Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDevelop 4.0 com suporte a PHP

O detalhamento você encontra nesta coleção de screenshots e no post traduzido que o Liveblue publicou, e cujo trecho inicial reproduzo abaixo:

Os desenvolvedores do KDevelop anunciam a imediata disponibilidade do KDevelop 4.0, lançado em conjunto com a primeira versão do plugins PHP que fazem do KDevelop uma opção interessante para os desenvolvedores PHP.

KDevelop 4.0 já disponibiliza uma série de funcionalidades, mesmo embora algumas delas ainda não estejam prontas se comparado à versão 3.5, em função do tempo disponível. Em particular, nós nos preocupamos em construir uma excelente IDE para C++ ao invés de tentar integrar diversas linguagens de maneira incompleta. É claro que ainda é possível adicionar suporte a mais linguagens no KDevelop e estamos confiantes que isso é realmente mais fácil que antes: a melhor prova disso são os plugins PHP lançados em conjunto com o KDevelop 4.0.

(via liveblue.wordpress.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Em matéria de recursos para um editor de código, está excelente. O autocomplete dele é inteligente e prático. Digo isso tanto para PHP e C++, que são as linguagens que mais uso no momento.

    Mas ainda está pobre em recursos (como dito na notícia) e bastante bugado, embora seja um “ponto zero”.

    É uma das IDEs que mais gostei e que possui o melhor custo benefício, pois não possui tantos recursos quando o eclipse e o netbeans mas ao menos não é tão pesado. No meu note (turion x2 com 3Gb de RAM) o eclipse e o netbeans penam pra rodar.

    E me parece que com o desenvolvimento do KDevelop outro programa muito bom mas parado está cada vez mais próximo de voltar à tona: o Quanta Plus.

    Pelos logs do repositório SVN do KDE, tem gente já mexendo no quanta para KDE4, embora não tenha cara de quanta, mas de kdevelop com um nome diferente :-)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 8:57 pm

    Eu hoje uso o eclipse e netbeans para desenvolver meus projetos, mas vou dar uma olhada no kdevelop, de repente é mais leve

    Thiago A. (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 9:25 pm

    Nada que o vim não resolva à sua maneira… e olha que ele é bem leve e te deixa se concentrar apenas no código. Esse material é uma amostra dos recursos/plugins para quem programa em PHP: http://zmievski.org/c/dl.php?file=talks/php-quebec-2009/vim-for-php-programmers.pdf

    Eduardo (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 9:47 pm

    @tenchi, já tem projeto para portar o quanta para qt4 no Google Summer of Code desse ano, no final do ano já devemos ter um quanta qt4 =D

    @Eduardo, pelo que vi o pessoal do KDevelop não se preocupou tanto em criar simplesmente uma IDE, mas um “framework” para IDEs, que seja expansível e reutilizável em outros programas. Extremamente interessante, meio que o que o eclipse é (e pensar que até o Simphony da IBM roda em cima do eclipse).

    @Thiago A, eu tbm gosto bastante do VIM e é meu editor de textos e scripts padrão. Eu estou há anos para aprender mais sobre ele, mas meu .vimrc ainda é bastante simples e não faz nada mais que exibir numeração de linhas :-(

    Pra mim o que uma boa IDE precisa é só de um bom sistema de autocomplete (que nunca consegui fazer funcionar decentemente no vim, mas sei que ele é capaz disso e muito bem). O resto, controle de versão, gerenciamento de projeto, designers gráficos, pra mim é frescura mesmo :-)

    Um bom autocomplete é muito útil quando vc não tem familiaridade com certas bibliotecas. E principalmente em OO, quando vc herda uma classe de alguém e vai vendo o que o pai tem de bom :-)

    victor (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 12:18 am

    @Tenchi

    Então vc precisa de um bom editor e não uma IDE

    KDevelop…

    …é simplesmente o melhor IDE C++ existente para Linux, quiçá, UNIX em geral.

    Já desenvolvi projetos gigantes utilizando o KDevelop e seu ambiente integrado de compilação/depuração é imbatível, não devendo absolutamente nada aos comerciais, Borland C++ Builder e Visual C++.

    Outro que deve ser obervado é o BloodShed DevC++, porém esse apenas para o ambiente Windows e pelo que acompanho ainda não está no nível do KDevelop e dos comerciais Borland C++ Builder e Visual C++.

    Philippe (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 5:04 am

    popolony2k,
    nada? nem os modulos de acesso ao banco de dados que o Borland C++ tem?

    @victor, sim, pq não?

    Alan de Oliveira (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 9:41 am

    BloodShed DevC++, está anos parado,
    realmente o KDevelop é muito bom, pelo menos na versão anterior, não sei como é agora mas poderia-se visualisar bem melhor o valor das variáveis quando elas estavam em outros objetos, também é excelente para trabalhar com threads. Pena que quiseram reinventar a roda

    Philippe…

    …vc está querendo dizer que o KDevelop não tem o mesmo Framework do Borland C++ Builder por exemplo ?

    A questão aqui é ambiente de desenvolvimento. Frameworks são outros quinhentos e o da Borland realmente é muito bom, o problema da Borland é a Borland, que para mim é a empresa mais “tiro no próprio pé” que eu já vi em todos esses anos de janela em TI.

    A Borland conseguiu perder até para o Visual C++ que sempre foi inferior tecnicamente aos ambientes de desenvolvimento da Borland.

    O C++ Builder mesmo é uma tentativa “tosca” de trazer os “VBzeiros” para o mundo C/C++.

    Pena que eles ainda não sabiam que ser “VBzeiro” não é programar em Visual Basic e sim um estado de espirito.

    X.D

    PopolonY2k

    PlanetaMessenger.org

    Eu sempre quis entender esta mania que algumas pessoas tem em depender de uma determinada IDE.

    Gostei do KDevelop pela sua integração com o CMake, ou seja, mesmo que vc desenvolva utilizando-o como IDE/editor, não fica preso à IDE/editor. No caso já traz uma ferramenta de automatização de compilação bem conhecida, que é o cmake (para C/C+).

    Tanto que os mesmos projetos que uso no Kdevelop às vezes edito no vim, e compilo normalmente via cmake, sem estresse. É legal ter um debugger integrado, e coisas do gênero, mas que me permita usar coisas fora disso, sem depender da ferramenta.

    Aliás, o Cmake dá de 10 a zero nas autools :-)

Este post é antigo (2010-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.