Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Grupos se mobilizam contra aquisição de sistema proprietário por governo estadual

Enviado por Emerson Casas Salvador (salvaemersonΘgmail·com):

“Conforme noticiado ontem em softwarelivre.org, o Governo do Estado de SC lança edital para aquisição de Windows 2008, SoLiSC, CoNSoLi e Gubro-SC preocupados com a falta de proatividade do governo catarinense em relação ao uso de software livre, escreveram uma Carta Aberta ao Governo do Estado de Santa Catarina e ao povo catarinense pela melhor aplicação dos recursos do estado em tecnologia da informação.” [referência: softwarelivre.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elias (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 6:33 am

    os políticos precisam entender que também levamos isso em conta na hora de votar. somos poucos, mas estamos crescendo, e fazemos barulho!

    henry (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 9:06 am

    O governo precisa ter medo do seu povo, e não o povo ter medo do seu governo.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 10:13 am

    @henry
    Essa é a frase do filme “V de Vingança”!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 11:14 am

    Estou envergonhado dos seres de mesmo sangue. Depois dizem que o preconceito não acabou e parece que nunca vai acabar… Não vou dizer que é para acabar com o uso do software proprietário, mas usar software livre onde for viável. E olha que se as empresas privadas, públicas realmente quiserem, não vai precisar mais do que 5 anos para que o software livre não deva nada ao software proprietário. Basta investir e, este investimento vai ser um pouco salgado no início, mas depois é só alegria. Claro que todos nós sabemos que não é para comparar somente gastos e sim a liberdade que as empresas vão ter para alterar, fazendo várias adaptações que mais cabe no modo de trabalhar da empresa…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 11:17 am

    http://www.abril.com.br/noticias/economia/governo-deve-economizar-r-500-milhoes-software-livre-2010-608286.shtml

    Curioso (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 12:07 pm

    A associação de software livre com economia não é verdade. O custo de manutenção profissional no software livre é muito, mais muito mais caro que no software proprietário, sem falar na falta de profissionais nesta área.

    Sou a favor do software livre, mas sou realista. Nestes movimentos de mobilização sempre existem interesses escusos.

    HeDC (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 2:43 pm

    Pode até ser qdo software proprietários DE QUALIDADE. Agora Microsoft É MUITO mais caro, inclusive pela manutenção (bugs infindáveis, insegurança, vírus, escambau!).
    Software Microsoft no Setor Público, Concessões Públicas e ONGs também é corrupção!

    Cãndido O Otimista (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 3:10 pm

    Adivinhem qual é o partido do governador de Santa Catarina… adivinhem…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 4:35 pm

    Verdade ou mentira, aqui na minha cidade me engajei em uma luta que parecia não ter fim. Corri atrás, aprendi tudo que eu necessitava para implantar softwares livres (não necessariamente grátis) na prefeitura, câmara, escolas, hospitais. Posso garantir que houve um economia bastante favorável, sem falar que eu sei o que tem dentro destes softwares… Tinha um aplicativo de gestão proprietário e caríssimo aqui, que somente para implantar um sistema de impressão online, a empresa pedia R$20.000,00 na época. Gente, o que é isso e, depois vem me falar que software livre sai muito mais caro. O que falta é um mínimo de vontade de certas pessoas. Tenho 44 anos e já era bem “grandinho”, quando então, resolvi aprender alguma coisa e olha que por estas regiões onde moro, era eu e Deus (perdoei-me Deus, talvez o Senhor não tenha nada haver com isto, mas acredito que sim…), pois sofri correndo atrás de materiais de estudo na área, pois era muito escasso…

    O que falta é todos gritarem o mais alto que puderem para que o governo federal, estadual, etc., criarem cursos técnicos de fácil acesso, onde quem tiver o “mínimo de vontade”, possa aprender e ter seu lugar no mercado de trabalho, que só poderá desabar se ficarmos parados…

    Como disse em outras vezes, não estou falando em gratuidade, mas sim no poder que a gente pode ter depois de estar familiarizado com um aplicativo de código fonte aberto. E pode ficar tranquilos criadores de softwares fechados, pois terá lugar para todo mundo, sempre. Basta ser muito bom no que se faz, pois se não for, vai continuar na mediocridade mental e sair falando besteira. Espero que eu não esteja nesta mediocridade, pois acredito que falei demais.

    “Gente, o que é isso e, depois vem me falar que software livre sai muito mais caro.”

