Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


G1 informa a seus leitores situações em que vale a pena adotar o Linux

Artigo em forma de perguntas e respostas, na minha opinião bastante positivo em relação ao Linux, apresentando para o público do G1 (que em sua média provavelmente é menos versado em tecnologia do que você e eu) “quando vale a pena adotar o Linux”.

Acredito que se eu fosse responder a esta mesma pergunta, diria algumas coisas diferentes e não faria algumas afirmações na forma como foram dadas, mas mesmo quando um artigo positivo é tão cauteloso e Windows-cêntrico, ainda é muito melhor do que o que recebíamos da imprensa em geral poucos anos atrás.

O velho estigma de “difícil” do Linux está, pouco a pouco, desaparecendo. Visto até recentemente como o programa predileto dos hackers, nerds e fascinados por tecnologia, o sistema operacional evoluiu, ficou mais acessível e, em alguns mercados, já tem incomodado o Windows. (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:34 am

    Aquele comentarista é um zé mesmo.

    Tiago (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:07 am

    Aquele arquigo é uma droga. O Leopoldo Godoy entendente tando de tecnologia quanto russos entendem de feijoada.

    É por isso que eu vejo com certo desprezo a profissão de jornalistas. Eles deveria se especializar no que escrevem antes de escrever as baboseiras que publicam. E não é só em tecnologia que existe esse problema. Em economia a situação é tão ruim quanto.

    Pq que o G1 não contrata técnicos para escrever artigos sobre tecnologia? Jornalistas não prestam.

    Tiago (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:09 am

    Aquele artigo é uma droga. O Leopoldo Godoy entende tando de tecnologia quanto russos entendem de feijoada.

    É por isso que eu vejo com certo desprezo a profissão de jornalistas. Eles deveria se especializar no que escrevem antes de escrever as baboseiras que publicam. E não é só em tecnologia que existe esse problema. Em economia a situação é tão ruim quanto.

    Pq que o G1 não contrata técnicos para escrever artigos sobre tecnologia?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:10 am

    @Tiago

    Por que técnicos escrevem para técnicos, jornalistas (leigos) escrevem para leigos.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:19 am

    Não indico Linux para ninguém. Qdo olham minha máquina rodando Linux sempre perguntam o que é, e eu explico. Ponto Final. Nem 1% quer saber de testar ou de aprender. E não vou ser eu a evangelizar ninguém. A “salvação” é para todos, basta querer. Eu não vou enfiar nada goela abaixo dos outros. E não, eu não uso Ubuntu.

    ThOR27 (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:20 am

    Gostei do artigo, bem realista. Não vi o vídeo, mas o que está escrito não está muito fora da realidade. Instalar programas é um problema sim para quem usa Linux, pelo fato de existir várias distribuições e muitas vezes uma mesma distribuição para arquiteturas diferentes.

    Claro se usar os ‘gerenciadores’ que vem em cada distro ajuda, mas pode ter certeza que nem todos os programas que a pessoa quer ela vai encontrar lá…

    ioca100 (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:34 am

    Não sou técnico, mas penso que se houvesse um script que identificasse o formato dos pacotes e não sendo .deb, logo seria transformado em tal , aí era só dar dois cliques para instalar.
    Usu o Ubuntu.

    Smaug (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:35 am

    Achei o texto excelente. O jornalista sabe, sim, do que está falando. As deficiências que ele citou são reais: scanners, editores de vídeo, instalação de programas, webcams, games… não adianta tapar o Sol com a peneira: o Linux ainda fica mesmo a dever nessas áreas, apesar dos avanços.

    Quanto ao vídeo: é uma reportagem da Globo News, com uma entrevista no final com o próprio autor do artigo. A reportagem é ótima, já a entrevista nem tanto: o jornalista se enrolou um pouco, resvalou por umas bobagens (quando tenta responder sobre se o Linux é de graça MESMO). Mas ele está perdoado, porque falar assim ao vivo, de improviso, é muito mais difícil do que escrever.

    ioca100 (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:39 am

    Errata no meu post acima:Uso Ubuntu.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:57 am

    Sou jornalista e graças a Deus AGORA faço Ciências da Computação. Jornalista, e digo isso que vale para TODOS, não sabe a porcaria que ele escreve nem quando domina o assunto. “leigo para leigos” está corretíssima essa analogia, nenhum jornalista saberá escrever sobre tecnologia, simplesmente porque 1)não se interessa 2)o editor mandou, logo o jornalista faz a contra-gosto 3)não tem tempo, geralmente além dessa “matéria” vem mais cinco na fila. Em vez de pedir uma colaboração (professor de faculdade de tecnologia, etc), manda um leigo, desinteressado que não sabe nem o que é particionar um HD.

