irresponse (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 10:10 am

Te cuida GCC, os homi tão encostando!

henry (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 10:10 am

uau! 15 minutos. Não li a materia original, mas algo abaixo deve ser verdade :
- o notebook dele é double-quad-quadcore.
- ele compilou bem pouca coisa do kernel
- esse compilador é f0d4.
:D

Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 10:42 am

15 min.
Dependendo do que vc estiver compilando, o GCC faz em menos tempo. Agora se for o kernel do ubuntu, que tem quase tudo compilado como modulo, inclusive drivers para dispositivos que quase ninguém tem, ai sim da umas 2 horas compilando.

Já uso o clang para os meus projetos. E estou bastante satisfeito com os resultados desse compilador.

tenchi em 26/10/2010 às 10:44 am

Espero que o clang fique cada vez melhor nos próximos anos e se torne um compilador à altura do gcc, senão melhor.

Ter softwares que não sejam presos à um compilador específico é sempre bom, pois ficar preso à uma solução, mesmo que seja de software livre, é muitas vezes igual a ficar preso a uma solução proprietária. Não é o caso do gcc, mas pode um dia ser dele ou de outros.

Caê do Pelô (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 10:58 am

“Não é o caso do gcc, mas pode um dia ser dele ou de outros.”

OU NÃO.

Esse menino tenchi aprendeu bem. Fala tudo e não diz nada. Uma coisa linda de se ver. Ou não.

Rodrigo (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 11:00 am

Quem sabe este nao seja o 1o passo para tirar qq dependencia de uma distro linux com gnu e Stallman parar de usar a popularidade dele como cabo eleitoral de campanha da fsf

foobob (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:45 pm

@Rodrigo, GNU está profundamente enraizado no coração do Linux e milhares de outros softwares livres graças à GPL. Liberdade à qualquer custo foi a maior contribuição de Stallman, surpreendentemente maior até mesmo que emacs, que ainda não se tornou uma singularidade. Aliás, Stallman lembra bastante o Tiradentes até na aparência, menos rotundez…

Henrique (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:01 pm

A título de curiosidade, o ReactOS também está próximo de ser compilado integralmente pelo CLang. Atualmente ele só compila algumas partes. Hoje mesmo um dos desenvolvedores do ReactOS que mantém contato com o pessoal do CLang comentou que brevemente eles irão implementar uma das pendências que está impedindo uma compilação mais geral.

foobob (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:19 pm

que lindo, uma implementação livre de compilador pela Apple sendo capaz de compilar uma implementação livre de SO da Microsoft… com sorte ReactOS também roda mono…

Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:29 pm

@Henrique: uma das metas do ReactOS é compilá-lo integralmente no Visual Studio (vá saber o porquê disso…).

Weber Jr . (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:29 pm

@Tenchi

“pois ficar preso à uma solução, mesmo que seja de software livre, é muitas vezes igual a ficar preso a uma solução proprietária. ”

Não, não é igual, nem parecido. Talvez se depender do estilo de “Open Source” de alguns. Software Livre não, dá sempre chance para alternativas.

self_liar (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:34 pm

Não uso o clang nem o LLVM por padrão devido a licença e também por que não estou a procura de inovações descontroladas. O meu objetivo é a liberdade.

foobob (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:44 pm

Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:29 pm:
“uma das metas do ReactOS é compilá-lo integralmente no Visual Studio (vá saber o porquê disso…).”

é para se certificar que é 100% dependente da Microsoft.

marcosalex em 26/10/2010 às 4:55 pm

“uma implementação livre de compilador pela Apple”

A Apple colabora mas não é dona do projeto, que é livre, segundo a FSF.

Henrique (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 7:13 pm

@Tércio Martins
O principal motivo é poder utilizar os PDBs junto com o WinDBG o que aumentaria significativamente a efetividade de depuração de código.

Mesmo que o objetivo seja atingido, o projeto continuará a dar suporte aos dois compiladores (ou três quando o CLang virar realidade), que efetivamente se torna uma plataforma muito boa detectar bugs escondidos.

@ foobob
De fato, eu mesmo já consegui (literalmente com sorte) rodar o Mono no ReactOS), se quiser pode dar uma olhada em http://reactosbr.wordpress.com/2010/10/08/plataforma-net-no-reactos-com-o-mono/

marcosalex em 26/10/2010 às 8:49 pm

Particularmente não me importo com o tempo demorado pra compilar, mas se o código gerado ficar mais rápido, largo o gcc sem dó nenhuma.

E vai ser bom pro GCC, um incentivo a mais pra continuar melhorando e rever velhos conceitos.

André Luis Pereira dos Santos em 27/10/2010 às 1:13 am

Vai ser ótimo para o GCC.

Sem competição, a inovação vira uma lesma.

self_liar (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 8:27 am

Andre Luis Pereira

Engano seu .Não há necessidade de competir para produzir algo novo.Se alguém quer bricar com ferramentas de compilação que então faça um fork ou um novo projeto .Assim como a LLVM fez.A LLVM não está competindo com o GCC. Ela não quer matar o GCC,ao menos que alguns dos seus patrocinadores queiram isso.

Por favor pense um pouco .Tente desvincular inovação necessita competição.

O que não concordo com a LLVM é a licença e as intenções que eles querem com o projeto. Não quero ficar bricando com compiladores .Quero lutar pela liberdade.

Victor (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 9:36 am

@self_liar, mostre um exemplo onde a inovação não foi provocada pela competição? As vezes a competição não é explicita, mas desde que exista um produto que faça a mesma coisa, existe o sentimento de competição.

self_liar (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 9:52 am

Victor

O software livre é um bom caso. A inovação é levada pela diferença de ideias e não um esforço de matar um projeto que existe. O povo do Xemacs não queria matar o Emacs .Eles somente não concordam o que o Emacs faz e então os desenvolvedores quiseram um emacs do jeito deles,que é o Xemacs.

Não sei se a competição é explicita ou implicita. Sei que existe tipos de competição .Esta competição que você fala até que saudavel ,ou seja, a competição que os participantes testam suas capacidades.

Agora a competição que se pratica tanto no sistema de trabalho quanto em muitos lugares ,se chama a competição destrutiva, ou seja,eu tenho que obrigatoriamente matar o outro para ter mais e/ou sobreviver.Essa é a competição terrível.

tenchi em 27/10/2010 às 11:15 am

@Victor, a roda.

Acho que não houve muitos concorrentes para o cara que inventou a roda.

hauahauha

Flavio Menezes dos Reis (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 12:12 pm

@Victor,

Já pensou se cada um que quisesse construir um sistema operacional alternativo não se juntassem para construir, por exemplo, o Linux? Não necessariamente inovação necessita de competição, precisa de motivação.

Ah tá, estavam competindo com o Windows; mas estavam cooperando entre si e não competindo.

self_liar (usuário não registrado) em 27/10/2010 às 3:45 pm

Flávio Menezes

Isso mesmo .A competição não produz inovação .A competição produz motivação e a motivação PODE produzir inovação.

No sistema economico de hoje ,a competição destrutiva motiva os concorrentes a fazerem alguma coisa no mercado. Nem sempre é inovação .Uns optam por desviar impostos,corrupção no governo e poluição de rios . E outros optam em produzir alguma inovação.

O sistema de competição hoje é confundido com inovação porque quem vive em ameaça de morte faz de tudo para se manter vivo,inclusive destruir o resto do mundo para isso .Isso é tortura e uma forma dee produzir motivação (que PODE levar a inovação ) horrível.