Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome passa de 10 mil extensões e se aproxima do Firefox

Trecho da nota no IDG Now:

A equipe do Chrome comemorou, na semana passada, um ano desde que o navegador ganhou suporte a extensões.  A celebração é em relação ao beta da quarta versão do browser, cujo lançamento supriu a principal deficiência, até então, do software ante seu rival Firefox: a falta de personalização.

O modelo final só apareceria um mês depois, em 25/01, mas já com 1500 complementos. Desde então, o número não parou de crescer e, atualmente, está na casa dos 10 mil – especificadamente 10.182. Segundo um comunicado no blog, um terço dos usuários do Chrome utiliza ao menos algum deles.

O Firefox, que conta com a funcionalidade desde 2003, quando passou a ser chamado por esse nome – antes era conhecido como Firebird – não informa, em sua página, quantos complementos estão à disposição dos usuários. Somando as categorias lá mostradas, tem-se 12.762. No entanto, muitos dos programas são listados em mais de uma – ou seja, essa quantidade deve ser menor.

De qualquer forma, boa parte das extensões é oferecida para ambos os browsers, de modo que, independentemente da escolha do usuário, ele estará bem servido. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 9:27 am

    Lembram da frase do “about:mozilla”?

    Agora é a Mozilla que parece adormecer. Eu sei que há avanços no Firefox 4, porém, quando vier com as novidades prometidas já não serão mais novidades. Repaginar o visual deveria ser o primeiro objetivo, pois sim, a maioria julga o livro pela capa. O foco da nova versão é estabilidade e rapidez, o que é bem vindo, porém, a interface deve ser polida. Até hoje, em resoluções de tela até 1024×768, a barra de impressão na janela de visualização ainda não “cabe” na tela. Duas barras seria melhor então, como no ditado “dividir para conquistar”. São mínimos detalhes que fazem mais diferença que apenas o motor de renderização.
    O Chrome também só é bonitinho para navegação, mas as opções de configuração em Preferências são desorganizadas que dói.

    Denis (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 9:37 am

    Antes que venham os comentários do tipo “O Chrome está matando o Firefox”, uma pesquisa atualizada de market-share em que é possível constatar exatamente “quem” está “matando” quem. http://gs.statcounter.com/#browser-ww-monthly-200807-201012

    Rael (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 9:51 am

    Trollada do dia: outra coisa em que o Chrome já passou o Firefox há tempo é no consumo de RAM. Vai gastar memória assim lá na casa do chapéu!

    Marcos (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 10:25 am

    A extensão do adblock pra Chrome acho bem mais fraca que a do FF. Um dos últimos pontos negativo nele que eu vejo, a Mozilla passou da hora de acelerar o projeto.

    Mesmo assim continuo com o FF como browser principal por ser o mais próximo de mercado do IE.

    O Firefox, juntamente com o Apache, são um atestado de que o software livre pode triunfar no mercado e até superar o software proprietário. No entanto, precisa de um apoio efetivo da comunidade para manter o seu sucesso.

    O apoio da Google tem sido marcante, mas é sempre bom a direção estar a cargo de uma comunidade.

    O mercado comporta muitos browsers e essa disputa creio que é bastante benéfica.

    Smaug (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 10:47 am

    Eu continuo fiel ao Firefox. Até instalei o Chrome, mas não gosto nada da interface. Nem tudo que é novidade é bom.

    Outro dia li uma matéria onde um desenvolvedor da Mozilla disse que são as extensões que andam deixando o Firefox lento. Bom, se esse é realmente o grande gargalo do navegador, porque então não ter uma política mais rigorosa sobre esses addons? Para mim, se resolverem o problema do consumo de RAM já é um grande passo. Quanto ao Chrome, tenho instalado e uso. Realmente é um ótimo navegador. Mas ainda fico com o Firefox, mesmo pesadão.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 11:03 am

    Eu só uso Firefox ainda por dois motívos:

    1- O diálogo de impressão do Chromium (Chrome) ainda não tem preview como o do Firefox, que permite ajustar a impressão. Muito útil na hora de imprimir segunda via de contas, que quase sempre imprimem errado;

    2- Não é possível vincular arquivos com programas, como por exemplo abrir um arquivo .rar ou .zip com o Ark do KDE.

