Bruno Laturner em 8/07/2010 às 3:26 pm

Uma crítica a toda review que toca sempre no mesmo assunto:

Quem diabos se importa com MMS? Quem tem um celular moderno faz isso e muito mais via e-mail!

Augusto Campos em 8/07/2010 às 3:32 pm

Acho que quem se importa é mais quem receberia MMS do que quem enviaria, mesmo.

Everton Ribeiro (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 3:32 pm

Que o N900 é massa, e que o Maemo é ainda mais massa, e que o Megoo vai ser fuderoso não é novidade, o complicado é esse vai e vem que a Nokia arrumou, ela não investe em uma direção, parece querer abraçar todas as possibilidade, cada vez que um novo comunicado oficial sai, eles dão sinal de ir em uma direção diferente.

A OVI é fraca como loja de software, e o que é pior: os SDKS são ruins e antiquados, só de precisar instalar duas ou três ferramentas diferentes para fazer ele funcionar já enche o saco, sem contar a falta de suporte a sistemas como Linux e MacOSX. Objective-c é muito chato de aprender, mais do que a gama de opções existente para Symbia, Maemo e Megoo, mas mesmo assim o número de apps para iOS4 só aumenta.

Até achei que parceria Nokia e Intel ia trazer alguma luz para Nokia, o Megoo esta se tornando uma excelente opção, eu era sético quando o projeto Moblin nasceu, mas este ultimo release surpreende, mas meu medo continua sendo a Nokia mudar de idéia do meio do caminho e ir na direção errada de novo.

Eu torço para que a Nokia sai dessa ladeira que ela entrou, gosto da empresa (aquele carisma besta que a gente tempo por marcas), mas esta complicado ver a luz no fim do túnel.

Almir Sartier (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 3:53 pm

Como eu odeio as buscas de internet que vem parar nesta “bosta” de pagina é monte de copiar e colar da c@rr@io , se pelo menos as matérias , fossem completas mas nem isso . Apaga esse meu …cai na rede queremos a fonte original e não esse monte de copiar e colar !!!!

tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 4:23 pm

Eu sempre tive Nokia e sempre fui feliz. Não me importo de comprar um N900 para me divertir e usar meu Nokia de 110 reais para fazer ligações. E não é pela marca e sim porque dura muito, tanto o aparelho como a bateria. Difícil é pagar 2000 reais só por pura diversão. Dá para comprar o belo de um notbook…

Patola (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 4:58 pm

Mas um notebook não é tão portátil, não tem duas cameras (uma de 5 Mpixels), não tem acelerômetro, GPS, sensor de luminosidade, proximidade e tantos outros sensores. Um smartphone de hoje é um verdadeiro tricorder, de tanta coisa que acumula. Por isso em determinadas ocasiões é muito mais útil que um notebook ou netbook.

E quanto ao problema do português de Portugal, se for verdade mesmo, não tem problema. Já tem solução comunitária pra isso, fresquinha: http://n900.aguilarj.com/?p=1461 — o mesmo acontece com toques diferentes pra contatos e grupos de contatos (MyContacts), MMS (fMMS) e tantas outras coisas.

bebeto_maya (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:05 pm

Desculpe, 2000 reais num smartphone c/ uma distro Linux, é brincadeira de mau gosto. Realmente, vale mais como brinquedo NERD.

Bremm (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:16 pm

@ bebeto_maya

Concordo. Vale mais trazer dos esteites um HTC Nexus One por 650 doletas. Só estou segurando a onda porque não tem ainda teclado virtual em cirílico nativo no Froyo (e eu não quero saber de fazer gambiarra com programa externo).

Patola (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:17 pm

A OVI é fraca como loja de software, e o que é pior: os SDKS são ruins e antiquados, só de precisar instalar duas ou três ferramentas diferentes para fazer ele funcionar já enche o saco, sem contar a falta de suporte a sistemas como Linux e MacOSX

Hã? SDK ruim e antiquado? Tá doidão? O SDK da Nokia 1.0 acabou de sair, vem com uma excelente IDE (Qt Creator) com editor de formulários, recursos, ajuda integrada, simulador de Maemo e Symbian e sei lá mais que recursos… Ainda estou descobrindo, mas ele é um dos IDEs mais avançados e completos que já vi. E muito fácil de usar (considerando a dificuldade natural do C++).

Diego Búrigo Zacarão (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:40 pm

Bom, para quem reclamou do ponto de vista de tradução – Está havendo melhorias.

O Moblin da Intel já vinha usando sua própria instância do Transifex. Agora o MeeGo (Maemo+Moblin) tem seu próprio hub para receber traduções de forma colaborativa em http://meego.transifex.net/.

A migração foi feita esse mês.

Dan (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 7:24 pm

Bremm,
se for pra falar em trazer de fora, comprei o meu N900 por US$ 500 nos EUA e estou muito satisfeita!
Quanto ao problema do MMS, o fMMS já resolveu a questão. Hj recebo MMS sem qualquer dificuldade no meu N900.

Patola (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 7:27 pm

Desculpe, 2000 reais num smartphone c/ uma distro Linux, é brincadeira de mau gosto. Realmente, vale mais como brinquedo NERD.

Não tem nada de mau gosto se a “distribuição” (na verdade o conjunto, software + hardware) for útil. Para mim é e valeu cada centavo. Para outras pessoas, inclusive pessoas nem um pouco geeks, também, segundo os testemunhos de blog que eu já postei aqui em outras notícias.

