Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como o Qt pode trazer melhores aplicativos para o Ubuntu

Agora que surgiu oficialmente o assunto de o Ubuntu eventualmente passar a fazer bom uso do Qt (ao mesmo tempo em que se fala de trocar o GNOME-Shell pelo Unity), o ars technica explica melhor o que isso significa, e especialmente o que não significa.

Para ficar claro: a adoção da Qt não precisa significar abrir mão do GNOME. Embora seja muito natural associar Qt ao KDE, seu suporte ao GNOME é bastante completo, mantém aparência e comportamento nativos, e implementa até mesmo as exigências do padrão de interface definido pelo ambiente (HIG), e os diálogos nativos.

O artigo deve interessar especialmente aos desenvolvedores, pois foi escrito por um desenvolvedor de aplicações acostumado ao Gtk e Qt, que opina comparando características e apresentando diferenciais, inclusive quanto à natureza de seu suporte multiplataforma. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 2:36 pm

    O Mandriva com seu KDE todo redondinho utiliza GTK+ no Centro de Controle e nos outros utilitários. Preferia que eles fossem escritos com Qt mesmo :’(

    thiagoc (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 2:39 pm

    O ruim é ter mais 2GB de bibliotecas instalado só pra rodar alguns aplicativos qm QT :/

    foobob (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 2:41 pm

    esse verde-meleca não combina com o marrom-cocô ou roxo-hematoma…

    trx64 (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 3:03 pm

    @thiagoc

    Na verdade, não precisa de nenhuma biblioteca. Não confunda programas em QT com programas do KDE (apesar dos últimos serem feitos em QT). Os programas do KDE utilizam bibliotecas do KDE para serem executados, logo geram download maiores (e nem de longe próximos de 2GB). Programas em QT normais não dependem disso. Quando você instalou o Google Earth ou o Skype precisou de alguma biblioteca? E ambos são feitos em QT! O QT é um framework moderno, eficiente e multiplataforma, além de ser muito fácil fazer programas com ele. É, de longe, uma das melhores ferramentas para criar aplicativos desktop em qualquer OS.

    benjamim (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 3:18 pm

    Também sou totalmente a favor de se utilizar QT, antigamente existia um problema quanto a licença do mesmo, mas hoje ele é LGPL, acho que deveríamos usar aquilo que existe de melhor e a resposta é QT.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 3:27 pm

    O qt é uma plataforma eficiente, muito robusta e muito utilizada no mundo do software livre e do software proprietário. Acho uma boa decisão do pessoal do ubuntu se esta for bem utilizada no projeto deles.

    Gilson Filho (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 3:29 pm

    Acho muito precipitado do Mark usar o Unity como padrão para o 11.04. Poderia usar o QT mesmo para isso!

    renato (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 3:35 pm

    se o QT tivesse sido lançado como LGPL a 11 anos atrás a história dos ambientes desktops linux seria diferente…

    canonical está criando um fork do gnome aos poucos

    MaxRaven (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 4:26 pm

    Em 07/2008 Shuttleworth diz: Uso KDE no meu desktop e Gnome deve pensar em usar a Qt
    Enfim, não é novidade, pelo menos pra mim, esta intenção de se aproximar da Qt.

    Quanto ao Mandriva, depois do rolo todo lá disseram que iriam migrar as aplicações em GTK+ pra Qt também, estou esperando pra ver se sai algo mesmo.

    Jeremias (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 5:15 pm

    Não sei o que o povo tem contra o GTK+ acho tão fácil desenvolver nele. E o resultado final sempre fica fantástico.
    Agora acho besteira se afastar do Gnome Shell, o Unity não é legal em Desktops.
    Na verdade o Ubuntu já está legal, utilizando a Docky, mais o Gnome Do e o menu global do Ubuntu Netbook Remix fica fantasticamente produtivo.

    o (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 5:18 pm

    O OpenSuse, quando trocou o seu instalador para uma versão Qt, ficou bem mais bonito

    http://arstechnica.com/open-source/news/2008/02/qt-styling-adds-flair-to-the-opensuse-installer.ars

    O GTK+ é tosco e programar orientado a objetos em C é uma tortura.

    foobob (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 5:35 pm

    “O GTK+ é tosco e programar orientado a objetos em C é uma tortura.”

    é por isso que gente em sã consciência programa as respostas a eventos em python ou outra língua culta e projeta as telas com Glade.

    programar Qt em C++ sem designer gráficos de tela é igualmente torturante, mais até eu diria por conta da linguagem rebuscada…

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 5:55 pm

    @trx64 o programa per si não chega aos 2GB, mas os pacotes necessários para a instalação dão quase isso (quando o aplicativo é kde). Ex: instalei o kile numa máquina com ubuntu um tempo atrás (“kde free”), foram ~1.4GB…

    ioca100 (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 5:59 pm

    Uso o gnome-shell e gosto, do Gnome atual não gosto da barra inferior, Docky é para Mac.O Unity não ficou legal aqui no 10.04 e desinstalei, mas tem seis meses para adaptá-lo ao Desktop.Torço para que tudo dê certo.

