Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chega de pânico! O GOOGLE NÃO VAI ELIMINAR TOTALMENTE O CAPS LOCK!!!@!!

Ao ver a repercussão do anúncio do Chrome OS anteontem, incluindo o detalhe que mais me agradou (o fim da tecla Caps Lock), me surpreendi ao perceber que HÁ PESSOAS QUE APRECIAM O CAPS LOCK E DIZEM QUE SENTIRIAM FALTA DELE!!!@!!!

Mas o Google também percebeu isso, e agora avisou que a tecla Search (que ficou no lugar do Caps Lock) pode ter sua função configurada para gritar em fóruns e chats sem maior dificuldade, usando o próprio painel de configuração do sistema.

Vale lembrar que nas distribuições em geral hoje já é possível (mas normalmente não usando uma função específica do painel de controle) configurar a tecla Caps Lock para ficar desativada permanentemente, ou para atuar como uma tecla Control ou ESC complementar.

O Gizmodo traduziu um trecho do aviso:

Se você realmente precisa do Caps Lock para postar um COMENTÁRIO MUITO IMPORTANTE NO YOUTUBE, clique na chave de configurações e vá à seção de Sistema para mudar a Modifier Key de botão de busca para botão de Caps Lock. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Silva (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:10 am

    Bom… Eu gosto da Caps Lock. Mas é porque me acostumei a escrever maiúsculas assim:

    Caps + Letra maiúscula + Caps

    Agora, hoje em dia, sinto dificuldade pra escrever rápido usando shift pra fazer maiúsculas. Tenho que parar, pensar e apertar AEHAEeaheahA

    danilo (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:23 am

    SACANAGEM MEU!!!!! JÁ PENSOU A INTERNET SEM CAPS LOCK!! NÃO DÁ!!!

    Thiago (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:37 am

    A Xuxa não vai ficar sem seu JEITINHO…

    João (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:51 am

    Já pensou como ficariam OS PROGRAMADORES COBOL sem o CAPS LOCK? E quem PROGRAMA PARA MAINFRAME?

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:58 am

    Eu tenho aqui um peso, que dá para colocar em cima da tecla shift e escrever em caixa alta, mas o problema que ele está caindo. Então consegui um que gruda, mas sai se puxado com um pouco de força. Agora está OK. Brincadeira, mas pode ser uma ideia…

    Marcelo (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 8:20 am

    Ouvi boatos que o Restart já escreveu uma música de protesto contra o fim do caps lock……………

    Tiago (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 8:43 am

    Essa é a discussão mais inútil que já vi no mundo da computação. Quando a Apple quis lançar um computador sem um drive ótico, era até plausível, afinal, a idéia era economizar espaço, peso e bateria.

    Agora, se encrencar com o caps? Porque? Eu praticamente não uso. Praticamente porque quando tenho que escrever uma frase em caps, ai eu uso. Mas tem muita gente que faz como o carinha de cima: caps + texto + caps.

    O notebook do google não vai precisar nem das teclas do windows, nem das teclas da Apple. Tem espaço sobrando do teclado, para que mexer no caps??

    Quer um exemplo de como a Apple pensa em coisas que outras pessoas não costumam pensar? Nos teclados da Apple, o capslock tem um pequeno delay. Isso evita o acionamento acidental da tecla – coisa muito comum, diga-se de passagem. Se no lugar do caps é colocado um botão de pesquisa, vai ficar explodindo uma janela na tela toda vez que o usuário ativar o caps de forma acidental.

    Sinceramente, nessa o Google está andando para trás.

    Concordo com o Tiago. O caps lock não é o problema, o acionamento acidental é. Hoje o resultado do acionamento acidental é você ter que apagar algumas letras digitadas acidentalmente em maiúsculas, colocar qualquer outra função na tecla não evita o problema do acionamento acidental, e uma função que coloque o foco em outra janela vai ser muito mais irritante do que o problema atual.

    psantos (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 9:47 am

    “Ouvi boatos que o Restart já escreveu uma música de protesto contra o fim do caps lock……………”

    ISSO É UMA PVT4 FALTA DE S4C4N4G3M!!!

    devnull (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 10:03 am

    O Google recebeu uma transfusão de sangue do Steve Jobs?

