Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ajude a testar o (possível) novo método aberto de seleção de palestras do FISL

Adoção do novo sistema está condicionada à participação de um número suficiente de pessoas nos testes, cujos links você encontra na URL de referência abaixo.

Enviado por Alberto Borges (aborges77Θgmail·com):

“Para o Fórum Internacional Software Livre – Fisl 11, que ocorre de 21 a 24 de julho, em Porto Alegre, a Associação Software Livre (ASL) pretende inovar e envolver o público participante na definição dos conteúdos que serão abordados durante o evento.

Desde segunda-feira (1/3), a Propus empresa contratada pela ASL para o desenvolvimento do sistema de avaliação das palestras e das inscrições liberou um beta-test, baseado no algoritmo do campeonato suiço, para os participantes dos dois últimos FISL. Eles receberam “tokens” que permitem um número limitado de avaliações, junto com as instruções de como proceder.

Todos os anos, um colégio de avaliadores analisa as propostas de palestras encaminhadas para o FISL. Apesar da representatividade desse colégio e o trabalho árduo, os organizadores estão testando este novo método de avaliação e definição. Se os testes derem certo, será utilizado no próximo FISL. Caso contrário, mantém-se o sistema tradicional.

A participação está aberta até o dia 14 de março, ou até o número suficiente de avaliações. “É importante os interessados, em participar do beta-test, entrar no sistema o quanto antes”, informou Pablo Lorenzzoni, da Propus.

URL do beta-test e do FAQ. Respectivamente:

http://verdi.softwarelivre.org/swiss_papers/

http://wiki.softwarelivre.org/PubFisl11/FAQDoBeta-Test” [referência: softwarelivre.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 8:41 am

    Gostei dessa notícia :-)

    Uma maneira “quase” justa de avaliar as palestras… pena que só para quem participou dos últimos fisl, novos não votam. Mas já é um avanço pois dificulta para as panelhinhas que ocorriam nos anos anteriores continuarem a ocorrer (dificulta mas não elimina).

    Parabéns aos organizadores.

    Alberto Borges (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 9:35 am

    @GNU Fanboy,

    Primeiro, não está sendo avaliado nenhuma palestra do FISL11. O que está sendo avaliado é o sistema. Não sei como os organizadores vão fazer, mas acho que os participantes dos FISLs anteriores não têm nada a ver com a avaliação das palestras para o FISL11… acho que as palestras vão ser avaliadas pelos participantes do próprio ano (pelo menos é o mais lógico).

    Segundo, acho que já acabou o beta-test… O BR-Linux está muito atrasado!

    Alberto, o BR-Linux não está muito atrasado não. O teste foi anunciado ontem, e vai até 14 de março, ou até o número suficiente de avaliações. Se já tiver mesmo encerrado, é porque já atingiu o tal número suficiente, e não por decurso de prazo.

    Felipe Mobus (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 2:51 pm

    Esclarecendo:

    1) Trata-se apenas de um teste do sistema e do conceito. Precisávamos de uma massa de palestras e de avaliadores e, para tanto, usamos as palestras propostas para o FISL10 e os participantes do FISL 10.

    2) O número suficiente de avaliações na noite do dia 3 de Março. Considerando que o convite havia sido disparado no dia 2 à tardinha, foi até mais rápido do que esperávamos. Isso demonstra que o público gostou da ideia.

    3) Para o sistema “quente”, se a organização do evento decidir usá-lo, a ideia é convidar os inscritos do FISL11 para avaliação – uma vez que são os principais interessados :)

    erico (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 3:18 pm

    Bem interessante, mas só uma coisa. No Epiphany com gecko quando passo o mouse sobre o tabelão o registro muda a cor de fundo, para amarelo, ironicamente não funcionou no ffox 3.6.

    Desde o último Fisl havia o anúncio que o papers seria atualizado e reformulado em rails.

    No blog da edição 9 havia uma noticia afirmando que seria usado o pentabarf. O mesmo da FOSSDEM, DebConf… essa ideia foi abortada?

    GNU Fanboy (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 4:41 pm

    @Felipe Mobus, agradeço sua comentário esclarecendo, ajudou a entender o tópico sobre quem vota. No entanto, e segundo o item 3 em sua resposta, é preciso está inscrito no FISL11 para ganhar direito a voto?

    Veja bem, eu quero votar para tornar o FISL mais interessante para mim, mas só vou pagar se o FISL atingir o meu interesse. Isto é óbvio e não sou o único a pensar assim.

    Existe alguma forma de abrir a votação para todos que, p.ex., fizerem uma pré-inscrição sem custos?

    [ ]s

    Felipe Mobus (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 5:04 pm

    @erico
    O pentabarf foi avaliado ano passado, de fato, mas lhe faltavam features que são essenciais para o nosso caso de uso.

    @GNU Fanboy
    A organização ainda não decidiu quais serão os critérios de distribuição dos tokens de acesso, e várias possibilidades estão sendo estudadas. O problema de abrirmos “demais” o acesso a avaliação é que alguém mal-intencionado poderia abusar do sistema, e avaliar mais do que a sua “quota”. Enfim, isso está sendo estudado ainda, e vamos tentar ao máximo incluir a comunidade que sempre participou do fórum.

    erico (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 6:01 pm

    vou só deixar duas sugestões, facilitar a construção de temas para melhorar a integração visual com o resto do site do evento, normalmente no fisl, se sai do site e vai para a página gerada com a programação. já vi soluções com mas isso não é bom para acessibilidade.

    O pŕocesso de inclusão de algum evento também é muito estranho, pois após definir-se a unidade de tempo, quando vamos cadastrar um evento precisamos cadastra-lo em cada unidade de tempo. è como se tivessemos determinado que o tempo fosse dividido em 30 min, se um evento estiver programado para durar duas horas, deve-se fazê-lo quatro vezes.

    Acho que nesse caso o padrão de usabilidade das agendas é mais prático que o método até então utilizado, imagino isso no evento do tamanho do fisl….

    Augusto (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 8:51 pm

    Show de bola!!!
    Adorei!
    (mais um) ponto positivo para o FISL

Este post é antigo (2010-03-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.