Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade do OpenSolaris preocupada com o silêncio da Oracle

A comunidade do OpenSolaris, representada (ao menos nos tempos da Sun) pela OpenSolaris Governing Board, está preocupada com o silêncio da Oracle sobre o futuro deste sistema, exceto por uma única menção em um slide do webcast de 5 horas pós-aquisição da Sun.

O líder da OGB é o primeiro a apontar que o silêncio em si não pode ser tomado como um presságio de algo mais sinistro, mas vale mencionar que ele já tentou iniciar um canal de comunicação com a empresa, e até o momento nem mesmo recebeu uma confirmação de recebimento da solicitação. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 9:49 am

    Depois da acessibilidade do GNOME, todos tem medo de ser a próxima vítima.

    Mas como disseram tantas vezes aqui: “é só fazer um fork”. Ok, então.

    É, a comunidade de fato é importante em qualquer projeto livre…

    Um dos primeiros objetivos de uma empresa ao liberar o código-fonte de um software de sua propriedade costuma ser manter (ou aumentar) a qualidade do software e compartilhar com outras empresas ou indivíduos a custosa tarefa de manter essa base de código.

    Quando uma empresa insiste em manter controle rígido sobre um projeto livre, ela admite que a liberdade, nesse caso, é falsa e tem fim puramente propagandístico. Se todos os desenvolvedores do OpenSolaris pertencerem à Sun, isso significa que ela continua gastando um montão para manter o sistema e a qualidade permanece igual.

    No final, a principal característica do sistema passa a ser sua gratuidade, e a liberdade não conta mais.

    #prontofalei :)

    Dito isso, espero que a Oracle tenha planos de continuar (e tornar mais livre!) o OpenSolaris, que tem alguns recursos bastante desejáveis em um sistema operacional para servidores dos mais diversos fins.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 10:10 am

    concordo, inclusive estendo isso ao openoffice tomara que a Oracle considere uma maior liberdade aos colaboradores.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 10:37 am

    Vai acabar o arrego da moçada.

    Lewis (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 11:02 am

    “Então toma, toma, toma …” Algum Mc de Funk

    Leão do Norte (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 11:46 am

    Era esperado…

    São muitos projetos pra Oracle analisar, o pessoal fica ansioso. Uma fusão desse porte não dá pra ser feita da noite pro dia, é natural que alguns projetos a Oracle demore mais a decidir.

    O projeto que acompanho mais é o Netbeans, e eles estão satisfeitos com a autonomia que a Oracle deu.

    joaocep (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 1:21 pm

    Faço parte da comunidade Opensolaris e sinto um “vazio” por parte da Oracle. mas acopanho o crescimento do sistema via genunix.org

    joaocep (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 1:38 pm

    Para interessados:

    http://genunix.org

    Thur Feb 04 2010 New OpenSolaris preview, based on build 132, is available!

    há um link de download lá.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 4:36 pm

    O Larry Elysson nao esta nem ai para o Software Livre, afinal de contas quem vai vencer o ORacle neste campo? Alguma solução de Software Livre? Não mesmo.

    Linux boy (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 8:32 pm

    APOSTO que a Oracle vai liberar o que é realmente bom no Solaris, como ZFS e outras coisas, que falta no linux sob licença GPL, sendo mais tarde incorporado no kernel linux.

    Ela deve manter o Solaris (comercial) or mais algum tempo em ritmo de manutenção apenas por causa de contratos já firmados e clientes existentes, mas a tendência é migrar para linux.

    Afinal, o Solaris para x86 nunca foi lá muito desenvolvido e bem tratado pela Sun e é muito mais fácil acrescentar os recursos bons do Solaris ao Linux do que fazer o contrário.

    O carro-chefe da Oracle é o banco de dados da Oracle e ele roda MUITO BEM em linux há anos. O Solaris podia ser o filho preferido da Sun por motivos sentimentais mas para a Oracle manter o desenvolvimento de 2 sistemas só aumenta custos e é justamente o que ela quer cortar quando adquire uma empresa que estava mal das pernas financeiramente, como a Sun.

    @Linux boy, pelo contrário. O Larry Elisson já disse várias vezes que quer apostar pesado no Solaris pra servidores high-end. O que ele não se pronunciou ainda é sobre o OpenSolaris, mas o pessoal precisa ter calma. Fusões desse porte demoram mesmo a decidir sobre todos os projetos.

    Linux boy (usuário não registrado) em 20/02/2010 às 8:45 am

    @marcosalex,

    Sim, talvez eu não soube me expressar bem. A Oracle simplesmente não está interessada em Solaris ou OpenSolaris em PCs. Vai manter o Solaris apenas por causa dos grandes clientes que usam máquinas Sparc, mas não acredito que vá estimular grandes desenvolvimentos no Solaris e OpenSolaris, se não for encerrado de fato pela Oracle, ficará em estado de animação suspensa porque ela não vai ceder gente sua para ficar desenvolvendo o Solaris.

    Talvez use o pessoal da Sun é para portar tecnologias do Solaris para o linux e assim facilitar seu lado e também para manter sua distribuição linux, que até agora é basicamente uma recompilação do Red Hat.

    erico (usuário não registrado) em 20/02/2010 às 2:25 pm

    Do que é oficil a Oracle já afirmou que o solaris estará restrito ao sparc, daí é possivel entender que até como forma de não perder espaço o oosol poderia ser direcionado para a plataforma x86. A não ser por uma coisa.

    Já no primeiro dia e com a reformulação do site, eles retiraram a opção do red hat enterpirse linux(RHEL) para as workstation e colocaram o unbreakeble linux, desenvolvido pela oracle internamente a partir do RHEL e recomendado para o 11g, nesse cenário fica dificil imaginar que a oracle sustente o desenvolvimento do oosol.

    A Oracle está sim satisfeita com o netbeans, mas tem o seu jeito de dizer, eles colocaram como opção o jdeveloper deles do lado do netbeans e eclipse, alias sempre quando a oracle tem um produto similiar eles colocam o produto deles ao lado do da sun. podem observar.

    No longo prazo eu acredito que incorporarão os produtos de software da sun aos deles, mantendo intacacto apenas o filé da sun que era a parte de hardware e o java. A exemplo do que já ocorre com o bekele db.

Este post é antigo (2010-02-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.