Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como ter no Firefox ou Chrome o recurso ‘Reader’ do novo Safari

No lançamento do Safari 5 a Apple aproveitou, como de hábito, para apresentar com uma cara bem bonita e imerso numa atmosfera de inovação algo que já tinha sido implementado de formas similares em outras plataformas – embora agora com a aparente vantagem de já vir pré-instalado no navegador: um recurso para aumentar a legibilidade de textos comuns da web.

Segundo a descrição oficial, quando um usuário do Safari fizer uso do recurso batizado de Reader, o navegador vai reformatar a página que estiver sendo lida, removendo anúncios e outras distrações visuais, e até mesmo juntando o texto de outras partes, quando se tratar de um artigo multi-páginas.

Embora eu não me incomode com anúncios bem-comportados na web, distrações que ficam no caminho do leitor (incluindo anúncios intrusivos, más escolhas tipográficas, cores absurdas e outras) são um problema para muita gente, e não faltam soluções pra lidar com isso em outros navegadores.

A minha preferida é um bookmarklet configurável, mas o OMGUbuntu publicou um artigo mostrando extensões do Chrome e Firefox para lidar com o mesmo problema, e você pode ler no link a seguir. (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joao (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 8:42 am

    Não inovaram em nada. O Opera já tinha isso!

    AchubaNanoiaBR (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 8:42 am

    Para mim a melhor extensão para o firefox que permite uma leitura mais fácil da Internet é No Squint, disponível em https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/2592/

    @Joao

    No título do tópico diz: COMO TER a funcionalidade X, e não “quem inventou primeiro a funcionalidade X”… ¬¬

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 9:40 am

    Que inveja da Apple, parece que a empresa não cria nada de novo, o que é uma injustiça. Se for assim, pode falar que o Linux é uma cópia do Unix a única coisa nova é ser aberto, mas nada de criativo, o que seria uma injustiça. Espero que um dia as pessoas melhorem e tenham humildade para reconhecer o mérito de outros também.
    Impressionante como os radicais fazem isto. Invejosos!!!
    Podem moderar, não aguentam verdades.

    Cícero Thiago (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 9:46 am

    Também uso o Readability de vez em quando. Ainda não vi o Reader do Safari, deve ser bem visual, como tudo que é feito pela Apple ;)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 10:35 am

    Qual o grande problema de usar funções que já existem em outros softwares? Tirem o gerenciador de janela do Windows, Mac e Linux, deixem só com a Xerox. E o que essas abas estão fazendo no meu Firefox? CAI FORA!

    Sério, que frescurice de vocês, “copiou o recurso”, e quando o software amado copia ninguém diz nada. Eu como usuário Linux vejo que as coisas só não evoluem por causa do ego de alguns pseudos-entusiastas.

    Smaug (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 10:44 am

    Aos pouquinhos, a Apple e o Mac vão tomando conta deste site…

    Não. Mas sempre que a Apple, o Google, a Microsoft, a IBM, a HP, a Volkswagen ou a Kibon fizerem algo que tenha relação com softwares livres, ou que motive reações relacionadas a softwares livres, espero estar atento e noticiar, assim como noticio as iniciativas de empresas menores, de comunidades e de indivíduos.

    Bem, pelo menos o Safari é o único que suporta HTML5:
    http://www.0xdeadbeef.com/weblog/2010/06/intellectual-honesty-and-html5/

    @tenchi

    Aham, e suporte “honestamente” mesmo ¬¬
    http://www.osnews.com/story/23411/Apple_s_HTML5_Showcase_Isn_t_HTML5_Blocks_Other_Browsers

    robson (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 1:25 pm

    Pra mim ficou a mesma coisa….gordo!

Este post é antigo (2010-06-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.