Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acompanhando nova saga do reembolso do Windows 7 com a Dell

Ja há 4 casos de sucesso na obtenção do reembolso da Dell pelo sistema operacional indesejado fornecido com seu produto publicados no BR-Linux (veja o mais recente), mas agora os interessados poderão acompanhar passo por passo a via crucis.

Enviado por Tadeu Martins (tadeu1Θgmail·com):

“Há cerca de quatro dias, realizei o meu primeiro contato com a Dell para iniciar o procedimento de reembolso do Windows 7 Home Basic que virá (ou viria) em meu computador. Apesar de tudo estar caminhando a passos largos – hoje no quarto dia já acenaram uma possibilidade de reembolso – seria estranho se não existissem percalços no caminho. Para “documentação” dos passos que realizei, criei o blog nonoperatingsystem.wordpress.com. Talvez, contando com um pouco de sorte, você e eu consigamos um micro devidamente desjanelizado.” [referência: nonoperatingsystem.wordpress.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tsc (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:17 pm

    perda de tempo.

    Perda de tempo nada. Quem foi até o fim, com paciência, conseguiu.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:21 pm

    Qdo comprei o meu na Notebook Century aqui em Floripa perguntei se ele poderia já vir sem o Windows. Economizei 100 mangos assim =)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:24 pm

    Pois é, eu queria um dell studio, mas ele vem com o windows 7 premium, eu não queria pagar por ele, preferiria pegar o dinheiro que pagaria por ele e pagar por uma garantia estendida

    >>> perda de tempo.

    A sua de postar aqui né?

    Acho válido, como o @Igor disse, em não gastar num SO que vc não vai usar, e aplicar em uma garantia estendida.

    Delluser ;) (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:44 pm

    Eu comprei um Dell e veio com Win 7 e na nota fiscal o windows 7 veio com o valor de 200 reais.
    Assim que o note chegou liguei pra lá p/ pedir reembolso.
    Na primeira ligação cheguei num acordo com a dell: recebi 150 reais como um “desconto” no preço do note, sem precisar devolve-lo.
    Como nao tenho tempo (mas gostaria) de correr atras de procon etc e tal, achei a proposta aceitavel.

    Tadeu Martins (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:51 pm

    Olá,

    Sou o autor do blog e gostaria de agradecer pelo apoio do pessoal que comenta aqui, que visitou lá ou que nem visitou, mas pelo menos se solidariza com a causa :)

    A princípio, pretendo pedir o reembolso sim, porque quero que no relatório deles conste que há ao menos um cliente insatisfeito com a “venda casada” do Windows; espero conseguir tanto para conseguir alguns reais a mais no bolso quanto para animar quem quer fazer a mesma coisa a tentar.

    Abraços!

    André Machado (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 3:59 pm

    Em primeiro lugar: alguns computadores da Dell vem sem sistema operacional, como por exemplo esse:

    http://configure.la.dell.com/dellstore/config.aspx?c=br&cs=brbsdt1&l=pt&oc=BV230NBPT&s=bsd

    E não venham me dizer que a configuração é ruim porque dá pra personalizar; Dá pra botar, inclusive, processador quad core e placa de vídeo GeForce.

    Em segundo lugar: De acordo com outros fóruns de informática, o preço das licenças do Windows OEM para o consumidor final é irrisório perto do valor total do micro; Assim, se alguém quiser outro modelo oferecido no site, basta escolher o Windows Starter ou a versão com menos recursos disponível e formatar o micro quando receber.

    @Andre Machado

    Se o consumidor quer o modelo X da Dell e esse modelo vem só com o Windows e este mesmo consumidor não quer o Windows, ele deve sim pedir a maquina sem ele e se ela vier com, deve pedir o re-embolso.

    Venda casada no Brasil é proibida. Não se pode obrigar quem não quer a engolir o Windows.

    E lembre-se, que OEM ou não OEM, se vem na nota fiscal o Windows com o valor de R$ 200,00 é isso que ele custou.

    braun1928 (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 4:33 pm

    Problema na Dell é que modelos N, sem SO instalado, nem sempre têm as mesmas opções de configuração que os modelos “não-N” que vêm com Windows. Aconteceu quando fui pesquisar o meu, que acabei comprando um OptiPlex 740, com XP Pro, porque não existia modelo N da linha que viesse com processador Athlon. Até um tempo depois, enquanto eu pesquisava por lá, as diferenças entre os modelos existiam — hoje, não sei se _ainda_ acontece. Então o reembolso realmente torna-se obrigatório nestes casos.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 6:24 pm

    Uma dica pra quem quer comprar o notebook dell studio, a placa de video é ati e tem muitos usuários linux com problemas sérios com placas de video ati.

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 7:08 pm

    O negócio é que a EULA da Microsoft foi modificada e o reembolso se torna mais difícil, e, ainda por cima, os PCs agora já vem instalados e licenciados de fábrica.

