Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GNOME 2.30

Veja no link de referência uma nota de lançamento bem detalhada, em português.

Enviado por Jonh Wendell (jwendellΘgnome·org):

“O projeto GNOME orgulha-se em liberar esta nova versão do ambiente desktop e plataforma de desenvolvimento. Junto com as centenas de correções de falhas e melhorias requisitadas por usuários, o GNOME 2.30 contém várias mudanças bem visíveis: novas funções para gerenciamento avançado de arquivos, melhor experiência com acesso remoto, sincronização de notas mais fácil, e uma experiência de uso mais suave.” [referência: library.gnome.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    erico (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:08 pm

    O novo modo de exibição do nautilus é interessante, mas parece só permitir duas diviões da tela, seria interessante se permitir mais.

    Em tempo o Dolphin(KDE) já faz isso há um certo tempo.

    Tilt (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:15 pm

    Mais um release do Gnome! Uau!

    Deve estar cheio de novida…ZzzzZZZzZZZZZZZzZzZZz

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:17 pm

    Estou pra descobrir ainda o que mudou depois que atualizei. Não que esteja ruim, só não está diferente.

    Pedro (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:30 pm

    Esta é a última versão da série 2.x, ou seja, é meramente preparatória para a nova versão, 3.x, então não seria de se esperar muitas mudanças.

    Ademais, o foco desta versão foi o melhoramento do código, com a exclusão de módulos obsoletos. Basta ler as notas de lançamento e outras notícias envolvendo o GNOME.

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:30 pm

    Rumo ao Shell o/ êêêê
    (que lixo)

    Magno (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:55 pm

    Comecei usando Window Maker (salve, Kojima :-), depois passei para o KDE nos idos do 1 ponto qualquer coisa e fiquei até a versão 3. Depois, junto com o Ubuntu, passei a usar o Gnome e, simplesmente, não consigo usar outro ambiente. Enxuto, limpo, talvez decepcionante para quem quer algo visualmente mais cativamente no estilo Mac ou mesmo um Windows com algumas firulas, mas para quem quer objetividade, acesso rápido aos aplicativos e pouca conversa como eu, é o ideal.

    Welington Braga (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 4:00 pm

    Q venha o 3.

    Willian (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 4:19 pm

    Sem muitas novidades por enquanto. Vamos ver a versão 3…

    Eu desejo fortemente que a dependência do Mono suma… Acho difícil mas não custa sonhar. :)

    Se não sumir vou usar XFCE 4 no meu Desktop também. Hoje utilizo XFCE no meu notebook e estou muito satisfeito!

    CYGNUS X-1 (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 4:29 pm

    Eu queria q o nautilus exibisse detalhes de arquivos de áudio/vídeo e imagem. Aquele diálogo de substituição de arquivo é horrível, n tem informação nenhuma. Seria bom tb se desse pra renomear arquivos em massa. Quem sabe daqui alguns anos, fazem.

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 5:56 pm

    Concordo com os quatro que me antecederam (Magno, Welington Braga e Willian). Realmente o Gnome é simples e objetivo, espero que o 3 continue a trilar este caminho e seja uma evolução da série 2, tb espero independência em relação ao mono e algumas coisas que sinto falta no gnome é um nautilus com um pouco mais de recursos (vide dolphin) e a janela de substituição realmente é dureza…

    Livre1 (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 1:05 am

    Só espero que não queiram fazer o Gnome cada vez mais dependente do mono.

    O mono além dos problemas de patentes tem a questão de desempenho é qualidade, prefiro aplicativos em java do que mono.

    a (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 4:38 am

    uso gnome-do e docky , ambos feitos em mono. sao otimos, sao bonitos, RAPIDOS e inteligentes. ja o f-spot e’ uma porcaria.

    acho q para app de interface com usuario tanto faz mono, javascript, etc. para nossos olhos nao tem diferenca se a app reage em 1 ou 100 nano-segundos, mas faz muita diferenca se ele nao tiver um visual projetado por designers geralmente nao programadores de baixo nivel.

