Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Enlightenment Foundation Libraries 1.0 BETA

Enviado por Gustavo Sverzut Barbieri (barbieriΘgmail·com):

“O projeto Enlightenment talvez já não seja tão conhecido hoje como era no passado: ainda na década de 90 tinha gráficos elaborados e chegou a ser o gerenciador de janelas (window manager) usado no Gnome1. Em 2001, após o release DR16, o desenvolvedor principal Carsten “The Rasterman” Haitzler iniciou um trabalho em bibliotecas as quais denominou “EFL – Enlightenment Foundation Libraries”, ou seja as bibliotecas que seriam a fundação para o window manager.

O objetivo das EFL seria unificar todo seu conhecimento em um único lugar. Na época Rasterman já tinha bibliotecas de eficiência reconhecida como Imlib1 e Imlib2, porém que faziam apenas uma parte do processo: pintar os pixels da maneira mais rápida possível. Era preciso mais: algoritmos para montar cenas e considerar oclusão dos elementos e pintar o mínimo possível; salvar e ler configurações de forma eficiente e também abstrações para o sistema ajudando com portabilidade. Isto resultou em bibliotecas como Eina, Eet, Evas, Ecore e outras. Eina fornece tipos de dados, Eet serializa e carrega arquivos estruturados, Evas é uma biblioteca de elementos gráficos que mantém o estado e Ecore provê “main loop” e abstração a diversos sistemas de entrada como X11, Fb, Tslib, DirectFB, Win32.

Em termos gerais, nada muito diferente do que se vê em Gnome e KDE, porém uma análise mais minuciosa do que uma simples comparação de nomes de features mostra por que o projeto vem ganhando momento: Eet, por exemplo, pode ser comparado a XML + Zip, porém este é compilado e a leitura se dá de forma eficiente, sendo possível incluir fontes e imagens, o que ajuda muito sistemas embarcados ou desktops a terem um boot mais rápido e com menos impacto no sistema de arquivos. Evas também foi inovador ao introduzir o conceito que hoje GTK e QT tentam se adaptar, o de “windowless graphics”, que permite, dentre outras coisas, que uma janela seja redimensionada sem aqueles horríveis artefatos e atraso.

Evas é a biblioteca mais mencionada no projeto. Além do conceito de “windowless” ela possui diversos backends, sendo imbatível em benchmarks. Dentre os benchmarks existem OpenGL, OpenGL-ES, Xrender e um engine em software muito otimizado, o qual muitas vezes consegue se equiparar ao OpenGL. Devido ao uso em sistemas embarcados possui backends específicos para 16 bits per pixel (usado em celulares e internet tablets) e 8 bits per pixel grayscale (usado em Ebook readers).

O projeto vem tomando fôlego com o Linux entrando cada vez em mais sistemas móveis e embarcados. Devido à sua performance e possibilidades gráficas ele vem conseguindo espaço desde que apareceu no Maemo em 2007 e então OpenMoko até chegar aos olhos da Samsung. Com certeza devido à visão do Rasterman, que já em 2002 considerava que o Linux não deveria competir em desktops e sim em outros espaços.

No dia 3 de Outubro de 2010 as EFL foram lançadas como 1.0 BETA, veja mais no anúncio oficial, no link a seguir.” [referência: enlightenment.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    A interface do Bada é baseada nas EFLs?

    Agora vai! Que venha o enlightenment 0.17 e o 0.18 (e que não demore muito :-))

    Aos que praguejavam “isso nunca vai ficar pronto”, está aí o cala-a-boca :-) Os caras demoraram pra fazer, mas só porque queriam fazer bem-feito. O negócio é leve, as animações funcionam bem mesmo num hardware mais lento, típico de um sistema móvel/embarcado, e num hardware um pouco mais potente, voa :-) O mais legal é que suporta tbm opengl, o que torna as aplicações muito mais fluidas (um programa que gosto é media center enna).

    @jonata, parece que sim. Pelo que vi, há na próprio EFL bastante código feito pela Sansung.

    O Enlightenment realmente é surpreendente. Lembra do E-Live? O requerimento mínimo de memória RAM era 64mb em modo live… nunca fiz um teste sério, mas arrisco dizer que o Enlightenment roda em um PC com 16mb de RAM.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 4:08 pm

    “Agora vai! Que venha o enlightenment 0.17 e o 0.18 (e que não demore muito :-))”
    Calma Tenchi, só mais 10 anos e a gente vai poder usar a versão estável kkkkkkk

    Eu insisti um tempo com o e17, mas chegou uma hora que não deu mais, hoje em dia nem tenho muito tempo pra fuçar, mas torço pra que fique pronto logo todo o projeto, não só as bibliotecas. É muito leve e bonito pra K7, dá até gosto ficar olhando pra área de trabalho vazia :p

    Iha (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 4:13 pm

    Qual distro recomendam para testar o enlightenment como ambiente desktop?

    devnull (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 4:15 pm

    Pensei até que era o Duke Nukem Forever! xD

    @Iha, eu uso o Ubuntu. É só instalar via script easy_e17.sh (primeiro resultado na busca do google)

    Frank (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 5:03 pm

    É sério que finalmente lançaram uma versão beta?
    Usei o E17 em meu EeePC 900 durante alguns meses no ano passado. Só não aprovei porque ainda estava muito bugado e voltei ao UNR.

    @Iha
    Tem também a distro Elive, baseada em Debian e Enlightenment. Mas acho que ela ainda não inclui esse novo beta.

    Jurandir (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 7:01 pm

    Hum…já estou vendo ubuntu+e17+ecomp= show de desktop…

    Gustavo Sverzut Barbieri (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 8:50 pm

    Bada não usa EFL, apesar de ser apoiado pela Samsung, temos que lembrar que uma empresa tão grande quanto ela investe em diversas frentes, como Android, Windows, Bada e outras também :-)

    Lucas De Marchi (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 9:00 pm

    E se vocês olharem no mapa dos desenvolvedores, grande parte deles está aqui no Brasil: http://www.enlightenment.org/p.php?p=contact/devsmap&l=en

    guilherme (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 10:15 pm

    isso quer dizer que o e17 em breve substituirá o e16 como versão estavel ou n entendi direito?

    Wilfredo (usuário não registrado) em 4/10/2010 às 10:49 pm

    Enlightenment 1.0 será o gerente de janelas mais usado das distribuições GNU/Hurd

    Se o Bada usa o EFL eu não sei, mas aquele GPS do samsung wave (com bada) com aqueles ícones black piano são o tema black & white todinho.

    @Wilfredo, e virá com um port do Duke Nukem Forever usando evas e uma versão do GNOME totalmente em Mono, produzida pela Microsoft! :-)

    Ah sim, das bibliotecas da EFL a única que realmente usei na prática até agora foi o Eet, ótimo para quem precisa fazer persistência em disco e não quer reinventar a roda :-) Recomendo à todos. A performance é muito boa e tem uns recursos muito bacanas, como criptografia.

Este post é antigo (2010-10-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.