    Eu não uso extensões, então não estou nem aí para quem tem mais delas a disposição. Mas se não fosse esses dois itens acima, usaria o Chromium sem nem pensar. Desempenho é tudo e o Firefox ainda come poéira, além de sempre deixar o Linux para trás na hora de trazer novidades (cadê o novo viasual dona Mozilla? Será que é tão difícil assim botar um programador para modificar o Firefox do Linux? Com aqueles 100 milhões não dava para ontratar um não?).

    Osvaldo Santana Neto (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 11:31 am

    O consumo de memória do Chrome, de fato, é maior que o do Firefox. Não é *muito* maior mas é maior. No entanto, se esse é o preço que tenho que pagar para ter cada aba, cada extensão e cada plugin rodando em um processo separado eu topo pagar.

    O Flash, por exemplo, no meu Mac trava muito e no Firefox leva tudo com ele. No Chrome não, é só fechar a aba que ‘travou’.

    Os developers do FF dizem que as extensions já rodam assim mas essa história é ‘incompleta’: as extensions rodam em processos separado do processo que exibe as páginas. Se uma extension dá problema você desabilita ela. Ok. Isso é meia solução para o problema.

    Eu tenho todos os navegadores instalados na minha máquina (menos os IEs que ficam numa VM separada) porque preciso deles para trabalhar (sou web developer) mas o meu browser do ‘dia-a-dia’ já é o Chrome faz tempo.

    A única coisa ruim dele é que *na versão Mac* não dá pra trocar o idioma do ‘Accept-Language’ nas requisições então tenho que usar o FF pra testar a internacionalização das minhas aplicações Web.

    O problema dos desenvolvedores do Firefox é que eles gastaram muito tempo pensando em bobagens como ‘skins’ pro navegador no lugar de atacar problemas graves como consumo de memória, arquitetura de software, etc.

    Interessante também, pelo que sei, no CHROME não é possível colocar RSS na barra de favoritos. Acompanho o BR-Linux na barra de RSS do meu Firefox em tempo real.

    predador00 (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 1:27 pm

    Google Chrome = botnet
    Use o SRWare
    http://www.srware.net

    Linuxweb (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 1:28 pm

    @ Denis:

    http://gs.statcounter.com/#browser-ww-monthly-200807-201012

    Gostei do gráfico. O Chrome tá crescendo muito rápido é o IE caindo muito rápido. Já o FF está praticamente estagnado, o que não é de todo ruim.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 1:45 pm

    O site do tfe em um preenchimento de formulário, não abriu no FF e me orientou a usar o IE, então tentei abrir no Chrome e funcionou. O Auto atendimento do banco do brasil, estava dando pau em todos navegadores, menos no Chrome, em que o próprio técnico de lá me orientou a usá-lo. E além domais quando dá problema em uma aba, as outros continuam funcionando numa boa. Eu uso Ubuntu Linux e mesmo em um PC com chipset intel 8I865 que é um dos piores dos chipsets da Intel, eu consigo navegar sem grandes atrasos… Em chipsets G31, g41, G45 e h55 o Chrome é o que a Google mesmo diz: um foguete…

    tenchi (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 1:54 pm

    O firefox no Windows tem uma ótima performance (embora não tanto quanto o chrome) e bom visual tbm (principalmente na versão 4). O problema com a Mozilla é o Linux.

    O Linux não dá lucro pra ela. Logo, não vẽ razão para investir nele. Simples.

    Da mesma forma como o Songbird largou seu suporte ao Linux por falta de demanda, a Mozilla um dia fará o mesmo. Triste? É.

    Ela investirá mais nas versões mobile do seu navegador (como a do Android e a do Maemo, que usa Qt (!)) do que na versão linux desktop.

    Eu uso e adoro o Firefox, por conta de algumas extensões muito boas que tem. Mas não tenho esperança que ele melhore no Linux, principalmente no quesito desempenho (no Windows a aceleração gráfica por hardware funciona já, e agora é a vez do Mac, mas o Linux como sempre ficará em último lugar e olha lá).

    O Spidermonkey, engine js do firefox, já tão rápido quanto o v8, do chrome, na execução de javascript[1]. O problema agora está na renderização, já que o firefox usa, no linux, cairo sem aceleração gráfica, mas o skia, no chrome, já suporta este recurso, inclusive no Linux(!).

