Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Agora é oficial, Steam chegará ao Linux

Enviado por bruno miranda (brunoΘclancolor·com·br):

“As recentes noticias de que a Valve Software em breve lançará um cliente Linux promete fornecer uma opção para os gamers Linux, a noticia chegou antes do inicio da E3 justamente quando o mundo todo coloca uma maior foco no mercado de jogos eletrônicos Ainda não há detalhes sobre a lista de jogos mas o anuncio deve motivar muitos usuários Linux, com o cliente Steam instalado será possível pagar baixar e instalar jogos e similares, aparentemente o processo de portagem de alguns títulos está em estagio avançado já que o lançamento do cliente está prometido para “meses”. A noticia vem do Linux Journal” [referência: linuxjournal.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Livre1 (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:32 pm

    Muito bom!!!

    Leonardo (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:46 pm

    até que enfim!!

    marcoc2 (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:46 pm

    Até o Cafú gostou, vejam só..

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:47 pm

    Muito boa a notícia. Mas, ainda neste assunto, não sei se já viram mas olha a coincidência de um dos anúncios que combina perfeitamente com a notícia acima: http://twitpic.com/1y84n8

    Nem precisou do Augusto Campos escolher a figura ;)

    Orakio "O Gagá" Rob (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 6:21 pm

    … oficial? Onde? No link do Linux Journal só vi referência aos boatos que já estão correndo faz tempo. Cadê o press-release?

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 7:00 pm

    Para mim, só é oficial quando a Valve disser que é official.

    Pra mim, oficial também será só quando o link pro anúncio estiver constando no site da empresa. Prefiro deixar para comemorar algo sobre isso só quando estiver disponível para download, com suporte oficial e bons jogos.

    Jeremias (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 8:21 pm

    Quando lí quase caí para trás… Seria um grande sonho se tornando realidade, com a id Software lançando seus jogos “Arrasa quarteirões” mais a Valve, dentro de pouco tempo as outras desenvolvedoras também abririam os olhos para nosso querido pinguim…

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 8:48 pm

    Ha ha, o Cafú já está comemorando por antecipação!

    Sucesso, espero que se confirme a notícia!

    Leonardo (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 8:51 pm

    Ohhh myyy gooood, agora sim, finalmente.
    Estava esperando essa notícia a anos hehe, steam nativo pra linux.
    Não vejo a hora de parar de dar boot no pc e ir para windows para jogar meus jogos, que são poucos como Day of Defeat, entre outros, e quem sabe, as empresas não começam a fazer ports dos jogos para linux agora, aumentando assim o público jovem que buscam jogos nos pcs.

    Benjamim (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 9:03 pm

    É sem dúvida uma ótima notícia e pode balançar bastante as coisas no universo linux. Mas uma pergunta interessante foi levantada pelo Phoronix, será que o Linux está pronto para o Steam ? Será que os inúmeros padrões de audio (pulse, alsa, oss, phonon…), atualizações do Xorg e mesmo a baixa performance de alguns drivers não vao causar uma ma impressão do sistema operacional ? Será que as sucetivas quebras de compatibilidade (ex: drivers ATI e Xorg a cada 5meses) não irão tornar o desenvolvimento insanamente trabalhoso ?

    sandrosfc (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 9:42 pm

    Ótima notícia! :) no aguardo…

    GAN0ND0RF (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 9:46 pm

    Desde que lançaram pro mac, fiquei na esperança de lançarem pro linux.

    Tenho vários jogos no steam e acompanhei, com esperança, suas atualizações, que o tornaram compatível com o mac, como o steamplay que permite começar o jogo numa plataforma e continuá-lo em outra é uma ótima notícia, assim como a ideia de se comprar o jogo uma vez e permitir que se jogo em qualquer plataforma, também é ótima.

    Se ao menos os jogos que se tem para o mac forem compatíveis com o linux, já vale o investimento que eu fiz, ao comprar jogos no steam.

    Henrique (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 3:09 am

    Uma coisa é lançarem o Steam p/ Linux. Outra completamente diferente é lançarem os jogos p/ a plataforma.

    Testei o Steam p/ Mac e, tirando o Orange Box, me decepcionei com a quantidade e qualidade dos títulos disponíveis.

    Leonardo (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 10:09 am

    A sim no começo não terá quase nada de jogos, mas quase nada é melhor que nada certo?

    mauro (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 10:39 am

    “Mas uma pergunta interessante foi levantada pelo Phoronix, será que o Linux está pronto para o Steam ? Será que os inúmeros padrões de audio (pulse, alsa, oss, phonon…), atualizações do Xorg e mesmo a baixa performance de alguns drivers não vao causar uma ma impressão do sistema operacional ? Será que as sucetivas quebras de compatibilidade (ex: drivers ATI e Xorg a cada 5meses) não irão tornar o desenvolvimento insanamente trabalhoso ?”

