Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bahia: Abertas inscrições para a Universidade Pirata

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Universidade Pirata é um projeto do Pontão de Cultura Digital juntaDados, sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus Lauro de Freitas (PULSAI). São oferecidos cursos, discussões, oficinas sobre ferramentas de compartilhamento, direito autoral, redes sociais, tecnologias para produção audiovisual, linguagens de programação, metareciclagem e internet. Nosso objetivo é fomentar o uso de tecnologias livres (software e hardware livre) e promover discussões sobre democratização da comunicação, apropriação tecnológica, conservação ambiental dentro de um espaço autônomo na Universidade, estabelecendo assim um contato com diversos grupos de pesquisa.

A “Universidade Pirata” vem de um esforço para demonstrar que o termo pirata não indica cibercriminalidade, e sim o grupo de pessoas que busca meios reparar as restrições ao mercado cultural, intelectual e de informação. Os cursos são presenciais em Salvador, mas estamos desenvolvendo os módulos a distância, as inscrições valem para as oficinas e cursos a distância também. As vagas se destinam a pessoas sem vínculo com a universidade mas alunos da UNEB podem se inscrever e concorrer as vagas residuais. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de abril” [referência: juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joao do Serrote (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 4:26 pm

    Pirataria nao tem nada a ver com isso ai..

    devia se chamar universidade livre.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 5:14 pm

    Concordo com o colega de cima, não gosto quando misturam liberdade com pirataria, isso só serve pra colocar quem defende a pirataria (que é um crime e ponto final) no mesmo bolo de quem defende a cultura livre, que é uma iniciativa séria e louvável. Infelizmente a própria universidade comete esse equívoco (talvez pra atrair mais alunos que acham legal serem “piratas”?)

    Gimpo (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 5:29 pm

    Tive a mesma impressão sobre o ‘equívoco’.

    Smaug (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 5:53 pm

    Lamentável isso aí. Imagine o cara pedindo emprego pro chefe de pessoal da empresa e dizendo que tem diploma da Universidade Pirata. Não dá, não dá!

    Lucas (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 6:40 pm

    Péssima idéia de nome.
    O termo pirataria é usado muito amplamente pela mídia:
    - Se você faz compartilhamento ilegal de arquivos, você é um pirata (faz pirataria).
    - Se você é um cracker que causador de danos, você é um pirata (faz pirataria).
    - Se você falsifica produtos (remédios, calçados, brinquedos, etc), você é um pirata (faz pirataria).

    Ou seja, aparentemente, falsificar produtos e baixar mp3 pra esse pessoal tem o mesmo peso.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 29/03/2010 às 10:06 pm

    Concordo com todos vocês, hoje em dia a galera tá confundindo muito sobre liberdade de conhecimento e pirataria. Também acredito que o termo mais apropriado seria universidade livre!

    Talvez este nome tenha sido influenciado pelo partido pirata, apenas um talvez…

    Renato (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 7:29 am

    O TCC será sobre o eMule. Brasil, formando piratas e copiadores digitais.

    Alexandre (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 8:16 am

    No Brasil já tem políticos fazendo coisas erradas, ladrões que possuem mordomias nas prisões, praticamente qualquer lei ou multa pode ser encaminhado recurso.

    E agora uma “universidade pirata”?

    onde isso vai parar?

    cardoso (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 8:24 am

    **FACEPALM**

    O próximo será o quê? Um curso de criminalistica chamado “Universidade do tráfico”?

    Raphael Campos (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 8:41 am

    Acho que os colegas de cima estão precisando desligar um pouco a televisão e buscar um pouco mais de informação na internet.
    O termo “pirataria” não tem nenhuma ligação direta com crime. Para escravos de galeões das grandes potências marítimas, um ataque pirata significava a liberdade.
    Hoje, ser pirata não é sinônimo de roubo. Ser um pirata é ter interesse pela liberdade, disposição para buscar alternativas, acreditar que é possível utilizar o software em favor dos usuários. Ser pirata é compartilhar e difundir a arte e o conhecimento, e acreditar em uma política que incentive a lucidez.