    Acreditem, TODO jornalista não sabe a merda que escreve quando o assunto é sobre ciências exatas.

    Curiosidade; vocês sabiam que jornalistas usam a palavra cientista e não biólogo quando há alguma descoberta na área de saúde? Apesar de todos saberem que é o biólogo que traz as maiores pesquisas a respeito da saúde, o jornalista evita falar da profissão por puro preconceito e comodismo. Afinal, médico é quem cura, e não biólogos…

    xadouron (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 10:01 am

    Pessoal, o que vocês não concordaram que o jornalista falou? Sinceramente não entendi. Ele fala muito bem do Linux, só comenta das áreas que todos nós sabemos que ele ainda tem que dar uma melhorada. Drivers (culpa dos fabricantes dos disposistivos), vídeo, instalação de programas (existem diversas distros e cada uma se instala de um jeito, falta ainda uma padronização). Sinceramente não entendo todo este fanatismo.

    Abraços

    Psicoppardo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 10:10 am

    pois já vi que sou uma excessão, uso ubuntu no trabalho e lhe digo, scannear documentos, usar webcam, tocar mp3, internet 3g (tim), tudo isso foi muito simples, mas por um motivo, antes de sair comprando qualquer coisa eu pesquisei as webcams compatíveis com o sistema do pinguim, pois as pessoas estalam as Distros pensando que o hardware for Windows vai magicamtente funcionar no GNU/Linux, não se dão ao trabalho de uma rápida pesquisa na web, para saber qual hardware é suportado. Sobre scanner, a HP (que é a marca mais utilizada na minha região) dá suporte a Linux. Sobre a instalação de programas, a dificuldade se resume a uma conexão com a internet, pois geralmente a dependência de pacotes em máquinas offline é complicada, mas penso que é a forma mais segura para o sistema apesar dos transtornos que causam a novos usuários. A guerra de pacotes também dificulta e muito, acho que deveria ser adotado um tipo de pacote padrão para todas as distribuições.

    O artigo foi bem escrito tem algumas falhas, é verdade, mas no todo está bom, principalmente vindo da Globo.

    Psicoppardo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 10:13 am

    ah! Esqueci de comentar, por enquanto para um escritório GNU/Linux perfeito, só falta um bom programa de OCR, pelo menos para mim.

    Caio César (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 10:48 am

    @Lucas Timm: “Por que técnicos escrevem para técnicos, jornalistas (leigos) escrevem para leigo”

    Revistas como a extinta Macmania utilizam-se de uma linguagem que muito leigo entenderia sem problema e nem por isso eram ruins. Cadê o editor? Cadê o pessoal que faz a revisão?

    O leigo não precisa estar sempre desinformado, é justamente pela vontade de conhecer mais de forma despretensiosa e muitas vezes por ser um forte consumidor, que o leigo se utiliza de veículos de informação não-técnicos.

    Mas no geral, achei o artigo regular, não diria que é ruim, ainda mais sendo do G1… na verdade, o artigo é até bonzinho, viu? Há várias verdades, por exemplo, ainda temos problemas com drivers e é essencial pesquisar antes de comprar várias tranquitanas. O BR-Linux mesmo promove pesquisas neste sentido.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:19 am

    @Marcelo Ulianov

    Não havia notado que fazia a mesma coisa. Acho que você está certo, as pessoas que tenham mais interesse. E posso dizer que estão tendo cada vez mais.

    Lucas_Panurge (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:27 am

    Já dizia Frank Zappa, mesmo falando sobre a imprensa musical mas serve para outros tipos de imprensa: “…gente que não sabe escrever entrevistando gente que não sabe falar pra gente que não sabe ler”

    rogerio (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:31 am

    Gosteio do artigo, peca em alguns detalhes, mas se levarmos em conta que geralmente estes portais só tem matéria paga ou escrita por alguém que odeia o linux, esta esta ótima, e a julgar pelos comentários, que há pouco tempo atrás só leria-mos trolagem e monte de baboseiras anti linux, me parece que houve um salto no numero de usuários linux, e mesmo que muitos não gostem o ubuntu esta contribuindo para isso.

    Frank (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:37 am

    Mas no geral, achei o artigo regular, não diria que é ruim, ainda mais sendo do G1

    Ultimamente o G1 tem falado bem do Linux e ajudado a promovê-lo, mais até do que a Info, que é especializada em assuntos de informática.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:38 pm

    @Frank

    Não acredito que um portal (ou uma revista) seja boa apenas falar bem do Linux, antes, ele deve falar a verdade. O problema é que, muitos membros da comunidade Linux não aceitam as deficiências do sistema como escada para o crescimento, então, se falou mal do Linux (pior ainda se tiver razão!) o site não presta, é bitolado e tem lobby da Microsoft por trás. Patético.

