Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Censo da Web: Software livre está presente em 62% dos sites governamentais

Texto do Convergência Digital enviado por ?:

“”A adoção da política de software aberto deu frutos no governo brasileiro, de acordo com os dados do censo da Web, divulgados pelo CGI.br, no domínio .gov.br. A grande maioria dos sites governamentais adota o apache, de código aberto. O software da Microsoft é utilizado em 32%. O Open Source tem forte presença na região sul. Na região centro-oeste há um empate técnico entre o software livre e a tecnologia da Microsoft.

Na região Nordeste, por exemplo, 51% dos sites governamentais usam software livre e 39%, tecnologia da Microsoft. Na Região Norte, esse índice fica em 58% para o Open Source e 30% para a MS, no Sudeste, a diferença é 50% para o software livre e 44% para a tecnologia Microsoft.

Na parte de tecnologia utilizada para disponibilização de dados, o PDF é o mais usuado com 80%. O formato doc, da Microsoft, responde por 13%. O OTT que é padronizado é usado por 2%.

“Esse resultado nos surpreende porque o padrão é sempre a melhor forma de conseguir interoperabilidade, mas não temos como avaliar nesse primeiro retrato. É perigoso fazer uma análise”, diz Wagner Diniz, gerente do escritório W3C do Brasil.(…)”” [referência: convergenciadigital.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex Bars (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 3:56 pm

    Bom, lá pra os meus 35 anos de vida, vou tentar concursos, até lá espero nao usar Windows no trabalho!!

    Marcos (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 5:59 pm

    O difícil pro governo é que tem vários softwares grandes legados e várias soluções de terceiros que não cabe a ele mudar. Mas a tendência forte é a proporção de SL ir aumetando gradualmente, a não ser que entre uma administração que seja contra.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 8:41 pm

    ou na versão protesto: “Censo da Web: Software livre não está presente em 38% dos sites governamentais”

    hneto (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 10:41 pm

    13% dos arquivos do Governo (vejam bem, do GOVERNO) disponibilizados em formato proprietário, sem padrão, fechado e binário, ignorando a própria recomendação oficial do mesmo Governo para o uso de ODF, e sem nenhuma razão ou justificativa prática…

    O cidadão que obedece as leis e tem 100% de liberdade e 0% de custo para usar softs que suportam ODF em qualquer plataforma é penalizado com incompatibilidades e erros de formatação, enquanto aquele que contribuiu com seu dinheiro para fortalecer o monopólio deletério e lesivo da MS, ou “ispertamente” tem seu MSOffice “versão di grátis”, esse é perfeitamente contemplado.

    Seria piada pronta, se não fosse motivo mais é para chorar…

    Bremm (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 11:01 pm

    $ lynx -dump -head http://www.anp.gov.br
    HTTP/1.1 200 OK
    Connection: close
    Date: Fri, 20 Aug 2010 02:00:46 GMT
    Server: Microsoft-IIS/6.0
    X-Powered-By: ASP.NET
    Content-Length: 13249
    Content-Type: text/html
    Expires: Fri, 20 Aug 2010 02:00:46 GMT
    Set-Cookie: ASPSESSIONIDQABDCRAQ=MOICDGKCKPKABGADEMCPPLMO; path=/
    Cache-control: private

    @hneto, hoje o formato da MS ainda é mais interoperável que o ODF. Explico: é mais provável que o arquivo doc abra sem perda de configuração no seu OpenOffice, KOffice ou Google Docs do que se você tentar abrir um arquivo ODF nesses três.

Este post é antigo (2010-08-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.