Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lettuce: transformando testes em Python (BDD) numa diversão

Enviado por Gabriel Falcão (gabrielΘnacaolivre·org):

“Quem nunca ouviu a frase: “um software sem bugs é um software mal testado”? Sem dúvidas, a melhor forma de identificar os bugs de um sistema antes dos usuários é através de testes e uma boa maneira de assegurar que os mesmos bugs não irão ressurgir das cinzas é utilizando testes automatizados.

Atualmente existem inúmeras alternativas para realizar testes em Python, tais como: unittest (PyUnit), nose, pyccuracy (web), py.test, zope.testing e doctest. Entretanto, nenhuma delas é tão divertida quanto o Cucumber, do Ruby. Apesar do Cucumber poder ser utilizado a partir de Python, há algumas limitações em seu uso com a linguagem, e por este motivo resolvi criar o Lettuce.

O objetivo do Lettuce é ser uma biblioteca semelhante ao Cucumber, mas em Python. Ele faz com que o processo de escrever testes em Python seja tão fácil e divertido quanto é em Ruby.

O Lettuce permite que os testes sejam descrições textuais no idioma de quem os escreve. Com ele, qualquer pessoa pode escrever os testes com base nos comportamentos esperados, sem nem precisar saber programar. Além disso, o Cucumber oferece ferramentas extremamente produtivas, tais como: scenario outlines e step tables, que permitem desenhar uma tabela com caracteres e mapear como lista de hashes.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o primeiro release-candidate do Lettuce no link a seguir.” [referência: gabrielfalcao.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-05-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.