Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apache faz 15 anos

O servidor HTTP Apache completou 15 anos ontem, contados a partir da data em que vários desenvolvedores de patches para o seu antecessor NCSA httpd se reuniram on-line para combinar uma forma melhor de manter este software tão vital para a web (na época o NCSA estava instalado em mais de 90% dos servidores web publicamente acessíveis na Internet).

Isso aconteceu em 1994, quando eu ainda era sysadmin de um servidor gopher (quem lembra de ter acessado servidores “a sério” com este protocolo?) e começava a experimentar com a transição para o http, e lembro de um dia ter migrado do NCSA para o Apache, que já parecia promissor.

A quantidade de patches foi durante muitos anos dada como explicação para o nome do projeto (‘a patchy server‘), mas no novo século surgiu outra explicação, atribuindo o nome a uma homenagem à tribo Apache.

Seja qual for a explicação para o nome, me parece que o projeto Apache cumpriu e superou seu objetivo inicial de substituir o servidor existente por uma alternativa baseada em padrões, em código aberto e extensível. Hoje a web nem se compara com a de 1994 mas o seu servidor web continua firme, ao mesmo tempo em que o caminho está aberto para várias outras alternativas que o excedem em determinados parâmetros. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elias (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 8:23 am

    não seriam 16 anos?

    ale (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 9:21 am

    Sem gopher não tinha ASCII art :)

    jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 9:57 am

    Parabens apache !

    Que saudades daquela época!

    A molecada de hoje simplesmente não faz ideia do que a gente passou, BBS com linhas telefônicas custando preço de carro (de longe as linhas telefônicas eram o maior patrimônio das empresas), Clipper, Arj, trumpet winsock, conectar a internet era um parto e eu tinha que primeiro ir para a BBS e de la saltar para a grande rede que nem era tão grande assim hehe.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 2:05 pm

    só sucesso!!

    niquel (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 7:51 pm

    Parabéns pra você …
    Nessa data querida …
    :)

Este post é antigo (2010-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.