Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Expressões regulares: Google lança biblioteca RE2 para C++

O Google lançou, sob uma licença de código aberto, uma biblioteca de expressões regulares que se diferencia por ter garantia de tempos de busca lineares, uso limitado da pilha e maior desempenho, melhor adequada à maneira e escala em que as expressões regulares são usadas em serviços de lá.

Maiores informações e o código para download estão disponíveis no site do projeto. (via h-online.com)

Veja abaixo o texto enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“O Google acaba de liberar a RE2, uma biblioteca de expressões regulares para a linguagem de programação C++, baseada na teoria de autômatos, com capacidade de uso limitado da pilha e alta performance. As expressões regulares foram introduzidas pela primeira vez em 1970 por Ken Thompson, como uma forma de descrever padrões de texto em seu editor de texto QED. Desde então, as expressões regulares foram incorporadas de forma profunda na cultura Unix, em ferramentas como ed, sed, grep, egrep, awk e lex, além de estar embarcada no núcleo de linguagens como Perl, Python e JavaScript. As expressões regulares também se tornaram parte da cultura geek.” [referência: under-linux.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mas ER não é naturalmente baseado em autômatos?

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:56 am

    Para aqueles que não acreditam em tudo que lêem, um hacker testou a lib do google comparando-a com a Boost e a da GNU. O resultado mostrou que trata-se de marketing somente, a performance não é nem a metade da implementação de RE na Boost!!!

    Leiam os comentários em: http://under-linux.org/content/google-libera-biblioteca-de-expressoes-regulares-re2-para-c-409/

    [ ]s

    Patola (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:09 am

    “Um hacker”… Hahahaha… Adorei a caracterização.

    No entanto, essa comparação não tem nenhum valor estatístico. Ele usou um subconjunto muitíssimo pequeno de expressões regulares e analisou um único caso! Um teste bem-feito teria utilizado todos os recursos possíveis e imagináveis, inclusive tendo o cuidado de pesquisar casos de borda e expressões com backtracking e recursões exageradas.

    Limão (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 9:22 am

    “…uso limitado da pilha e maior desempenho, melhor adequada à maneira e escala em que as expressões regulares são usadas em serviços de lá.”

    Qual parte de ‘são usados em serviços de lá’ as pessoas não conseguem entender?
    Os caras fizeram uma API que atende eles bem melhor que os originais, publicam para o mundo de forma open source, e vocês vêm dizer que é mentira deles????
    Faça-me o favor…

    Mais uma opção e melhor ainda, com código aberto e sob licença BSD.

    Fui ver o Link do “Hacker” e parece que o Under-linux está sobrecarregado….eheheheheh

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 2:59 pm

    Não precisamos de esmolas!!! O Google é mau!!! Est código é impuro e quem usar estará fora da gloria do Software Livre. Amem.
    Impuros de uma figa!!!
    Mostrem o pagerank!!! Queremos esta código.
    :)

    self_liar (usuário não registrado) em 15/03/2010 às 8:54 pm

    Só acho que as pessoas devem tomar cuidado :

    Priorizar a contribuiçao de uma corporação em vez de uma implementação feita com uma licença com compyleft.Se isso continua , a comunidade fica inteiramente dependente de um software que pode ser fechado.

Este post é antigo (2010-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.