Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Shotwell – uma análise breve e ranzinza

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Como coberto pelo Br-Linux, o Shotwell entrará no lugar do F-Spot no Ubuntu 10.10. Mas quais são as novidades deste novo aplicativo? o LWN.net fez um artigo “ranzinza” sobre o programa, e Roberto Bech o traduziu:

“Eu mexo bastante com edição de imagens, preparando fotos de conferências para artigos ou de crianças para seus avós. Nos últimos anos, o xv deixou de ser uma opção tão boa: ele fazia bem muitas coisas que outros programas ainda não tinham sacado como fazer, mas ele é velho, está morto, não é livre de verdade e não é mais mantido por ninguém. Agora eu faço boa parte desse trabalho com o gthumb. Infelizmente, já há algum tempo o gthumb está quebrado no rawhide (falha ao abrir o programa), e eu tive que achar uma alternativa. Nesse contexto, o Shotwell, um aplicativo relativamente novo, chamou a minha atenção. Dizem que o Shotwell vai substituir o F-Spot como gerenciador de fotos padrão no Ubuntu 10.10, então me pareceu que valia uma espiada. Por Jonathan Corbet”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 9:15 am

    Eu fico P*TO com isso. P*TO.
    Quanto é que o pessoal que desenvolve para linux vão tomar vergonha na cara e criar uma identidade visual própria?
    É tão difícil assim ser inédito? Tem que copiar sempre?
    Eu já não gostava do fato do KDE ser uma cópia do Windows e o Gnome do Mac. O KDE surgiu para ser parecido com o windows, e mesmo o 4 tem o caminhão de “semelhanças”. O gnome não precisa falar nada, é quase que pirataria de tão igual que é!
    O Amarok foi feito “inspirado” no iTunes, e até a loja do Ubuntu é “semelhante” a da Apple.

    Agora, esse ShotWell, bom, está ai para vocês verem(http://www.blog.wareseeker.com/wp-content/uploads/2009/11/iphoto08.jpeg) o iPhoto da Apple, parte da Suite iLife. Mas lógico, o produto da Apple é bem mais bem acabado.

    Poxa, se quer ser Apple, pare com essa de imitar. Compre Apple.

    Eu já fico puto que esses temas que tentam imitar o Windows 7 e o Mac e que estão disponíveis a quilos na internet. E agora copiar nos softwares também…. isso é uma p*ta falta de sacanagem!

    Linux não vai ter identidade visual NUNCA desssa forma. Ou é cópia da Apple, ou da Microsoft. Tem que mudar isso. E rápido. Alias, já passou da hora.

    E ainda reclamanda da Apple por aqui… tsc, tsc, tsc.

    luiz (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 11:11 am

    Tiago,

    Boas idéias tem que ser copiadas sim. A Microsoft copia a Apple a muito mais tempo e a Apple cansou de roubar tecnologia dos outros.

    Como diz o ditado popular: Nada se cria tudo se copia.

    E na minha opinião o Linux tem uma identidade sim, a identidade de não ter uma identidade, não ter uma cara nem um formato, o Linux é aquilo que você quer que ele seje.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 11:41 am

    @Luiz

    Pelo amor de Deus, isso que você falou é besteira. A Microsoft copia coisas da apple, mas ainda tenta disfarçar um pouco. Sim, quem usa Apple descobre várias semelhanças (para mim, a maior é Explorer do Windows, a barra de tarefas nem tanto).

    Mas o problema é que não estão se contentando em copiar boas idéias, copiam tudo. A boa idéia, a interface gráfica, a forma de funcionamento, tudo. E eu acho isso muito errado. Copiem a idéia, mas não faça um produto xing-ling.

    E falta de identidade não é caracteristica boa. É uma péssima característica. Você pode ter a liberdade, mas tenha CRIATIVIDADE.

    Sabe, esse é um dos motivos que o Ubuntu NUNCA vai superar o Mac. Sem criatividade, nunca supera o Mac.