    $foo_bar = "hello world!"; (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 6:08 pm

    Olha, com todo o respeito do mundo às outras distros, mas quem tá agitando, inovando, puxando mesmo o mundo do linux no desktop é o ubuntu….

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 6:29 pm

    O Qt pelo menos tem a Nokia que sustenta o projeto e a certeza que um dia não vai ser comido pelas traças ou até mesmo faltar recursos para levar a frente.

    erico (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 7:36 pm

    para min o gnome é um ambiente gráfico e unity uma interface, a entrada do QT sem dúvida muda tudo, mas a base ainda é a mesma.

    Danilo (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 9:27 pm

    Como programador prefiro QT, como usuário tanto faz, mas acabo usando mais aplicações escritas em GTK-não uso KDE e são raros programas em kDe fora deste.

    Como comecei com o GTK+ estou mais habituado com ele, mas particularmente, acho que os aplicativos em GTK+ tem um desempenho melhor no Gnome se comparados com aplicações QT.

    usuario (usuário não registrado) em 25/10/2010 às 9:56 pm

    Ex: instalei o kile numa máquina com ubuntu um tempo atrás (“kde free”), foram ~1.4GB…

    Provavelmente 1GB desses 1.4GB eram do LaTeX, que deve ter instalado completo com todos os pacotes, com suporte até a sanscrito.

    Pelo que vi o pessoal tá trabalhando legal no gtk 3. Espero que saia logo com recursos legais e q o gnome e demais aplicações que usam gtk se beneficiem destes novos recursos.

    Não sei do lado desenvolvedor, pq só mexi com gtkmm (binding pra c++) já faz muito tempo. Mas, pro usuário, gtk é feio sim. Desculpem falar. Mas é. Mesmo dentro do gnome ou xfce. Uma parte de mim diria até tosco, mas eu tento reprimir este lado troll :-)

    Por falar em Qt, até o pessoal do Haiku tem um port do Qt, permitindo que aplicações em qt rodem nele. E roda levinho, levinho :-) Tem tbm um port do kde, que ainda não testei, mas pelo q vi roda bem tbm.

    Qt está sendo mais multiplataforma q o gtk.

    Não sei se se o qt fosse lgpl há 11 anos atrás a coisa seria diferente. Se bem que depois que a Nokia adquiriu a a Trolltech (olha, uma empresa de tecnologia Troll, acabem com ela!), o Qt deu uma guinada boa, com o Qt Creator, o QML, melhor suporte ao Mac e Windows e symbian, sendo que atualmente há mais recursos implementados no Windows que no Linux, como por exemplo o suporte a multitoque, causado pela deficiência do Linux nesta área.

    Que a batalha das toolkits modernas comece! :-) O pessoal do enlightenment ataca de elementary, o pessoal do gnome com gtk e clutter e o pessoal do Kde com qt.

    Embora eu seja um “flash hater”, creio que a plataforma Flash, para aplicações ricas em desktop, seria um ótimo concorrente. À altura dos concorrentes citados, inclusive. Mas o pessoal teima em utilizá-lo em páginas na internet…

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:58 am

    @usuario não, infelizmente não. O latex (“full”) já estava instalado e funcionando com o vim e o gummi. Um pouco da “culpa” foi do esquema de pacotes, algumas coisas claramente davam pra cortar, como o kdesu/kdesudo e o konsole (até parece mentira, eu sei).

    bill (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 8:56 pm

    @tenchi , “Pelo que vi o pessoal tá trabalhando legal no gtk 3. Espero que saia logo com recursos legais e q o gnome e demais aplicações que usam gtk se beneficiem destes novos recursos.”

    quanto aos “recursos legais” pelo menos por enquanto pode tirar seu cavalinho da chuva.

    o gtk 3.0 não vai ter recurso novo nenhum, apenas uma limpeza do antigo GTK 2. Os recursos novos vão chegando aos poucos nas atualizações
    bem vindo ao mundo gnome, devagar e sempre…

    DarkCode (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 9:24 pm

    Qt é o futuro, e tenho dito !

    Curioso (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 10:04 pm

    Queremos a evolução, e para haver evolução é preciso ter concorrência.

    GTK, QT,… estão tão ligados que um sem o outro parariam de evoluir.

Este post é antigo (2010-10-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.