    Retirar a tecla Caps Lock é uma tremenda babaquice, pois palavras com todas as letras em maiúsculo são utilizada na grafia da grande maioria dos idiomas. Por exemplo na lingua portuguesa se você for escrever uma sigla com todas as letras maiúsculas não precisará utilizar o ponto. Por exemplo GNU Linux, sem co Caps Lock ficaria Gnu. Linux.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 10:54 am

    Toda a documentação dos sistemas lá do trabalho foi padronizada com os títulos em letras maiúsculas (coisas de auditoria…). E, sempre tem títulos grandes. Ia ser um saco ficar segurando o shift pra digitar. Sou contra acabar com o capslock. :-)

    Ozzy (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:12 am

    Puxa, pensei que finalmente teríamos uma evolução nos teclados, pois até agora só fizeram enfiar teclas e mais teclas inúteis para controlar multimídia, fazer a máquina formir, chamar menus de sistemas cretinos… quando tentam tirar uma tecla realmente inútil como é o caps-lock já reclamam e voltam atrás.

    O caps-lock era útil nos tempos da máquina de escrever, hoje em dia qualquer editor minimamente decente resolve qualquer necessidade de colocar um texto em caixa alta, baixa ou capitalizado. Até na linha de comando do bash a gente faz isso com um alt+u / alt+l / alt+c. Claro que existe o caso de usuários com necessidades especiais, mais aí o caps-lock é apenas mais um detalhe a ser considerado.

    Vou continuar desabilitando (e as vezes arrancando) as caps-lock dos meus teclados.

    O.O.

    tenchi (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:16 am

    @Jeremias, siglas são quase sempre curtas. Imagine que vc queira digitar GNU. É um toque para o caps, g, n, u, e outro pra desligar o caps. São dois toques a mais por trecho que vc vai digitar. Quando vc usa o SHIFT, que existe dos dois lados do teclado, inclusive, fica fácil digitar coisas em maiúscula.

    Mas quando grandes quantidades de texto são em maiúsculo, é bom que se aplique efeitos e estilos para que pareça assim, e não o conteúdo. No CSS, mesmo, isso é fácil.

    Para os programadores de Cobol, ainda hoje é necessário o uso de maiúscula em todo o código? As novas versões do Cobol não são mais flexíveis (assim como a atual versão do Fortran, que é bastante flexível) que as antigas? Ou ainda se usa as mesmas versões antigas do Cobol hj em dia?

    @Tiago, como um professor meu diz “agora cê falou uma verdade” :-)

    Eu já removi o caps do meu teclado. Isso é herança das máquinas de escrever. E não sinto falta alguma. Meu período de revoltado e gritador em fóruns e afins já passou :-)

    dica: vcs podem segurar o shift com o dedo mindinho e digitar normalmente com os outros dedos.

    HeDC (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:18 am

    Tem q eliminar aquela tecla absurda do Windows, afinal só faria sentido no teclado da Microsoft mas pq os outros de PC tem q haver?…

    Ian Liu (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:27 am

    Eu uso Caps todo dia para programar em GTK ;)

    Renan (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:55 am

    “Tem q eliminar aquela tecla absurda do Windows, afinal só faria sentido no teclado da Microsoft mas pq os outros de PC tem q haver?…

    Ué, para remapear ela e usar para qualquer outra coisa.

    elias (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 12:14 pm

    joão, isso me lembrou dos PROGRAMADORES SQL que PRECISAM ou ACHAM QUE PRECISAM digitar todas as PALAVRAS CHAVE em MAIÚSCULAS

    (obs: o PADRÂO SQL pede que TODOS os IDENTIFICADORES sejam TRADUZIDOS para MAIÚSCULAS antes de serem PROCESSADOS, mas o POSTGRESQL prefere TRADUZI-LOS para MINÚSCULAS, porque DÁ NA MESMA)

    synn (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 12:48 pm

    se não me engano isso começou com o Verde.

    scheldon (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 1:38 pm

    “Agora, se encrencar com o caps? Porque?”

    Talvez pelo simples fato de que a maioria das pessoas gosta de ter opções para incrementar a linguagem escrita? Ou porque nem todo mundo é um retardado que bate palma para qualquer ideia imbecil só porque veio de uma grande empresa.

    Frank (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 1:39 pm

    “Tem q eliminar aquela tecla absurda do Windows, afinal só faria sentido no teclado da Microsoft mas pq os outros de PC tem q haver?…”

    Concordo. Os outros fabricantes deviam usar algo mais neutro, como a palavra “Super” ou algum outro símbolo qualquer.

