Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:30 am

14º Lugar no Distrowatch. Me pergunto qual será o atual público do Slackware. A distro se focou no KDE, continua a mesma de sempre, não possui resolução de dependências, enfim, quem é o “usuário típico” do Slack, e será que tudo isso está afastando o publico dessa tradicional distribuição ???

Fellype (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:38 am

Se a versão 13.1 sair no final de junho, teremos um intervalo de 10 meses entre ela e a 13.0. É um tempo adequado, na minha opinião.
Só espero que não lancem o KDE 4.5 neste período…

Allan (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:44 am

Acredito que posições não determinam o grau de importância e publico alvo de uma distribuição. Slackware é a distribuição mais antiga em “funcionamento”, as pessoas que utilizam o Slackware seguem fervorosamente a filosofia Kiss (Keep It Simple, Stupid) e quem usa esse tipo de distro não quer saber de resolução de dependências (Apesar de ter o Slapp-get e outras ferramentas), pois o foco do Slackware não é o nicho de usuário iniciantes e sim pessoas e/ou profissionais que procuram uma distro simples e que siga o Kiss… Não troco meu Slackware por nada desse mundo, compilado e escovando o sistema mata a grito! rsrsrsrs

Darkstarfire (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:55 am

Já tenho o que fazer neste final de semana..

Marcelo Ulianov…
resolução de dependências ajuda muito, mas não é tudo na vida.

E além do mais se até hoje esta Distro se mantém ativa, acredito que seja por existir alguem que use-a, você querendo ou não.

Fellype (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 11:56 am

Se vc quer uma distro “Slack-like” com resolução de dependências, use o Arch Linux.
Uso o Slack pq acostumei com ele, principalmente pela estabilidade do sistema como um todo. Já usei várias distros e posso dizer que, para o meu perfil de uso, o Slackware é a melhor opção. Não digo que o sistema seja perfeito, mas não tive nenhuma dor de cabeça com ele até hoje.

shyko (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 12:01 pm

@Marcelo Ulianov – concordo com o Allan. “14º Lugar no Distrowatch” não quer dizer muita coisa. O “usuário típico” do Slackware é alguém que gosta de ver as coisas funcionando de maneira simples ao seu jeito, tendo pleno controle sobre as coisas, mesmo que isto implique em um pouco mais de trabalho.

É claro que a consequência disto é a queda de popularidade. Mas, distros mais conservadoras, como o Slackware, sempre vão continuar tendo seu espaço.

@Fellype – o KDE 4.5 vai ser lançado em 4 de agosto. Acho que até lá já teremos o Slackware 13.1 versão final. :)

BSD User (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 12:24 pm

Uma coisa é certa, se existe alguém “que gosta de ver as coisas funcionando de maneira simples ao seu jeito” esse sim iria usar algum BSD.

MDK (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:11 pm

Pra que trocar meu slackware por uma distro cheia de firulas? As pessoas ainda se espantam quando falo que inicio no init 3…

Viva!!!

Shikasta (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:46 pm

OK, mas se um dia o Slackware acabar (toc, toc, toc), qual passa a ser a distro mais antiga em circulação?

Alguém já teve a curiosidade de pesquisar?

Darkstarfire (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 1:55 pm

Acho que Debian ou SUSE ???

moreno (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:07 pm

@bsd user, concordo com vc, em genero, numero e grau. rs

Riser (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:08 pm

@Shikasta

Talvez Debian?

Allan (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:10 pm

@shyko

4 de Agosto? Nossa, ficara o bixo essa versao!

@Shikasta

Boa pergunta, acho que deve ser o Debian… acho

Acho dificil ela sair do cenario mas como nenhum projeto eh eterno, caso um dia acabe eu fico com Arch Linux como distro Default.

Abs Linux-users

Riser (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 2:13 pm

@BSD User

Não é por nada não, tenho o FreeBSD instalado aqui e não é lá essas coisas não, nada tão difícil nem tão excitante… acho o FreeBSD bem parecido com o Arch(no quesito usabilidade), no final das contas. :)

E em desempenho… ih, igualzinho.

Norton (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 3:13 pm

Vida longa ao Slackware !!!!!!!!!!!!