    Do artigo? É superficial, mas válido dentro da realidade do autor. Pra mim foi mais do mesmo, mas não o tiro esse mérito.

    Gilberto Martins (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:48 pm

    @Frank, a Info frequentemente parece mais especialzada em divulgação de produtos, e muito pouco dedidaca a SL. O G1 não costuma trazer assuntos interessantes sobre SL. Uma exceção é esta reportagem que dá dicas de troca do Windows pelo Ubuntu, o que realmente é bem ousado.

    De forma geral, o artigo está excelente para leigos, faltando uma pequena melhora no que se relaciona a compatibilidade com hardwares, pois o texto deixa uma impressão que é o SO que deve se preocupar em ser compatível com o dispositivo. Deveria ser dito que existem listas de compatibilidade específicas de uma distro como a HCL de RH ou listas genéricas para linux independente da distribuição.

    Outra coisa que poderia ser melhorado é que usuário final apenas USA e não realiza procedimentos técnicos. Quando ele começa a desfragmentar, olhar a estrutura de diretórios, esvaziar o cache, acredito que este usuário pode ser considerado como AVANÇADO. Por isso, usuário leigo não instala programa nem no Linux, nem no Windows, nem em SO nenhum. Este engano é o mesmo que associa hackers a criminosos.

    Fiz uns comentários sobre isto em meu blog.

    Fora isto, a matéria está quase perfeita.

    Gustavo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:09 pm

    Mais parece um artigo adaptado da PC World.

    O lado positivo disso tudo é que pelo menos saiu no G1 algo sobre o Linux. O lado negativo é que, como o grupo Globo deve ter uma parceria interessante com o tio Bill, a matéria deve ter sido ‘podada’ e no fim, ficou devendo em muitos aspectos.

    Frank (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:48 pm

    O G1 já trouxe sim outros artigos interessantes sobre o SL. Além dessa reportagem que ajuda o usuário a decidir quando trocar de SO, já mostrou também como fazê-lo. Em outra oportunidade, mostraram como realizar transações bancárias usando o Kurumin com o auxílio de um LiveCD. Falaram da instalação de programas no Ubuntu, além de como instalá-lo no VirtualBox no Windows, explicando ainda que a escolha do VirtualBox foi devido ao fato de não levar custos ao usuário por ser software livre.

    Além disso, o G1 já explicou o que é o software livre, ainda que de forma superficial, e mostrou aos seus leitores a diferença entre software livre e software grátis. E deu destaque ao SL em outras reportagens, inclusive recomendando-o em algumas delas. O BROffice.org também já foi recomendado pelo G1 e no lançamento da última versão do Ubuntu, eles não se limitaram a apenas divulgar a notícia, mas fizeram uma análise do SO.

    Já a Info, quando fala de SL, parece se preocupar mais em apontar os defeitos em vez das qualidades. Não estou dizendo que ela é ruim por causa disso, mas que é tendenciosa, disso não tenho dúvidas.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 3:08 pm

    Lucas Timm

    Isso é provocação. Não é verdade.

    Pelo menos eu sei das falhas que o linux possui .Já cheguei comentar aqui no br-linux .E segundo ,não culpamos a microsoft para ignorar os problemas do linux .É fato e realidade.A microsoft tem muito sujeira e continua sujando a todo o momento. E não foi só ataques no linux ou no projeto gnu.

    Ou você acha que ataques ao ODF são desculpas esfarrapadas.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 3:10 pm

    @Frank
    Concordo contigo. Mas falar mal da globo é “cool”. Acho que é isso.

    Abs!

    foobob (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 3:12 pm

    Artigos como esse aparecendo podem ser um reflexo de certo crescimento na adoção de Linux por parte de leigos. Talvez nem todos estejam realmente vendo motivos para reformatar seu netbook e instalar Windows: quem vai rodar jogos em netbook?

    Linux (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:15 pm

    Falem bem, falem mal, mais falem de mim.

    Hell (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:42 pm

    Uma noticia sobre Linux (sobre um kernel) mostrando uma centena de computadores com Windows, faltou pesquisa, muita pesquisa.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 5:30 am

    Apesar de ser “para leigos”, o artigo foi bastante honesto (embora superficial, como disseram acima). Só esqueceram de comentar que dispositivos que normalmente não funcionam no Vista e no Seven por falta de drivers, podem passar a funcionar perfeitamente no Linux — por exemplo, aqueles flatbed scanners que eram usados numa conexão de porta paralela e com emulação SCSI.

    http://www.buzzard.me.uk/jonathan/scanners.html#SCSI

Este post é antigo (2010-03-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.