    Cada caso é um caso, não dá pra generalizar nem pro SL nem pro proprietário. Produto bom tem nos dois lados, porco também tem nos dois, bug idem, e por aí vai. Não é porque ser livre que vai garantir qualidade só porque é livre.

    Mas tem muito software que a economia do software livre sai muito mais barato, é fato. Fora outros softwares que saem mais caros no treinamento e migração, mas que no longo prazo compensa porque não vai paga mais nos upgrades.

    Mas sou contra focar a vantagem de qualquer SL no preço, porque governo e muitas empresas compram por valor muito barato, se o cliente olhar só o preço, inviabiliza a chance de mudar. Já compramos no hospital público 5 licenças de Windows Professional por 20 reais cada. (estamos migrando as estações, mas ainda tem muito sofware pra ser portado antes de acabar com o Windows)

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 7:15 pm

    Aos que não leram a carta na íntegra, peço que o façam, e descobrirão que a mesma não trata apenas de questões financeiras como da a impressão após ler os comentários acima. A carta fala de melhor aplicação dos RECURSOS, que podem ser financeiros sim mas não se limitam a isso, recursos podem ser pessoas, equipamentos e tempo por exemplo.

    Qual o problema em o Governo adquirir software proprietário? NENHUM, desde que não seja através de um edital que infrinja a lei 8666/93, limitando a aquisição a um único fornecedor sem a possibilidade de concorrência. A única exceção, em que isso é possível, é quando há uma restrição técnica. E esta questão técnica pode haver sim, porém ela não está sendo citada no Edital.

    A carta também chama a atenção para a maneira com que o Governo do estado tem tratado a questão do software Livre após a aprovação da lei estadual 12.866/2004 “A Administração Pública Direta, Indireta e Fundacional do Estado de Santa Catarina utilizará preferencialmente programas abertos em seus sistemas e equipamentos de informática”.

    Senhores, queremos chamar a atenção do governo, para que comece a se mexer e olhe para os dois estados vizinhos, e descubra que existe um mundo lá fora.

    Se fosse apenas para cancelar o Edital, entraríamos com uma ação no MP bem quietinhos e pronto, o mesmo seria impugnado e uma nova versão contendo uma justificativa técnica anexada seria lançada e pronto, resolvido.

    Volto a frisar, não há nenhum problema em se usar software proprietário, desde que se conheça todas as opções, e que seja feita uma avaliação séria de viabilidade entre todas as opções disponíveis, como o @marcosalex comentou, é errado dizer que as vantagens do SL estão apenas no preço.

    Curioso (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 7:25 pm

    Questão técnica:

    “Se utilizo um SO livre, como o Linux, tenho que exigir que o software rode no mesmo, ou até mesmo na distribuição que utilizo”

    O mesmo ocorre se o meu sistema for proprietário, até porque não vou trocar todo o meu SO por causa de um aplicativo.

    Lúcifer (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 4:21 am

    “Cada caso é um caso, não dá pra generalizar nem pro SL nem pro proprietário. Produto bom tem nos dois lados, porco também tem nos dois, bug idem, e por aí vai. Não é porque ser livre que vai garantir qualidade só porque é livre.”

    Mano…umas semanas atrás, assistindo palestras numa uni federal, um pesquisador afirmou que um ex-aluno dele, que agora trabalha em Israel num órgão de segurança…TODO dia encontra várias falhas de segurança no Windows
    Sim, você leu direito: TODO dia…o negócio é um queijo pôdre…
    Não adianta ter um software proprietário de qualidade, se o mesmo vai rodar num sistema operacional vagabundo, medíocre…
    E mesmo sendo tão medíocre, os idiotas do mundo usam em sistemas industriais e militares, e a bola da vez é o Stuxnet.
    Esses imbecis só vão sossegar quando por causa do uso do Windows, um cracker tomar o controle de alguma instalação de alta segurança, e provocar uma catástrofe de dimensão mundial!
    Eu quero sim que o Windows seja banido dos ambientes estatais, pois eu ajudo a pagar o funcionamento do estado, e não quero que usem porcaria que pode comprometer todo o meu país!

    Passar bem.

    Cacau (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 7:39 am

    Eu gosto de ouvir verdades, mas tem muita gente viciada no famigerado Windows 7 starter home professional premium busines ultimate final SPX. Depois dizem que o Linux é fragmentado. Mas, fazer o que? “Euzinha” também amo este tal de Windows sete, pois ele e tão fofinho… Encrenqueiro, mas fofinho…

Este post é antigo (2010-11-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.