Pedro (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 4:40 pm

Não uso o Slackware porque não tem o Gnome com suporte oficial(não gosto muito de usar as versões de gnome feitas por outras pessoas) mas eu tenho uma espécie de afeto pelo Slack pois a me parece uma distro simpática e eu gosto da filosofia :D Espero que o Slackware 13.1 venha com uma versão melhor do KDE aí talvez eu volte a usar

Anderson (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 4:45 pm

@Shikasta

É o Debian e depois o Suse (que por mas estranho que parece deriva do Slackware)
Vide: http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/gldt1005.png

Vida Longa ao Slackware.

sombriks em 7/05/2010 às 5:05 pm

Excelente!

provavelmente eu vá trocar o 13 pelo 13.1 no período das minhas férias, bem como se aventurar com o http://gnomeslackbuild.org/

:D

Moisés (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 5:35 pm

O motivo de eu ter abandonado o Slackware, foi quando resolvi mudar para x64, porque no http://www.Slacky.eu só existem pacotes para i386, e eu não queria ficar baixando os SlackBuild de todos os pacotes que eu queria, e ficar compilando….
Então optei pelo Archlinux

ps: A não ser que existe alguma forma de fazer isso instantaneo como o yaourt do Arch !

klein (usuário não registrado) em 7/05/2010 às 8:56 pm

@Moisés

usa sbopkg oras… baixa e compila tudo que tem no slackbuilds.org facin facin…

Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:21 am

Novos usuários. Se não conquistarem novos usuários, a tendência é cair cada vez mais. O que o Slack está trazendo de novo a cada versão, fora as atualizações do KDE ? O que existe para atrair usuários ? Acho isso fundamental. Resolução de dependencias não é importante ? Ok, esse é o estilo do Slack, o modo KISS de se fazer as coisas, mas tem que ter alguma coisa que chame a atenção, fora a dificuldade….

tenchi em 8/05/2010 às 8:23 am

Eu usei o Slackware por uns 4 anos mas hoje, por pressões do meu notebook, estou usando o Ubuntu.

IMHO o Slack é – e foi para mim – aquela distro para quem não quer ter a surpresa, aṕos uma atualização, por exemplo, de ver o sistema não mais funcionando ou de algo ter dado errado e não saber a mínima ideia do porque.

Gosto muito do Slackware, mesmo não o utilizando atualmente.

boi (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:51 am

Slackware, é feito para usuários avançados, e os servidores agradecem por ela não ser uma distro popular instável e que fica tudo bugada depois de atualizar.

Ou seja, se você tiver fazendo comparações do slackware para desktop acho melhor parar e usar uma distro que realmente se preocupa com isso como ubuntu, opensuse, mandriva, etc.. Mas se quer seu servidor turbinado sem dor de cabeça com hardwares fechados e de peso, usa Slackware.

Riser (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 10:59 am

@boi

É só usar Debian Lenny com Backports, sem surpresas nem nada. :)

Luiz Marins (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 8:24 pm

Concordo com o BOI,

Cada distro tem sua finalidade, e o foco do Slackware não é o usuário final, e a quantidade de administradores que o usam são suficientes para mante-lo vivo por muitos anos.

Sobre as dependencias, é possivel usar o slapt-get, que ainda não vem instalado, mas funciona bem.

Luis Henrique (usuário não registrado) em 8/05/2010 às 11:17 pm

Que nada, gente boa.

O Slackware está mais ‘user-friendly’ do que nunca. Especialmente a partir do 13.0, que vem com o X que dispensa o xorg.conf – na última instalação que fiz num notebook Dell só precisei configurar manualmente os ‘pormenores’ (bashrc, rc.local, etc), o bicho reconheceu todo o hardware e a configuração da rede é muito simples com o wicd, que vem no repositório ‘extra’.

Acredito que a ‘má’ posição no distrowatch é mais em função de todas as distros mais ‘bonitinhas’ (Ubuntu, Mint…) que surgiram e deram a fama de ‘difícil’ ao Slackware do que pela dificuldade do mesmo hoje em dia.

E slapt-get pra mim é passado. O sbopkg é bem melhor, é uma interface simples (script bash com menus) para o repositório do slackbuilds.org, com ele é muito fácil compilar, instalar e registrar as dependências dos programas.