Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Indicadores: Ubuntu 10.10 reformula funcionalidades da barra de título das janelas

Melhor dizendo: a própria existência dos indicadores, da forma como serão implementados, será a novidade. Agora que os controles das janelas (maximizar, minimizar, fechar) foram movidos para o lado esquerdo, Mark Shuttleworth pretende ocupar para algo mais nobre o lado direito recém-esvaziado, dando aos aplicativos (e não ao gerenciador de janelas, como seria mais natural esperar) a possibilidade de controlar indicadores ali posicionados sobre diversas situações comuns: a existência de alterações não salvas em um texto, o estado de uma conexão, a presença de itens em um carrinho de compras, etc.

O desenho acima mostra uma coleção de indicadores no lado direito da barra de títulos de um aplicativo, e o OMGUbuntu tem uma arte um pouco mais realista, enviada por um leitor, que parece ir além do conceito pretendido e incluir alguns controles junto aos indicadores.

Mas não é só isso: no caso dos netbooks, se a janela for maximizada os indicadores do sistema (hoje exibidos próximo ao relógio) e da janela devem coexistir lado a lado – e as barras de status, na borda inferior das janelas, devem ser extintas, ou substituídas por um status flutuante, no estilo adotado pelo Google Chrome – ou seja, dessa vez a inspiração não parece vir da Apple. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pelo menos a imagem do player do GNOME eu achei horrível com os controles lá no topo.

    Se não me engano o Windows traz tal possibilidade desde a versão 98, e esta é uma grande limitação dos gerenciadores de janelas do X.

    Não sei se a Canonical estará pronta para revisar o gerenciamento de janelas do X, já que uma modificação desta provavelmente não é só no código do metacity ou dos programas que rodam no ubuntu.

    Me parece que o pessoal simplesmente percebeu que a parte direita ficou vazia demais e quis colocar alguma coisa lá.

    Aqui no meu KDE está assim: lado esquerdo: fechar, maximizar, minimizar e o título da janela.

    Aí, lá no canto direito, um botão que define se a janela estara’em todas as areas de trabalho e o ícone da aplicação. E estes dois são só pra não ficar aquele vazio no lado direito :-)

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 8:31 am

    “…foram movidos para o lado esquerdo, Mark Shuttleworth pretende ocupar para algo mais nobre o lado esquerdo…”
    Não seria “… nobre o lado DIREITO”??

    Tem razão, obrigado!

    Bruno (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 8:46 am

    @tenchi

    Na verdade eles nao inventaram isso por que o lado direito ficou vazio, eles deixaram o lado direito vazio para colocar uma área de notificação, Mark ja tinha dito que iria utilizar o lado direito para outra coisa, por isso moveu os botoes. O que ele quer é retirar a barra de notificação inferior das janelas e colocar essa funcionalidade para a barra superior existente.
    A partir do 10.10 vai começar a ser desencorajado o uso da area de notificacao ao lado do relógio[1][2][3].
    A imagem do Rhythmbox não foi criada pelo pessoal do Ubuntu, foi apenas um usuário e sua imaginação, nao acho que aquilo vai ser adotado, realmente ficou horrivel do ponto de vista da usabilizade.

    [1] http://anotherubuntu.blogspot.com/2009/12/improvements-coming-to-desktop.html
    [2] https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/ApplicationIndicators
    [3] https://wiki.ubuntu.com/MessagingMenu

    Edney Matias (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 9:06 am

    Um visão diferente…

    http://blog.martin-graesslin.com/blog/2010/05/why-you-should-not-use-client-side-window-decorations/

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 9:08 am

    Gostei muito da novidade. O pessoal do Ubuntu está trazendo boas inovações para o desktop. Eu tinha sido um a criticar a mudança de lado dos botões (e dito que estavam apenas imitando a Apple até no que ela tem de pior), mas agora eu vejo que foi uma escolha acertada – os benefícios serão muito maiores que o desconforto da mudança de lado.