    “(…)O mesmo que você, fazendo-se de senhor das terras; mas, porque meu navio é pequeno, sou chamado de ladrão; e você, que comanda uma grande frota, é chamado de imperador.”

    Harry (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:01 am

    Aff… Os legalistas já começaram a comparar pirataria com tráfico… Daqui à pouco vão comparar o fato de eu compartilhar arquivos que acho interessantes com um genocídio…

    Víctor (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:20 am

    @Raphael Campos

    Diga isto aos Americanos e Europeus sobre os piratas somalis.

    sr Óbvio (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:29 am

    Seguindo esta “lógica” ( sarcasmo ), vai mais algumas sugestões para nomes:
    pedofilia, crime, prostituição, sexo, etc.. etc..
    Os palhaços tomaram conta do circo.

    PS.: O botão de moderação é aí embaixo ;)

    Erlen (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:42 am

    Não existe nenhuma conotação ou denotação na palavra pirata que seja positiva segundo Houaiss. De fato o termo pirata não indica cibercriminalidade e sim, criminalidade. Acho que estão querendo mudar a significado de uma palavra que só tem sentidos negativos. Se o objetivo é a difusão do conhecimento livre e gratuito, do qual sou favorável, existem tantas palavras em nossa rica língua que poderiam ser usadas…. mas pirata? Se para os escravos um ataque pirata significava liberdade era porque os piratas não tinham interesse neles. Ou seja, pirataria não é sinônimo de liberdade, a não ser que você se sinta um escravo. E para se ter liberdade é preciso ler, estudar e exercitar o espírito crítico. Há tantas obras excelentes e gratuitas para esse fim nas bibliotecas e na própria internet. Trocar TV por internet não resolve se a cabeça é a mesma… Recomendo ao Raphael Campos e a outros que pensam o mesmo um pouco mais de cultura… apenas para aumentar a lucidez.

    elias (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:08 am

    erlen, e que tal o significado da mpaa? jack sparrow é cool!

    esse parece ser o significado da riaa tb: os piratas que elas processam viram martires no imaginario do internauta jovem, e nao os criminosos inescrupulosos que elas prefeririam =)

    Erlen (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:18 am

    Nesse espaço não estou fazendo juízo de valor sobre MPAA, RIAA, ECAD, ABPD, OSI, FSF ou qualquer outra. A questão aqui está relacionada ao uso da palavra “pirata” para o nome de uma universidade que se propõe à democratização do conhecimento. O palavra “pirata” é a mais adequada? É possível pensar num nome que realmente signifique democratização para TODOS que a leiam? A palavra “universidade” não parece meio antagônica em relação à “pirata”?

    … mas se nem sabemos fazer uso apropriado do português que está aí para todos gratuitamente, como é possível falar em universidade, universalidade, universalismo? Curioso, não?

    Sei lá… cada um pode fazer sua reflexão. ;)

    Nicuri (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:18 am

    Onde eu nasci, piratas eram pessoas que bebiam conhaque e rum o dia todo e só pensavam em ganhar dinheiro…. ah, hj é assim tb!

    elias (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:27 am

    erlen, voce nao esta fazendo juizo de valor, mas os fundadores da universidade pirata estao.

    nao sei se a palavra pirata eh a mais adequada. isso depende dos objetivos dos fundadores da tal universidade =)

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:57 am

    Como a comunidade de software livre é heterogênea.

    Henrique (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 1:09 pm

    Rum, rum, rum…. Uma garrafa de rum!

    Da pra levar a serio algo chamado “Universidade Pirata”? Me faz lembrar do “Hacker Teen”.

    Ricardo Pereira (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 1:33 pm

    @Rafael Campos.
    Assim como 11 de setembro foi terrorismo para o mundo e um ataque de guerra bem sucedido para o Osama. Isso só para citar um ato que todo o mundo condena. Existem todos aqueles feitos do tio sam que são tidos como gloriosos pelo mundo e atentados terrorista por aqueles que sofrem o ataque.
    Assim como escravidão é errado também a pirataria.

    O nome realmente foi mal escolhido, mas concordo com o @Igor Cavalcanti que isso deve ter alguma influência do partido pirata.

Este post é antigo (2010-03-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.