    Heaven (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 9:00 am

    Eu desejo o contrário que o mono se integre cada vez mais ao mono, utilizando somente os recursos e apis do gnome, com toda certeza ficaria bem mais produtivo e interessante, por exemplo um mesmo aplicativo poderia funcionar em diferentes plataformas gnomes sem alterar uma única linha de código se quer, fora o fato que o mono se demonstrou bastante evoluído.

    Pelo que me lembre as patentes da Microsoft estão relacionadas a um conjunto de bibliotecas, já as especificações da runtime e das bibliotecas básicas estão liberadas de forma que poderiam ser construídas outras runtimes.

    Mas o me interessa do mono mesmo é somente seu runtime que esta muito bom.

    Esdras (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 11:43 am

    O GNOME é simples e objetivo – Mas pode, sim, ter uma interface tão boa ou trabalhada quanto o Mac. A flexibilidade de personalização da interface é um dos trunfos dos gerenciadores de desktop pra Linux, tem pra todo gosto. :) Screenshot do meu desktop: http://bit.ly/dgKMmj

    O GNOME-Do e o Docky, já citados, ajudam nessa melhora de interface (por sinal, ambos são rápidos e feitos em Mono).

    Riser (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 10:09 am

    O GNOME-Do e o Docky, já citados, ajudam nessa melhora de interface (por sinal, ambos são rápidos e feitos em Mono).

    Concordo, mas o consumo de memória é nas alturas e não vale a a pena integra-lo ao GNOME, o GNOME deveria ficar bem mais independente dessas coisas; o que já foi provado no caso Gnote vs Tomboy, Gnote é bem menos pesado que o tomboy, adicionando rapidez e produtividade.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 9:41 am

    chega de mono, não concordo com o java, o nautilus realmente deveria vir com mais recursos, assim como o aplicativo gerenciador de pastas do KDE (dolphin), e de resto meus parabéns a equipe do GNOME por mais um sucesso.

    João (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 9:24 pm

    O gnome não é “simples”, é simplório, para não dizer medíocre. Sai versão, entra versão e não existe sinal perceptível de alguma evolução significativa pois a sua base não é boa. Em desespero recorrem ao mono. Um fracasso puxando outro. Mas um dia a luz da verdade surgirá no horizonte, iluminando as mentes perdidas, então a semente do mal será queimada para sempre junto com seu sacerdote supremo, e o mundo do Software Livre estará livre de gnomes, monos e icazas.

    Quem viver, verá !!

    João

    mono (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 2:57 am

    Para usar GNOME você não precisa ter o mono instalado. Parem de propagar esse mito. Se a sua distribuição instala o mono junto com o GNOME e você não o deseja, não precisa sofrer. Usem o google e descubram como fazê-lo. Não leva 5 min.

    Mika (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 8:00 am

    O gnome não depende *AINDA* do mono, mas está caminhando para isso. Aliás primeiro de abril é uma data simbólica para lançamentos do gnome ahahah

    Lewis (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 10:01 am

    O Nautilus é ultrapassadíssimo. O Gnome parou no tempo e agora parecem querer salvar o mundo com o Clutter.

    Algo que foi percebido a tempos é que quando temos muitos arquivos em formatos digitais específicos como mpeg, jpeg, odf, fica muito difícil organizar tudo, e ao mesmo tempo esses documentos possuem informações sobre eles que não são os dados e sim metadados muito úteis para sua organização, por que então os Gerenciadores de arquivos não usam apropriadamente esses metadados?

    Algo aconteceu de muito errado, pois desde o XTree Gold até hoje, NADA MUDOU! Se mudou foi pra pior, pois o XTG tinha editor Hexadecimal e fazia várias modificações em lotes nos arquivos. Hoje algumas frescuras ocorrem, como preview de arquivos e colocar um icone diferente pra cada tipo de arquivo, mas isso é irrelevante para a organização.

    Riser (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 11:50 pm

    Então vamos ver se o Vala salva o Gnome, ou o mesmo vai para a Vala usando Mono. hahahaha

    /piada infame

    Gnome indo bem ou mal, assistirei no meu KDE SC 4.4.2(ou superior) =)

Este post é antigo (2010-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.