Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques cibernéticos, diz pesquisa

Dentre os diretores de segurança da informação brasileiros ouvidos na pesquisa, quase 80% revelaram sofrer ataques recorrentes de negação de serviço (nenhum outro país apresentou percentual tão elevado), e mais de 60% acreditam que o Brasil sofrerá nos próximos dois anos um ataque cibernético que afetará seriamente algum de seus serviços essenciais, como fornecimento de energia.

Trecho do G1:

Em uma comparação feita entre 14 países, um estudo colocou o Brasil como o país que menos atualiza seus programas de defesa contra hackers e o que mais sofre chamados ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) – aqueles em que invasores sobrecarregam um sistema para tirá-lo do ar.

O relatório No Fogo Cruzado: As infra-estruturas essenciais na era da guerra cibernética foi produzido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), em parceria com a fabricante de antivírus para computador McAfee.

Os pesquisadores entrevistaram 600 diretores de segurança da informação de 14 países, incluindo entre outros Estados Unidos, China, Grã-Bretanha, Índia e Rússia.

Os consultados atuam em empresas de setores financeiro, energético, de recursos naturais, telecomunicações, transportes, químico, alimentício e de serviços públicos.(…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    lauro (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 8:10 am

    Fud para aprovar o bbb do azeredo….

    Smaug (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 9:52 am

    Medo, medo, medo!!!
    Grana, grana, grana!!!

    falaserio (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 9:56 am

    A lei do azerdo não funciona fora do brasil. O brasil é vulnerável sofrendo ataque, não sendo a origem do ataque. Aliás, pelo menos nisso a tecnologia chingling é oriignal. E não é um pedaço de papel que vai servir de firewall pra proteger o brasil.

    LKRaider (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 4:55 pm

    O próximo passo é passar uma lei dizendo que é proibido ter o sistema invadido por hackers. Aí resolve tudo.

    Henrique (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 12:13 am

    Motivo numero 1 para o Brasil ser o país mais vulnerável: Software pirata

    Brasileiro usa Windows XP desatualizado, Internet Explorer 6, e baixa tudo quanto é crack na net, junto dos seus vírus e trojans. Some a isso um monte de adolescentes com internet e muito tempo livre. Dá nisso aqui.

    Philippe (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 12:22 am

    henrique, isso é fato: XP pirata – atualizacoes + IE6 = virus so por ligar o PC!

    custa acreditar que falem “medo, medo pra vender” quando fala em serviços criticos como energia eletrica.

    beto (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 7:14 am

    O relatório No Fogo Cruzado: As infra-estruturas essenciais na era da guerra cibernética foi produzido pelo Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS, na sigla em inglês), em parceria com a fabricante de antivírus para computador McAfee.

    …em parceria com fabricante de anti-vírus…
    …em parceria com fabricante de anti-vírus…
    …em parceria com fabricante de anti-vírus…

    …………………………………………..

    O relatório remete ao caso do apagão elétrico no Brasil no ano passado. “Em novembro de 2009, houve reportagens na mídia dos Estados Unidos dizendo que duas interrupções no fornecimento de energia no Brasil em 2005 e 2007 haviam sido causadas por hackers, talvez como parte de um esquema de extorsão”, cita o texto.

    Dias depois da publicação dessas notícias, 18 estados brasileiros ficaram sem energia. Uma das hipóteses para explicar o incidente foi um ataque de hackers que teria desligado a usina de Itaipu.

    A política de Tecnologia da Informação (TI) da Itaipu prioriza a adesão ao software livre, uma opção consolidada com a criação do Laboratório de Software Livre e do Guia Livre.

    http://www.itaipu.gov.br/index.php?q=node/102&foto=software_livre.jpg

    ……………………………………………

    Em abril do ano passado, a companhia Telefonica também citou uma invasão de seus sistemas como justificativa para os graves problemas que seu serviço de internet rápida vinha apresentando no Brasil.

    Programador indiciado por invasão ao site da Telefônica nega ser ladrão de dados

    Questionado pela reportagem se tentou informar a Telefônica a respeito da falha antes da divulgação à imprensa, K-Max diz que “não sabia como entrar em contato com a companhia”.

    “Eu, notando o tamanho da irresponsabilidade e da negligência da Telefônica em relação a uma falha daquelas, comecei a divulgar no [serviço de microblogs] Twitter. Criei um sitezinho com script [programação que executa uma sequência de comandos e tarefas], aonde era possível comprovar a existência dessa falha”, explica. “Se você colocasse o próprio nome ou o nome de um amigo, viria parcialmente os dados pessoais do seu amigo”.

    ….

    Ele arremata sua defesa com um questionamento: “Qualquer pessoa que pega a reportagem [na qual anunciou a falha], percebe que a minha intenção era ajudar. Vale pensar em qual era a intenção. Se quisesse roubar os dados, eu iria avisar um jornalista? Isso desmonta a tese da Telefônica de que quis prejudicar. Não fui descoberto: eu avisei à imprensa.”

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u612502.shtml

    ……………………………………………………..

    …e agora José?…

Este post é antigo (2010-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.