    Olha, eu defendo a seguinte tese: o linux nunca vai um desktop de pleno uso porque nunca sai novidade para linux. Se exetuar as ferramentas de administração de sistemas, ir para desktop mesmo, onde está a grande base de usuário de computador, o que tem de novidade no linux? Nada. É tudo copiado. Copia o Finder, copia o Explores do Windows, copia o iTunes, copia a iTunes Store, copia o iPhoto, copia tudo.
    Quando aparece alguma coisa um pouco diferente, é disponível em todas as plataformas, ou seja, não é coisa de linux. Um exemplo é o VLC, meu player preferido nos 3 sistemas que eu uso.
    Agora, o que que o linux trouxe para o usuário, em termos de usabilidade, inovação? Nada. Não, lembro dos multiplos desktops, mas vou pesquisar se isso nasceu no linux, ou se o linux herdou.
    Para usuário não tem novidade.
    Ai depois vem um monte de usuários linux metendo pau na Apple e na Microsoft.
    Temos uma briga legal ultimamente que ilustra bem isso: iPad. A Apple fez tudo primeiro. Interface, usabilidade, tamanho, tudo. Ai vem um monte de “nerdizinhos revoltados” xingando o produto da Apple, mas querem usar um tablet com Android e possui: as mesmas medidas, as mesma soluções de inteface os mesmos tudos. Ai como chineses fazem com celulares, colocam uns mimos a mais. E o que se tem? Um iPad genérico.
    Isso é o resultado de cópias!
    Quais são os dois principais desktops linux? O genérico do windows KDE e a pirataria do Finder Gnome!

    Se isso para você é uma boa característica, para mim não é não.

    E sempre que eu faço um trabalho, eu evito ao máximo copiar. Se você olhar os meus computadores, verá que o meu linux não tem tema de Mac ou Windows.

    Não é questão de gosto, é falta de identidade mesmo. Isso não é bom!

    Concordo com o Luiz e completo que no mundo Linux/software livre nem tudo é imitado e tem muita inovação imitada pelo mundo proprietário também.

    Mas voltando ao artigo, eu também não gosto deste conceito de importação de fotos… Não uso o F-Spot por este motivo, nem vou utilizar o Shotwell. O gthumb trabalhava bem melhor.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 11:52 am

    Achei, os populares desktops multiplos não foi criado no linux.
    Está ai: http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_desktop.

    Tiago (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 11:54 am

    Pois é, quanto ao artigo, no iPhoto, você pode importar ou não as fotos.

    Se importar, você tem alguns recursos a mais disponíveis.

    E eu vou morrer sendo contra essa de ficar copiando.

    E identidade não é algema. Assim como padronização não jaula.

    Harry (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 2:01 pm

    Também sou à favor de maior diversidade de gerenciadores de janela. Alguém se interessa em criar um gerenciador de janelas tão completo como GNOME ou KDE baseado no Window Maker? Talvez ficasse interessante.

    luiz (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 2:09 pm

    Tiago,

    “[...] Se você olhar os meus computadores, verá que o meu linux não tem tema de Mac ou Windows”. é justamente esse o ponto, o linux tem cara de Mac se você quiser, se eu tenho um mac e gosto do visual do windows xp, ai como faz?

    E em relação ao iPad, ninguem está copiando o iPad, eles estão copiando o Kindle (:

    Como eu disse: Nada (nada mesmo) se cria tudo se copia – ou se transforma, como preferir.

    Neriberto (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 6:24 pm

    vou falar do shotwell e bem direto, não gostei, importei algumas fotos aqui no meu ubuntu 10.04, e ele separa por datas, fui em um data em especifica, e galera entrou em loop, ficava recarregando todas as fotos daquela data. sem contar que não conseguiu importar minhas fotos em RAW. o que eu vou fazer? apt-get purge shotwell

    E espero que melhore muito o lançamento do Ubuntu 10.10. O f-spot também não me agrada tanto, mas trabalha com RAW e até então não tem um bug tão grotesco.

    Quanto aos gerenciadores de Janela uso o Gnome mas curto o enlightenment também.