    Caps Lock hoje em dia realmente não faz muito sentido, mas creio que Scroll Lock faz menos sentido ainda! Pouca gente lembra que ela existe!

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 1:44 pm

    Se o google acha que menssagens em caixa alta é doido de ler, queria saber dela então o que farão para acabar com os textos mal escritos, abreviados, sem pontuação e com erro de grafia. Isso sim é doido de se ver.

    Linuxweb (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 1:50 pm

    Google eu entendi a tua intenção… Fica pra próxima. hehehe

    rogerio machado (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 2:03 pm

    @Ian Liu
    Não sou programador, e sei que tem vários comandos do gtk que são escritos em maiúscula
    Mas fala sério; voce usaria o notebook do google pra programar? e deixar de lado um monitor maior e um teclado mais bem posicionado?

    (Quando) esses produtos chegarem ao mercado, pode saber que eles serão anunciados num comercial assim:
    Fãs do Restart sentados num gramado enorme com as pernas cruzadas igual no yoga embaixo de uma árvore mandando um tweet pros coleguinhas que também foram no show da banda ao mesmo tempo em que postam o video que fizeram da platéia com sua camera digital da mesma marca dos possíveis fabricantes iniciais…. E não um nerd programando em GTK

    Não estou te chamando de nerd, esse deve ser seu trabalho, e não se fala mal do trabalho, mas aos olhos do comercial você seria um.

    @Marcelo Nascimento
    Voce pode usar o editor de estilo do OpenOffice pra montar um modelo, ainda mais que você trabalha numa empresa e tem de ter todos os documentos padronizados, é chatinho de usar no começo, mas compensa (e muito) no final, depois distribua o modelo entre seus colegas.

    Tilt (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 2:08 pm

    Eu utilizao o Caps lock todos os dias aqui no trabalho preenchendo uma planilha de dados. O nosso cliente exige que seja em caps.
    Não tem pra que acabar com esta tecla, tem é que haver uma conscientização para saber quando usá-la.

    Frederico Camara (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 2:44 pm

    Eu vivo usando a tecla Caps Lock, até porque volta e meia eu esbarro nela sem querer. Aliás duas teclas muito importantes do teclado são o backspace para apagar os pedaços do texto que foram digitados em maiúsculas por engano e o próprio Caps Lock para voltar ao normal.

    Utopico (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 4:41 pm

    O que me intiga é onde o Augusto arruma a imagem perfeita para o post…

    André Moraes (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 5:19 pm

    O Google vai tirar a Caps Lock do teclado deles, que não quiser não compra ou então ativa no painel de controle.

    @Utopico: concordo, de onde essas imagens surgem…

    Limão (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 5:49 pm

    @Utopico
    Vá no Google Images, pesquise por ‘caps lock’
    6º ou 7º resultado
    ;D

    ZeDoMato (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:19 pm

    Meu Caps Lock virou tecla “a” tem anos. Contanto que só substituam a função em vez de remover a tecla, tanto faz para mim.

    Rui Palma (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:45 pm

    Trabalho num armazém e estou o tempo todo escrevendo referências de produtos em folhas de cálculo, SAP, e-mail e sei lá o quê, e a leitura das mesmas se torna nada agradável com letra minúscula pois cada caractere tem o seu tamanho.
    Além disso sou esperantista e em Esperanto se costuma escrever os nomes de família com maiúsculas, imagina um cara ter de fazer a lista de participantes de um congresso mundial sem o Caps-Lock, que nojo.
    Em tabelas, em coisas práticas, a letra maiúscula se usa muito pelo motivo que citei acima: é mais agradável de ler pois tem o tamanho bem mais uniforme, sei lá, compara: 1gclda52 | 1GCLDA52

    Wilfredo (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:06 pm

    Quem foi o idiota que resolveu eliminar a tecla CAPS LOCK? Ela é extremamente útil para quem digita rótulos de qualquer categoria.

    Ai, ai, tem gente aqui com teses e teorias de que seria melhor acabar com caps lock. De quantidade de teclas digitadas até associar seu uso ao passado foi feito. Estamos na era do moderno, não é? Fim do Caps Lock!

    Mesmo se alguma programação não exigisse letra em maiúsculas. Mesmo se apertar acidentalmente a nova tecla não ocorresse. Mesmo se os auto-intitulados “áses” da computação aqui deste fórum não usassem. O caps é usado por outros, e não merece morrer devido ao costume que os “seres evoluídos da informática” tem ou deixaram de ter.