E como eu disse… Um desktop, laptop ou netbook não tem a portabilidade e os vários sensores e dispositivos que um celular tem. Com o N900, você tem um computador de verdade num espaço diminuto, além de quase todas as capacidades de celular que deseja. Nenhum Android ou iPhone chega perto. Qual celular atual tem, por exemplo, videoconferência nativa de Skype e Google Talk e de MSN por software de terceiros (aMSN)?

Narcélio Filho (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 8:57 pm

Excelente artigo! Tenho um N900 e concordo com tudo.

Ele já me salvou várias vezes, por ser um gadget poderoso com software livre, mas realmente é uma tragédia para usuários comuns. Parece que a Nokia o construiu e abandonou.

Felipe (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:28 pm

Em tempo, a própria Nokia não coloca o N900 na categoria de Smatphone e sim “internet tablet” (como o N800 e o N810 lançados no Brasil).

Ele peca sim na parte de telefonia, pelo menos no que é chamado de “nativo”, mas as soluções da comunidade já estão aparecendo, como o Patola já disse.

Pra mim o que ainda incomoda é que, na maioria dos aplicativos não há opção portrait/retrato. Justamente por ser um internet tablet e não um telefone.

Gustavo Melo (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:32 pm

Por esse preço compro um iPhone ou algo com Android… até mesmo um blackberry… por que pagar a mais por algo se tenho uma opção que resolve meu problema gastando menos ?

zeninguem (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:48 pm

Possuo um há alguns meses e estou bastante satisfeito. Talvez para o cidadão comum não seja a melhor opção, mas é sem dúvida um brinquedo fantástico para geeks. Relembrando: ele não é um celular, ele é um computador.

Renyer (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:51 pm

Português de Portugal? Está de brincadeira! Muita falta de respeito.

Joel Teixeira (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:54 pm

Comprei meu N900 por 600 Euros em Londres no mês de Janeiro… e não foi dinheiro fácil não… muito suor na testa. Após esses meses de uso o que posso dizer é: Pagaria muito mais. O telefone apresentava problemas sim, o principal deles a partição de sistema que muito facilmente atingia seu limite de armazenamento.

Desde o último firmware (1.2), e exetuando o Maps que ainda deixa a desejar, ele está absolutamente perfeito. Nunca intalei ou tive intenção de instalar o fMMS, uso telefones compatíveis com MMS desde 2005 e nunca usei… vou reclamar pq o N900 não tem MMS de fábrica? MMS é como Disco Laser ou MD, nasceu fadada a ser um atraso.

Sobre a Ovi Store, tem poucos aplicativos sim… E quem disse que só tem aplicativos na Ovi Store. Você instala facilmente aplicativos diretamente pelo gerenciador ou via apt. É só cadastrar os repositórios da comunidade Maemo e você vai encontrar de controle remoto até os mais diversificados aplicativos.

Hugo (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 11:41 pm

Não preciso de MMS… preciso de acesso a internet, skype, twitter, facebook, blog, maps, flickr, picasa etc…

Hamilton Vera (usuário não registrado) em 9/07/2010 às 2:03 am

“No N900 é possível instalar toda a distribuição Debian ARM ” assim como também é possivel fazer isso no Nexus One e outros …

Patola (usuário não registrado) em 9/07/2010 às 4:29 am

“No N900 é possível instalar toda a distribuição Debian ARM ” assim como também é possivel fazer isso no Nexus One e outros …,

Não, o N900 tem o easy debian, o debian em chroot no Maemo. Assim, ele utiliza toda a infra-estrutura e os drivers do Maemo – o X acelerado, os sensores, o GPS, etc. – e todo o resto funciona, incluindo o GIMP e Openoffice sem precisar rebootar seu celular. De fato, com o easy-debian chrootado, você pode incluir um atalho no menu pra chamar diretamente o openoffice de dentro do chroot, ou o GIMp, ou qualquer outro. É muito mais prático que particionar e rebootar seu celular e não evita que você use a parte de telefonia.

Marcio Carneiro (usuário não registrado) em 9/07/2010 às 9:39 pm

Acredito que a maior falha da Nokia seja de marketing mesmo.
Ela esta para lancar o Meego, que aparentemente esta bem robusto, mas mal vejo noticias sobre ele. O N900 a nokia o marketeou muito mal. E agora temos um hype negativo, e a nokia nao esta fazendo nada.

Em contra partida, por exemplo, a Apple sempre cria hype em seus lancamentos. Se ela lancasse um iCrap, iria vender como a coisa mais revolucionaria do mundo. Um bom exemplo foi o iPad, mesmo nao passando de um ipod touch tamanho familia, foi vendido como revolucionario, e comprado como tal.

E o que a nokia precisa. Vender o Megoo como o melhor SO para cel e tablets. Que o mundo sera dividido entre antes e depois do Megoo. Se ele vai realmente ser? Ninguem liga, o que vale e o hype.

Profeta do Caos (usuário não registrado) em 11/07/2010 às 8:17 pm

Se for comprar um celular para esperar a comunidade melhorar fica dificil.
O Android arrasou a Nokia, muito mais do que o estrago que o iPhone e o iOS tinha feito.
A Nokia parece empresa do século passado, não sabe para onde vai. Vejo uma nova Novell ou uma Kodak da vida.