    A MS teve de mudar a EULA por causa dos casos de reembolso. Acho que será difícil, se não vir discriminado exatamente que há reembolso na não aceitação do SOe na nota fiscal referente ao valor do Windows 7.

    Jonathan (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 7:12 pm

    “Uma dica pra quem quer comprar o notebook dell studio, a placa de video é ati e tem muitos usuários linux com problemas sérios com placas de video ati.”

    Isto não é fato ultrapassado não? As placas mais novas da ATI no Linux, de acordo com que vejo no Phoronix, vão muito bem obrigado. Não tem drivers tão bons quanto os da Nvidia (em performance), mas compatibilidade deixou de ser um problema.

    De qualquer forma, acredito que os drivers “genéricos” também se saiam bem.

    @Glenn Hummes

    No Brasil, esta parte da EUALA da MS não vale nada. Se vai contra o CDC, não vale nada no Brasil.

    Flávio Araújo (usuário não registrado) em 24/05/2010 às 9:39 pm

    Eu cai do cavalo e minha prima quer me matar. Convenci-a a comprar um Dell e tals pq ela nao entende nada do assunto. Comprei o note pra ela e 5 dias depois o note começou a desligar sozinho. Ela ligou e disseram: Se quiser a gente devolve a grana, trocar o note jamais. Arrumar tb sem chance.

    Ai gastaram 15 dias pra pegar o note e depois de uma semana que recolheram o note que disseram pra ela que gastaria mais 15 dias pra reembolsar – e sem garantia de comprar um outro note com mesma configuração/preço.

    Ou seja, faz mais de um mes ja que ela ta sem note, e precisando dele pra trabalhar. Depois dessa, nao recomendo a Dell a mais ninguem!!!

    Aline (usuário não registrado) em 25/05/2010 às 12:37 am

    @Igor Cavalcante, eu tenho dado preferência às placas ATI. Adquiri meu HP Pavilion dv4 com Radeon HD 4200 e não tenho do que reclamar. Desde o kernel 2.6.32 tenho DRI2 e KMS.2.6.34 vai vir com gerenciamento de energia. Não chegou num nível ainda que dê para rodar jogos pesados, mas para meu uso (googleearth, nintendo64) é perfeito, mas o melhor de tudo é que eu não sou mais uma dependente de driver de vídeo proprietário. É tudo 100% opensource graças ao trabalho de entre outros, Alex Deutcher o principal desenvolvedor do xf86-video-ati e funcionário da própria AMD/ATI.

    Bremm (usuário não registrado) em 25/05/2010 às 6:40 am

    Conforme mencionado acima (pelo André Luis Pereira dos Santos), não importa a EULA (End User License Agreement ou Acordo de Licença para o Usuário Final, que no sítio da Microsoft está como “do” ao invés de “para o”), pois ele fere a legislação brasileira. A Microsoft pode espernear o quanto quiser, o fabricante idem, e não adianta.

    Eu normalmente compro Dell sem SO, e com SO apenas por exigência do cliente (não trabalho com Windows/Office há 10 anos, não dou suporte e fim, pois tem bastante gente que faz “remoção de vírus por R$20,00″ onde moro).

    Com relação as placas da ATI, quando os módulos estiverem maduros o suficiente para 3D (desempenho similar a NVIDIA), mudo de opinião. Por ora, só adquiro hardware de quem faz bons módulos. Se a ATI fizesse módulos BLOB de boa qualidade como a NVIDIA faz, até Sony Vaio estaria na minha lista de compras.

    Meus parabéns ao Tadeu Martins, por fazer valer seus direitos de consumidor.

    Augusto, sugiro uma etiqueta para as postagens relacionadas a devolução de SO por “venda casada”, até para incentivar o pessoal a solicitar o reembolso. “Venda casada”, quem sabe? :)

    Glauber (usuário não registrado) em 25/05/2010 às 5:25 pm

    O brasileiro tem de exigir o que deseja, em vez de aceitar qualquer as manobras de venda casada.

    Renan (usuário não registrado) em 25/05/2010 às 6:39 pm

    “Se a ATI fizesse módulos BLOB de boa qualidade como a NVIDIA faz, até Sony Vaio estaria na minha lista de compras.”

    Bem… Se a Intel fizesse módulos BLOB tão bons quanto os da NVIDIA eu estava satisfeitíssimo.

    Porque na situação atual, o desempenho dos módulos e drivers abertos da Intel é ridículo, como mostra este post do Phoronix.

    self_liar (usuário não registrado) em 25/05/2010 às 8:22 pm

    Andre Machado

    Independente do quão seja pouco ou muito o preço do windows ,não podemos deixar que a microsoft roube o dinheiro das pessoas e não podemos deixar que ela tenha esse direito de invasão nas escolhas do consumidor.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/05/2010 às 2:50 am

    @Aline que bom que este driver tá andando, embora, apesar disto, eu prefiro placas de video intel, por terem uma especificação aberta ou então as da nvidia mesmo, por terem uma performace e um driver que apesar de fechado, funciona muito bem :)

Este post é antigo (2010-05-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.