    Enquanto isso, quem vem comendo pelas beiradas é o IE9, que está extremamente rápido e compatível com as recomendações da w3c. Falar mal do IE vai ficar fora de moda, logo, logo…

    Ao meu ver, os problemas do Firefox: necessita reiniciar quando vc instala um novo tema ou extensão. Parece que o novo mecanismo de extensões, o JetPack, permite que isso seja feito e aproximará em muito o desenvolvimento de extensões para o Firefox com o que acontece com o chrome.

    Sobre estabilidade, depois que removi o Flash aqui em casa (estou, graças à Afrodite, há meses sem ele!), o firefox nunca mais travou. Nunca mesmo. Isso falando do 3.6, pq o 4 ainda tem uns bugs bizarros, mas isso é normal para uma versão em desenvolvimento.

    Outro problema no Linux é o visual. O firefox para Linux é muito feio. Isto se deve tbm à limitações do Linux, pois o X não permite que a aplicação defina a decoração e controle o WindowManager, como acontece no Windows e Mac. Assim, até que a Mozilla faça como o google fez com o chrome, e coloque o próprio navegador para controlar a decoração da janela (inclusive no Linux), o firefox continuará sendo esta feúra que é.

    Eu até consegui dirfarçar isso, colocando a cor da decoração de janela da mesma cor que o estilo do firefox, obtendo um bom, mas ilusório, resultado (no Linux) [2]

    Enfim, melhoras para a Mozilla, e que continue avançando e melhorando. Pq ainda tem muito a fazer.

    [1] http://www.arewefastyet.com/
    [2] http://dl.dropbox.com/u/3550969/firefox4.png

    Mimimi (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 1:56 pm

    @Rael

    A equipe do Firefox já falou. O navegador não é pesado. Os complementos instalados que destroem a performace do browser.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 2:42 pm

    Mais nada de colocar a setinha para baixo na barra de endereços.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 4:11 pm

    “Enquanto isso, quem vem comendo pelas beiradas é o IE9, que está extremamente rápido e compatível com as recomendações da w3c.”

    Pois é, os outros navegadores precisam encontrar outras formas de se destacarem, senão o IE volta a recuperar mercado quando vier por default no próximo Windows.

    “A equipe do Firefox já falou. O navegador não é pesado. Os complementos instalados que destroem a performace do browser.”

    E você acreditou que é só por isso? Faça um comparativo e vai ver que o FF ainda está muito atrás na renderização de páginas.

    Quanto ao FF no Linux, mais um motivo de torcer pro Wayland ficar pronto logo.

    Rael (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 4:46 pm

    @Mimimi: eu não reclamei do consumo no Firefox, e sim no Chrome!

    @Osvaldo: há um bom tempo no Firefox os plugins rodam em um processo separado. Acho que é um bom custo-benefício, já que dificilmente uma página trava o navegador.

    bert (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 5:16 pm

    BTW, interessante esta extensão do Firefox que adapta ao menu global do Ubuntu 11.04

    http://castrojo.tumblr.com/post/2177489088/application-menu-making-its-way-to-firefox

    Ozzy (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 6:05 pm

    Eu continuo preferindo o FF e em segundo o Opera, que é sempre esquecido mas é *muito* bom…

    O.O.

    Renyer (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 8:55 pm

    O Firefox continua sendo o melhor disparado. Não gosto das configurações do Chrome, não tem uma barra de pesquisa etc.

    Também prefiro o Opera ao Chrome.

    tenchi (usuário não registrado) em 15/12/2010 às 10:46 pm

    @Renyer, o chrome tem sim a barra de pesquisa, que é a própria barra de endereço :-)

    O opera é, em funcionalidades, talvez o melhor, mas no Linux não funciona tão bem quanto no Windows e Mac, além de ter alguns bugs engraçados na renderização de algumas páginas.

    Diego (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:47 pm

    Prefiro o Firefox. Nunca gostei da aparência do Chrome, acho depressiva, simples demais para meu gosto. Penso que a maioria das pessoas que usam firefox sabe que quanto mais extensões instalas mais lento ele vai ficando, mas eu considero um preço pequeno a paga por recursos que não consigo mais ficar sem. Chrome anda consumindo bastante ram nas ultimas versões, e isso sem extensões.

Este post é antigo (2010-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.