados eram tudo projetos secundários e que não tinham futuro. O pessoal esquece que a própria Sun todo mês cancelava projetos também pra tentar fechar suas contas: Looking Glass, Woodstock, …

    O Kenai citado, não foi cancelado, a sua estrutura foi unificada com a estrutura física da Oracle e por isso saiu do ar por uns dias. Nada mais que normal unificar a estrutura pra reduzir custos.

    Anderson (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 11:47 pm

    Viva o Arch Linux, só pra não deixar de comentar ;)

    rest in peace, Sun (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:15 am

    Todos esquecem do SPARC, que a Oracle está sufocando e matando aos poucos. O Larry Ellison cancelou o projeto Rock. Cadê os novos desenvolvimentos no SPARC? O site do OpenSPARC não sofre atualizações desde que a Sun foi comprada. O que garante que o SPARC, mesmo que continuar, será ainda hardware livre?

    Caio César (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:25 am

    Bom, acredito que “vão tocar do jeito que dá”, aliás, melhor dizendo, parece ir além: http://openyoursource.com/breath/wolf/

    Parece muito interessante, aqueles que falaram que está “faltando movimentação” talvez se sintam bem-vindos a tomaram partido na empreitada também. Nada melhor do que fazer justiça às próprias palavras.

    Eu admiro o OpenSolaris, com certeza é algo no mínimo, muito interessante.

    self_liar (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 11:24 am

    Marcos Alex

    O cancelamento de vários projetos pode ser mais lucrativo para Oracle,mas de jeito algum ajuda todo o ecossistema open source fluir.

    Se o projeto wonderland e darkstar ñão são lucrativos para oracle,mas são importantes para as comunidades opensource.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 11:55 am

    A Microsoft ficou mais de 6 anos sem lançar uma nova versão de seu sistema operacional e nem por isso o descontinuou. Por isso, não acho que essa demora signifique que o OpenSolaris será descontinuado. E outra coisa, já existe o Nexenta que é um Ubuntu com kernel do OpenSolaris, e com muito mais programas, além de outras distribuições do OpenSolaris sem ser a distribuição oficial da Sun/Oracle.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/06/2010 às 9:15 pm

    @self_liar

    “Não foi o opensource que fez a sun ficar supostamente no vermelho.O nteresse da Oracle é ganhar diminuindo o apoio ao código aberto.”

    Não é o que parece.

    “O cancelamento de vários projetos pode ser mais lucrativo para Oracle,mas de jeito algum ajuda todo o ecossistema open source fluir.

    Se o projeto wonderland e darkstar ñão são lucrativos para oracle,mas são importantes para as comunidades opensource.”

    1) Se você sofrer um acidente e ficar com alguma parte do corpo seriamente danificada, mas tem a opção de tirá-la, se recuperar bem e voltar a ter saúde. Você vai tirá-lo e continuar vivendo saudável ou morrer “inteiro”? (Até lembrei do House).

    2) Ué, mas não são open source? Se a Oracle não vê mais vantagem no desenvolvimento e é tão importante assim pra comunidade e o tal do (sic) ecossistema open source, que a comunidade desenvolva… Afinal o “trunfo” do desenvolvimento em open source não é a independência de empresas/terceiros, liberdade whattever, e tudo aquilo que você diz? Contraditório…

Este post é antigo (2010-06-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.