Tiago (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 1:10 pm

É o mesmo caso do PS2 na geração dele: apesar de ter o hardware inferior, vendia mais por ter mais jogos.

E nesse geração, exclindo o wii que possui uma proposta diferente, o o Xbox360 parece estar levando vantagem sobre o ps3 pelo mesmíssimo motivo.

Voltando para cá, o Windows vende por isso.

Não interessa potencia, e sim utilidade.

Diego (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 2:53 pm

Meu primeiro celular foi um nokia 5125 (tijolo), e sempre gostei dos celulares da nokia! Já tive um LG depois um da Motorola, mas nao teve jetio voltei para o Nokia.

Acredito que muitos assim como eu nao tem intersse nenhum e ficar instalando aplicativos em celulares e fazendo customizações, pra mim e pegar e falar!

Um outro exemplo e o firefox apesar de milhares de addons eu nao tenho interesse em nenhum, e nem por isso vou deixar de usa-lo!

marcosalex em 19/07/2010 às 2:54 pm

A Nokia ainda precisa melhor muito, mas pelo menos está avançando nessa área:
- o Nokia Qt Creator é bem mais fácil de desenvolver que os plugins pro Eclipse que ela liberava antigamente
- Liberou os desenvolvedores de pagar os 90 dólares anuais pro certificado
- Melhorou o Symbian e está lançando o Meego

Mas até agora não foi suficiente. Ainda mais que as 3 grandes promessas do ano passado não conseguiram o êxito esperado por trapalhadas dela:
N97: a linha “matadora” da Nokia veio com um processador defasado e o mesmo SO do N95, além da mesma câmera e aquele navegador lento.
N900: chegou promissor, mas o anúncio que não seria atualizado o SO e a pouca divulgação esfriou o ânimo
N8: veio com a versão nova do Symbian e com os recursos que todos esperavam que o N97 teria, mas daí a Nokia diz que os celulares tops vão usar o Meeguxo.

cochise (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 4:06 pm

Talvez por isso a Nokia esteja investindo na Ovi no Brasil, onde nem android nem apple tem lojas “oficiais” e seus usuários tem que fazer gambiarras.

Alguém sabe se essa posição exsite em outros países “excluídos” de lojas de aplicativos?

Augusto Campos em 19/07/2010 às 4:53 pm

Cochise, salvo engano, a Apple mantém oficialmente sua App Store no Brasil. O que ela não tem por aqui é uma iTunes Store.

Patola (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 9:11 pm

N900: chegou promissor, mas o anúncio que não seria atualizado o SO e a pouca divulgação esfriou o ânimo

FALSO. O SO tem atualizações “over the air” normais, o que não ocorre é que o outro SO, o Meego, não será oficialmente suportado, embora venha a ter “suporte da comunidade”.

Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 10:26 pm

“suporte da comunidade” não está ajudando muito a venda dele. E não ter atualização para “o outro SO” é justamente o que eu quis dizer.

Outra coisa chata no Nokia é que eu não posso baixar os softwares que adquiri no meu computador, preciso baixar no celular.

Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 10:28 pm

Muita gente fala coisas que nem sabem o que é, eu tenho dois aparelhos Symbiam, E63 e N81 todos os aplicativos que uso no E63 funcionam perfeitamente no N81, quanto a atualização de SO, acho que binguem nunca observou a parte de atualização do software necessitando apenas de uma rede 3G, Wifi ou mesmo uma conexão cable USB.

Sou desenvolvedor de software, uma pena que não para mobile, queria ter mais experiencia neste ramo, mas tenho uma ideia, de que não é legal esta limitado ao Java. Todas as outras linguagens como Ruby, Python Lua no Android funcionam emulado por trás de uma camada RPC com Java.

Na verdade eu gostaria de ver um mercado de tecnologia mobile mais barata, num vou nem comenter os produtos da Apple que tem uma bela casca, e que casca cara, já os aparelhos Android são muito bons, assim como os aparelhos da Nokia mais ainda muito caros.

Eu particularmente não pretendo comprar um aparelho por R$ 1K ou 2K.

Paul (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 11:47 pm

Eu adoro os aparelhos da Nokia. Tenho um 5530, e a terceira atualização fez tudo que eu precisava com o celular. Ponto.

Mas o fato é que desenvolver pra Symbian é um inferno de complicado. Enquanto isso, pra Android, é o Java modificado da Google (queiram ou não é mais simples do que o C++ do Symbian), funciona muito bem no com o plugin pra Eclipse da Google, o layout é em um xml fácil da vida, e ainda roda num emulador perfeitamente.

Isso é que é o diferencial.

Rodrigo Carvalho em 20/07/2010 às 8:12 am

Este negócio que “Nokia é imbatível” também é um pouco mito… Tenho um HTC com Android fiquei impressionado (ainda estou, na verdade) com a qualidade do hardware deles. Mesmo a Motorola, tão historicamente criticada, melhorou bastante e conheço vários proprietários de Milestone muito satisfeitos.

Sobre o N900, acho que a Nokia nunca fez uma burrada tão grande… Se eles estão testando o Meego no N900 e falam para os 4 cantos do mundo que o Meego vai rodar no N900, porque eles não suportam logo?! Esta declaração só serviu para vender ainda menos N900, que já saiu de fábrica com um grande defeito de projeto: tela touch resistivo…

Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:41 am

@paul tente usar Python S60 muito simples e muito facil, roda no emulador e tudo.

Lewis (usuário não registrado) em 21/07/2010 às 11:19 am

O design do N900 não ajuda, ele veio muito “gordão”, hoje já ta defasado. Deveria ter saido um ao mesmo tempo sem teclado físico.

Um erro de estratégia da Nokia é essa de manter o Symbian 2 e investir no 3 e no Maemo/Meego ao mesmo tempo.

Eles não vão usar nem iOS nem Android, então precisam aumentar muito o número de aparelhos vendidos para tornar o Meego atrativo para Desenvolvedores, apesar desse ser um GNU com dezenas de milhares de aplicativos já testados e usados pela comunidade.