    Agora a pergunta que não quer calar: Os desenvolvedores de jogos que não querem desenvolver para Linux ou os desenvolvedores do Linux não querem que desenvolvem jogos (ou qualquer outra coisa) para Linux?
    Me indigna a tamanha FALTA DE PADRÃO!! Quando isso vai mudar?

    Carlos "Kadu" Eduardo (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 1:01 pm

    Cadê o Press-release? Cadê os links do site da empresa? No mais…é só especulação.

    linuxdev (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 1:47 pm

    Será que os inúmeros padrões de audio (pulse, alsa, oss, phonon…), atualizações do Xorg e mesmo a baixa performance de alguns drivers não vao causar uma ma impressão do sistema operacional ?

    1) Inúmeros padrões de áudio

    Isso é desculpa esfarrapada. Se a pessoa quer fazer um programa portável, vai ter de suportar mais de um padrão de áudio de uma forma ou de outra. A API de áudio de cada SO é diferente: Windows -> DirectSound; MacOSX -> Core Audio, Linux -> ALSA, PulseAudio, OSS; BSD -> OSS; BeOS -> Multimedia Kit.

    Para contornar esse problema é que foram criadas as bibliotecas de áudio ou de multimídia multiplataforma, como gstreamer, phonon (que você sitou como um padrão de áudio, mas na verdade é uma biblioteca multiplataforma), libao, portaudio, e duas das mais usadas em jogos – OpenAL e SDL.

    Escolha uma e use. Qual? A que você estiver mais acostumado.

    Todas vão funcionar da mesma forma, não importa o padrão de áudio que sua distribuição use, desde que ela venha configurada corretamente de fábrica.

    2) Atualizações do Xorg

    Não vejo como isso afeta os jogos diretamente. Isso afeta sim o desenvolvimento de drivers, que precisam ser sempre atualizados para funcionar com a última versão do Xorg.

    O fato de o Xorg quebrar constantemente a ABI em atualizações dificulta sim a manutenção do código de drivers, principalmente drivers proprietários ou mantidos por terceiros (que não o projeto Xorg).

    Porém isso não é um fato que afeta diretamente o desenvolvimento de jogos, e pode ser compensado por um esforço maior da nvidia e de outros fabricantes.

    3) Baixa performance de alguns drivers

    Aí sim tem um problema. Mas paciência, talvez com maior demanda de performance os fabricantes que ainda tem drivers ruins se sintam mais impelidos a melhorar os drivers.

    linuxdev (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 1:48 pm

    s/sitou/citou/ ;argh

    kristiang (usuário não registrado) em 21/06/2010 às 1:13 am

    no dia que isso acontecer, ai gero uma VM da minha instalação Windows, que é usada só para jogos e programas legados, e migro todos os meus jogos para o Steam no Ubuntu. O Win vai ficar só para meia duzias de programas que datam de 10 anos atrás e não tem similar para Linux e não rodam bem no Wine.

    @Benjamim
    >>> foi levantada pelo Phoronix, será que o Linux está pronto para o Steam ?

    A pergunta é: Será que as empresas que desenvolvem drivers de Vídeo para o Linux, poderiam colaborar de forma mais certa, e desenvolver drivers decentes(aka. Out-of-the-box, e que não necessitem gambiarras, ou que ainda os commits sejam feitos no Kernel), ou pelo menos abrir as Specs(a ATI fez isso parcialmente)?

    Não sei que medo todo é esse.O problema é muito mais falta de padrão com o @mauro disse acima..

    José Ricardo (usuário não registrado) em 22/06/2010 às 11:06 am

    Porra Augusto Campos, que título é esse? Fala sério, BR-Linux tá parecendo a Info, cada vez mais sensacionalista e menos útil. Perdi meu tempo vindo aqui pelo meu leitor de RSS, estou removendo o feed do site do meu leitor.

    Seu comentário mais acima também não condiz com o título do seu site. Que coisa, publicando notícias falsas apelativas, fala sério. Esse post não adiciona nada de novo no que já se sabe HÁ MESES.

    José Ricardo, o feed estará à sua disposição caso deseje retornar futuramente. Também não gostei do título escolhido pelo editor do Linux Journal e preservado pelo leitor que fez a indicação, mas como se trata de uma publicação que já tinha anos de estrada antes de eu começar a usar Linux, fiquei (e ainda fico) na expectativa de que eles saibam algo que não contaram.

    Pessoalmente, prefiro aguardar evidências antes de eu mesmo aderir à certeza deles, entretanto.

Este post é antigo (2010-06-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.