Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como mudar a posição dos botões nas janelas do Ubuntu 10.04

Como diria um velho conhecido astronauta e empresário, a resistência é fútil: você será assimilado. Mas quem quiser aderir ao Ubuntu 10.04 e, num ato de rebeldia contra a decisão de reposicionar e reordenar os botões das janelas, colocar tudo de volta onde sempre esteve, tem diversas alternativas.

A primeira é a do Hamacker, descrita no link abaixo, plena em oportunidades para usar comandos no shell:

Parece uma coisa simples, mas nas listas de discussão muita gente tá questionando como mudar o lado desses botões nos titulos da janela que agora aparecem do lado esquerdo (até que eu gostei) ao invés do lado direito como sempre foi. Assim vou deixar essa dica na esperança de que usem o Google para chegar até essa página. (via hamacker.wordpress.com)

Outra é a do Alex Eftimie, que criou o script que apresenta o diálogo abaixo para realizar a mesma operação, como descreve o post do OMG!Ubuntu do dia 3.

Pessoalmente, preferi a alternativa que o Hamacker apresentou. Mas gostei da nova localização dos botões, assim como gostava da anterior, e não perderei nem 15 segundos com isso.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    marcoc2 (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 2:20 pm

    “Pessoalmente, preferi a alternativa que o Hamacker apresentou.”

    usuário Linux adora uma linha de comando né..

    Eu tinha até feito um pacote pra corrigir o visual que essa mudança de lado avacalhava. Mas a versão atual não avacalha mais o visual dos botões quando você os muda de lado.

    Leonardo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 3:10 pm

    Boa a dica, mas agora já me acostumei hehe.

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 3:46 pm

    Particularmente “nasci” com o “intuito” de levar o mouse pro lado direito pra fechar/maximizar/minimizar, não vai ser o Ubuntu que vai me convencer a mudar isso, mas cada um é cada um, rs. No beta 1 com o visual feio que ficava eu tinha trocado de tema, simples. Bom saber que não estraga mais o visual, vou aplicar isso no beta 2 aqui já que o tema Ambiance me agradou bastante.

    Se quer fazer rápido (sem baixar nada) apenas cole num terminal como usuário comum:

    gconftool-2 –type string –set /apps/metacity/general/button_layout “menu:minimize,maximize,close”

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 3:47 pm

    (se for colar, troque as aspas inclinadas por aspas retas, coisa do WordPress…)

    Gilmar (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 3:56 pm

    Vi tanta discussão sobre esse assunto que resolvi colocar os botões do KDE do lado esquerdo pra ver.

    Acho que demorei uns 3 minutos pra me acostumar.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:01 pm

    Ainda não instalei o 10.4 para experimentar, mas minha impressão, com mais de um ano de uso de netbook, é que os botões no lado direito devem facilitar minha vida.

    Quem usa desktop e mouse prefere não mudar nada, até o mais doloroso ataque de tendinite, mas quem está vivendo com um aparelho portátil no colo ou na mão, usando um trackpad, percebe mais cedo que ficar atravessando a tela é roubada.

    As partes importantes dos menus dos programas estão na esquerda, mova-se os botões das janelas para a esquerda também. Concentrar os controles faz sentido.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:02 pm

    Perdão, escrevi “lado direito” na primeira linha, quando pensava “lado esquerdo”. Deve ser um conflito entre os lados do cérebro, hehehe.

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:04 pm

    Errata: Opa, escrevi “no lado direito”, no primeiro parágrafo, enquanto pensava “lado esquerdo”. DEve ser um conflito entre os lados do cérebro, hehehehe.

    Lock (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 5:26 pm

    Acostumei com a nova posição e me incomoda a posição antiga que ainda está no outro computador O.o

    Gostei da mudança e é fácil se acostumar. Difícil foi quando a MS colocou o botão fechar bem onde ficava o maximizar, na época por incontáveis vezes eu acabei fechando quando queria maximizar.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 12:23 pm

    Eu não sei se sou maluco, mas acho os botões do lado direito, mais intuitivo. Acho que é porque sou destro e acho que os botões devem ficar do mesmo lado que eu clico, senão parece que tenho que percorrer um espaço muito maior com o mouse.

    Por isso, acho que não me acostumarei tão rápido, ainda mais que no trabalho sou obrigado a usar Windows…

    Alfredo M. Bonanno (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 6:17 pm

    Depois de 2 semanas de uso do Ubuntu 10.04 Beta, não errei o lado dos botões. Ou seja, a adaptação é fácil, pouquíssima frustração no início, esteticamente é melhor e o espaço pode ser melhor aproveitado.

Este post é antigo (2010-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.