    Dos problemas da maioria das pessoas da área de informática é a prepotência na área tecnológica e desconhecer completamente outras áreas. Isso inclui questões básicas da sociedades, como direitos individuais e coletivos e segurança jurídica, por exemplo.

    Subjugar outros e deixar os direitos alheios em segundo plano apenas em nome de um costume da “raça superior” me lembra as imposições que a Microsoft sempre fez ao mercado e aos seus usuários, no mínimo. Isso é tão ético quanto monopólio na guerra dos navegadores.

    No máximo, se existir um limite para isso, as críticas às pessoas que digitam grafia totalmente em caixa alta em fóruns, em chats, SMS ou mensagens instantâneas, relacionando-os aos fãs de bandas modernas ou como seres inferiores, me lembra a xenofobia do nazismo em taxar os judeus como uma cultura inferior e pestes na Alemanha, justificando sua escravidão e seu extermínio.

    Não digito gritando, nem gosto do RBD. Mas defendo até a última instância o direito alheio de se expressar da forma que quiser e como quiser.

    Não usei Caps Lock aqui. Nem quando escrevi RBD, nas duas vezes. Porém, se precisasse eu teria usado.

    Estou tão indignado com essas atitudes que escrever um artigo sobre para algum jornal e tentar publicar.

    tenchi (usuário não registrado) em 12/12/2010 às 10:21 pm

    @RamzaGyn®, não é bem assim… Como eu já disse acima, desabilitei a tecla CAPS LOCK (no meu note ela tem a etiqueta “FIXA”), pois ela atrapalha e muito o meu trabalho. Para você ter uma ideia, os notebooks hoje em dia com teclado ABNT2 estão vindo sem a tecla barra e interrogação(/?). Isto mesmo, sem o barra. O meu mesmo não tem. Ou seja, os fabricantes de notebooks estão removendo teclas úteis (ok, pode não ser útil para quem DIGETA no Orkut, mas para quem usa o computador de maneira mais “profissional”, são teclas indispensáveis), e mantendo aberrações como o caps lock.

    Mantenho minha postura firme (que vc chama de nazista) de que é uma tecla inútil e que pode facilmente ser substituída pos outras teclas do teclado (shift). Para casos específicos, como no caso do SQL, é possível soluções via software que habilitam um “caps lock” virtual, por meio de atalhos do teclado ou o próprio shift. Se não me engano no KDE existe isso (só não lembro onde), e se vc só aperta o shift e solta, ele ativa/desativa o caps. Se vc segura o shift e aperta o shift e, enquanto isso pressiona outras teclas, tem o comportamento padrão do shift. Remove este espação inútil que o CAPS ocupa, não atrapalha o usuário com coisas inúteis e agrada a todos. (mesmo assim eu digito SQL só em minúsculo, não sabia desta recomendação).

    No caso de aplicações comerciais que exigem, para melhor visualização dos dados, que estes sejam inseridos em caracteres maiúsculos, me parece que o que existe é uma falha de implementação do sistema. Ao exigir que os dados devam ser inseridos em caixa alta, se está confundindo o dado com a sua representação visual. Muitas vezes – não sei em todos os casos, este pode ser um requisito do sistema, mas na maioria das vezes não é – uma melhor abordagem seja o sistema receber os dados da maneira como é inserido no sistema e exibido para o usuário em maiúscula (é só substrair 32 em decimal do cacactere, segundo a tabela ASCII, se for alfabético e minúsculo), ou sempre armazenar em maiúsculo, independente da forma como o usuário digitou

    Eu ainda acho ser o CAPS uma tecla inútil, que deveria ser expurgada dos teclados, para o bem da humanidade. Humanidade que não inclui as pessoas que gostam do CAPS. Estes deveriam ser jogados em campos de concentração e obrigados a digitar em máquinas de escrever até seus dedos caírem… Como eu sou mau… Muahahah!

    ps: o nazismo não foi o primeiro massacre de judeus da história. Não que o nazismo se justifique, e espero que tenha sido o último massacre, mas desde do conhecido episódio da execução em público de um importante líder religioso católico, no início da nossa era, os judeus têm sido caçados igual cachorros, em vários ouros pogrom’s antissemitas [1]

    [1] http://en.wikipedia.org/wiki/Pogrom

    Adler Medrado (usuário não registrado) em 13/12/2010 às 8:42 am

    Quem programa para mainframe provavelmente não usará o Chrome OS pra isso.

Este post é antigo (2010-12-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.