    @Tiago, o desktop do seu Linux se parece com o que? Se vc usar linha de comando será cópia do Unix. Se usar WindowMaker será cópia do NextStep. Se usar Enlightenment será cópia do Mac. Se usar Fluxbox será cópia de não sei lá o que…

    Colega, inovar é legal, mas só pq cria-se algo que não é novo não significa que seja cópia descarada e pronto.

    O KDE4 é 500 vezes mais personalizável que o Windows. Eu mesmo uso aqui no KDE a barra de tarefas do WIndows 7. Porque quero ter um windows 7? Não, todos meus colegas instalaram o 7, mas eu simplesmente não preciso disso. Eu só achei a barra do 7 uma ideia muito boa, e se o KDE tem, pq não usar?

    O efeito do kwin que mais gosto é o expose. Cópia do Mac. Quero ter um Mac? Não. Mas o efeito é extremamente útil para visualizar todas as janelas do desktop.

    Widgets na área de tranalho? EU não uso nenhum, minha área de tranalho é limpa, sem icones nem nada. Copiei do Fluxbox!

    GNOME cópia do Mac? Onde? Se vc ir no site do GNOME e olhar as capturas de tela não verá nada de Mac lá. Tem distro que quer deixar o GNOME com cara de Mac. Problema deles. O GNOME é bastante personalizável, mas ainda menos que o KDE. Mas mais que o Windows ou Mac.

    @Tiago, manda aí um link com uma captura de tela do seu desktop.

    PS: o Windows 7 é a maior cópia descarada do Windows Vista e lembra muito o WIndows 98. A MS copiou dela mesma, que empresa má.

    Mas sim, os projetos de software livre precisam de mais pessoas preocupadas com interface.

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 8:24 pm

    Acho que as pessoas entendem errado o conceito do software livre e aberto .

    O software livre nasceu com o objetivo da fazer um ecossistema de software justo e livre.Ele não tem o objetivo de querer competir com interfaces ou fazer exposições de beleza .

    Nós do software livre queremos que as pessoas conheçam e valorizem o software livre .

    Infelizmente , nossa sociedade vive criando padrões de uso.As pessoas se acostumam fácil a adorar um aplicativo somente porque tem algumas features a mais que o outro,mas nunca olha como o aplicativo foi feito moralmente.

    E ai o povo do software livre tem que imitar estas features para conquistar os usuários para pelo menos chamar a atenção de valorizar a liberdade .

    Mas o software livre nunca quis ser o mega criativo e nem o melhor das interfaces .Somos obrigados a copiar as interfaces dos outros enquanto as pessoas não valorizam a liberdade.

    Riser (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 10:56 pm

    Comentário foi pro anti-spam.

    Neriberto (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 7:28 am

    Vou deixar muitos zangados agora, mas não quero contendas :) eu curto o gnome/evolution,… pacas, mas vão me dizer que o visual novo do Office 2010 não tá legal? Se alguêm fez um software bacana e outro não tenta copiar nem mesmo a interface e até mesmo fazer melhor, não haverá concorrência e aí irão dizer que é monopólio, que empresa tal só faz monopólio. Vão me dizer que se o BrOffice tiver um visual melhor, uma interface que aproveite melhor o espaço em tela não será melhor? ou que venha com templates melhores,..
    Pra terminar, se Linus Torvalds não tentasse criar um kernel melhor talvez não teriamos o GNU/Linux, e aí talvez todos estariam usando BSD !??! mas estaríamos discutindo a mesma coisa…ahhh por falar em Apple/Mac e eles não usam kernel BSD, enfim só que conseguiram criar uma interface melhor…aprimorou, tá bom, maravilha que ganha somos nós…

    Riser (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:26 pm

    @Tiago

    O conceito do KDE 4 existia antes to Windows 7 e talvez até antes do Windows Vista, pare de falar besteira.

    Identidade Visual
    internetling.com/2008/12/29/windows-7-the-kde-3-5-wannabe/
    ——-

    Tiago é um MacUser e não se conforma.

Este post é antigo (2010-07-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.