    Alguém pode falar “mas porque eles não mantiveram o lado dos botões e colocaram as notificações ao lado eles?” (eu também me perguntei isso), mas pense na quantidade de cliques não intencionais nos controles de janela? Sem contar que ficaria esteticamente ruim e desconexo, do ponto de vista de UI.

    Parabéns, Canonical!

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 9:24 am

    Que legal, o pessoal da Canonical também usa o Balsamiq Mockups!

    tony130666 (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 10:02 am

    Gostei, realmente eh preciso cada coisa em seu lugar.
    Os botoes do lado esquerdo e o resto do lado direito.
    Vai ser o fim do clica na barra do desktop e acaba fechando a janela…

    Chloe (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 12:58 pm

    Também aprovo as mudanças do Ubuntu, inovações são sempre bem-vindas. Botões de um lado e o resto no outro lado facilita a vida. Bom post!

    Yangson Fantini (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 2:24 pm

    Também sou um que gosta de novidades e mudanças, mas acredito também em verdades imutáveis. Mudança de botões pra mim é pensamento e força de trabalho desnecessários. O desenvolvimento deveria ser em coisas mais “escondidas” no S.O. (desempenho e compatibilidades). Poderiam deixar as coisas mais óbvias para artistas e o usuário final escolher e mudar se quiser.

    Um monte de gente não gostou, mas a maioria absoluta de comentários que li em vários lugares mostra que pouquíssimos entenderam de verdade a ideia e as propostas de implementação. Procurem ler o post no blog do Shuttleworth antes de formar uma opinião. Tudo faz bastante sentido.

    Eu gostei bastante, por vários motivos, ainda que não saiba onde isso vai dar, ou mesmo se vai ser possível de implementar.

    Yangson Fantini (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 11:28 pm

    @hneto:
    Li sobre as mudanças que o tal está propondo e realmente sao interessantes (com esboços e tudo mais). São mudanças mais profundas que reles usuários finais (meu caso) não têm como atingir e implementar. Acho muito positiva a visão e melhorias que isso tudo pode causar. “Pode”causar, porque também concordo que nao sabemos onde isso tudo pode chegar.
    Mas que acho improdutivo é o estardalhaço que fazem por botões e cores. É isso que me faz acreditar que o Ubuntu quer “pescar” usuários e atenções, a invés de realmente inovar.

    Hell (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 10:37 am

    @Yangson Fantini

    O SO está com um boot mais rápido.

    E dar liberdade demais para mudar o que quiser seria mesma coisa que construir sua própria distro e disso já estou cheio.

    Glauco (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 11:47 am

    @Yangson Fantini

    O Ubuntu está aos poucos melhorando a usabilidade do Gnome, indiretamente esta dando uma cara diferente de Windows e MacOS ao Linux, devagar mas está.

    Yangson Fantini (usuário não registrado) em 5/05/2010 às 12:56 pm

    @Hell:
    Entendo sua preocupação com a questão da “banalização” de distros, haja vista as várias (e repetitivas) que têm rodando por aí. Mas o fato de dar liberdade ao usuário para trocar cores, formas e temas não cria uma “distribuiçao” nova. Sabemos que uma distro é muito mais que isso.
    O usuário final vai mudar coisas na distro até onde ele entenda, isso significa que ele não vai causar mudanças drásticas ao ponto de transformá-la.
    Uma distro de verdade acrescenta ao criar coisas que o usuário comum não criaria. Vejo isso com as ideias do Shuttleworth e o boot mais rápido, essas sim são mudanças que realmente vão adicionar ao Gnome e por consequência, criar possibilidades novas.
    Reforço que mudar botões de lugar e cores do tema não adiciona “conteúdo”real à distro.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:03 am

    f3 para dividir tela, super velocidade no boot, melhor reconhecimento de arquivos de multimídia, plugins, impressoras e scaners, placas de vídeo, rede wireless, 3g, palm, cameras, etc… Isto sim determina uma nova e boa distro… Agora “fírulas” qualquer um aprende e faz… Agora quando uma distro revoluciona como o Ubuntu fez e está fazendo, a parte visual é só uma consequência.

Este post é antigo (2010-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.